Cientistas criam esperma primitivo a partir de células da pele

Uma equipa de investigadores espanhóis conseguiu criar células germinativas, precursoras de espermatozóides ou óvulos, a partir de células da pele humana.

Cerca de 15% dos casais de todo o mundo são incapazes de ter um filho, e há décadas que a comunidade científica trabalha em alternativas aos actuais métodos de os ajudar: a barriga de aluguer e a adopção.

Entre outros, estudos houve já que instalaram pequenos motores no esperma, para o ajudar a nadar melhor. Um outro estudo produziu espermatozóides a partir de células estaminais de cobaias.

Agora, um grupo de investigadores espanhóis conseguiu um avanço neste campo, utilizando uma técnica para converter células adultas da pele em células estaminais.

Os resultados do estudo, liderado pelo ginecologista Carlos Simón, da Fundación Instituto Valenciano de Infertilidad, de Valência, foram publicados na revista Scientific Reports.

“O que é que se pode fazer, quando uma pessoa que quer ter um filho, não tem gâmetas ou óvulos”, pergunta Carlos Simón.

“É isto que queremos fazer: criar gâmetas para pessoas que não os tenham“, diz Simón à PHYS.org.

Os investigadores usaram uma técnica para reprogramar células da pele humana, inspirada numa técnica criada por Shinya Yamanaka e John Gordon, cientistas agraciados com o Prémio Nobel em 2012.

Depois de as células da pele terem sido revertidas para células estaminais, os cientistas introduziram seis marcadores genéticos, que desencadearam aspectos particulares do desenvolvimento do esperma.

Passado um mês, algumas das células estaminais tinham amadurecido e evoluído para células germinativas.

No entanto, estas células precisavam de amadurecer ainda mais antes de se tornarem esperma plenamente funcional, como os investigadores pretendiam que acontecesse.

Infelizmente, descobriram que isso não era possível em laboratório – é necessário implantar as células germinativas num organismo vivo, para que se transformem plenamente em esperma.

Para já, nada indica que esperma artificial derivado de pele venha a estar disponível em breve.

Além disso, muitos países têm ainda regulamentação que proíbem a criação de embriões artificiais.

É portanto necessário manter alguma prudência quando se trata de manipulação de genes ou de desenvolvimento de embriões artificiais.

Porque neste campo da ciência, em particular, os investigadores sabem que são sempre necessárias validações adicionais da segurança e eficácia de uma técnica, antes que seja amplamente aceite.

“Estamos a falar de um longo processo”, diz Carlos Simón, “estamos apenas a começar”.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só umas “pequenas” correções…
    No texto diz algures: “… não tem gâmetas ou óvulos…”, mas óvulos são gâmetas…
    Embora por incrível que pareça a alguns, nenhuma mulher produz óvulos, mas sim a célula percursora deste… o oócito (ou ovócito) II…
    Outra coisa… ao longo do texto confunde-se muitas vezes esperma com Espermatozoides… Esperma é uma mistura de espermatozoides, líquido seminal e líquido prostático que é libertado na ejaculação… Espermatozoides são gâmetas masculinos…

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …