/

Cientistas criam “manto da invisibilidade” que faz desaparecer objectos

1

Xiang Zhang group, Berkeley Lab/UC Berkeley

Ilustração 3D do “manto da invisibilidade” que é feito de uma camada ultra-fina de nano antenas.

Uma equipa de cientistas norte-americanos conseguiu criar em laboratório um material que se assemelha ao manto da invisibilidade do Harry Potter e que faz desaparecer objectos.

Esta “pele da invisibilidade” é constituída por um material ultra-fino e flexível que tem a capacidade de envolver um objecto e de fazê-lo desaparecer.

A película de 80 nanómetros de espessura – unidade de medida que é equivalente a um centímetro dividido por 10 milhões de fracções – é feita de blocos de nano antena que são, de forma simplista, antenas ópticas constituídas por pontas de ouro e que conseguem capturar e concentrar a luz.

Essas nano antenas interferem com a dispersão normal das ondas de luz, podendo redireccioná-las e reflecti-las como se fossem um espelho.

Na investigação feita no Departamento de Energia do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos EUA, esse “manto mágico” foi envolvido em torno de um minúsculo e irregular objecto de apenas 36 micro metros quadrados.

Logo que as nano antenas foram activadas, alterando-se a sua polarização, tornaram essa minúscula protuberância invisível.

“Esta é a primeira vez que um objecto 3D de uma forma arbitrária foi camuflado da luz visível”, explica o líder da investigação, Xiang Zhang, citado pelo jornal The Sydney Morning Herald.

Para já, a tecnologia só foi testada à escala microscópica, mas os cientistas acreditam que pode ser recriada, no futuro, em objectos maiores.

“A nossa capa ultra-fina agora parece um casaco. É fácil de desenhar e de implementar e é potencialmente escalável para esconder objectos macroscópicos“, constata Xiang Zhang.

Esta nova tecnologia foi revelada no jornal Science e pode ter aplicações na área militar, nomeadamente para fazer “desaparecer” soldados e veículos ou para esconder espiões. Mas esse cenário está muito longe de acontecer.

No Estado actual da tecnologia, a movimentação estraga o efeito de invisibilidade e o “manto mágico” só funciona numa gama de comprimento de onda de luz limitada.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.