Cientistas criam esófago humano a partir de células estaminais

Hospital Infantil de Cincinnati

Uma camada de tecido criada a partir das células com dois meses

Um grupo de investigadores do Hospital Infantil de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, criou pela primeira vez um esófago humano em laboratório.

Para entender por completo as doenças do trato digestivo, os cientistas precisam de olhar para todo o sistema, já que os órgãos estão interligados, afetando-se mutuamente. Até então, os investigadores conseguiram criar intestino, estômago, cólon e fígado.

Agora, com a criação do esófago, ficam um passo mais perto de conseguirem criar todo o sistema em laboratório. Fica a faltar a boca, o ânus, o pâncreas e a vesículas biliar.

Os órgão criados a partir de células estaminais do paciente oferecem mais esperança aos cientistas e médicos, para que possam um dia compreender as doenças e mudar o destino de milhares de pessoas que esperam durante anos por um transplantes.

Neste caso específico, o órgão criado em laboratório poder ser uma grande oportunidade para os cientistas estudarem também o cancro do esófago, evitando testes clínicos dolorosos e invasivos.

O esófago humano é um tubo com cerca de 20 centímetros comprimento que interliga a garganta ao estômago. Nesta pesquisa, publicada recentemente na Cell Stem Cell, os cientistas desenvolveram uma versão mais pequena do órgão, com cerca de um décimo de um centímetro.

O ensaio recorreu a células estaminais pluripotentes, conhecias como “células mestras”, já que se conseguem transformar em qualquer tipo de tecido. Os especialistas adicionaram estas células a um gene presente no tecido do esófago para formar o novo e pequeno órgão.

O próximo objetivo dos cientistas passa por identificar projetos que possam colocar o esófago “cultivado” em laboratório para usos terapêuticos.

PARTILHAR

RESPONDER

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D. A universidade revelou …

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …