Cientistas criam caneta laser que “escreve” no ar

2

(h) Hongtuo Joint

Investigadores do Laboratório Hongtuo Joint, de Wuhan, na China, desenvolveram uma caneta laser que “escreve” no ar.

O dispositivo usa rajadas extremamente curtas e poderosas para transformar moléculas em luz, podendo criar qualquer tipo de padrão desejado.

Segundo os cientistas, esse laser é capaz de criar imagens e caracteres fantasmagóricos do nada, ou seja, a tecnologia não precisa de nuvens, paredes sólidas ou poeira como pano de fundo para gerar ilusões de ótica em alta resolução que flutuam no ar.

“Num futuro próximo, essa caneta laser poderá ser utilizada para o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de criar hologramas muito mais realistas do que as soluções apresentadas até agora”, explica o investigador Cao Xiangdong, autor principal do estudo.

O novo dispositivo pode desenhar padrões em qualquer lugar usando pulsos de laser ultracurtos que retiram os eletrões das moléculas de ar, transformando-os em luz que pode ser modelada para formar figuras complexas ou caracteres para compor uma frase completa.

Esses pulsos de laser de alta intensidade são focados em pleno ar para criar uma espécie de plasma — ou gás ionizado — que emite energia em forma de luminosidade. Um scanner 3D também é utilizado para organizar os pixels com precisão milimétrica, permitindo que as imagens em alta definição flutuem.

Numa demonstração feita em laboratório, os cientistas criaram personagens que eram visíveis de qualquer ângulo, como se fossem hologramas que podiam ser “tocados” em todas as dimensões, dando a impressão de que estavam a pairar sobre uma superfície plana.

Segundo os cientistas, este novo método pode ser usado no futuro em áreas como manufatura de alta precisão, em instrumentos médicos para tratamentos à distância, em dispositivos de computação quântica ou para gerar imagens cerebrais ultrarrealistas em 3D.

“Este é apenas o segundo protótipo da nossa caneta laser. Uma versão mais aprimorada contará com um controlo mais preciso para distribuir o pulso luminoso, permitindo a geração de imagens coloridas maiores e mais brilhantes no ar”, encerra Cao Xiangdong.

2 Comments

  1. Já tinha aparecido a versão japonesa há uns anos (que fazia anuncios por cima das ruas). Esta tecnologia já existe há anos (mesmo em Portugal), mas ninguém, no seu perfeito juízo, a usará em público! É proibido pelas normas de segurança já que pode arrancar pedaços de nós se por acaso alguém puser a mão no local (pior se for um olho!).

  2. Jose
    Com a imortalidade a ser usada como vao controlar o aumento de populacao na Terra , se continuam a nascer humanos e deixam de morrer ?
    E como vao alimentar esses imortais todos cujo numero nao vai deixar de crescer

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.