Cientistas conseguiram reverter danos cerebrais de criança que se afogou durante 15 minutos

Investigadores da Universidade de Louisiana e da Universidade de Dakota do Norte, nos EUA, relataram uma reversão inédita de danos cerebrais numa criança depois de esta se ter afogado, graças a uma combinação de terapias de oxigénio.

A criança, cujo coração não bateu por conta própria durante as duas horas seguintes ao afogamento, tinha lesões profundas no cérebro, perda de massa branca e cinzenta, e atrofia cerebral. Depois do incidente, não conseguia falar, andar ou responder a vozes.

Alguns meses depois do acidente, graças a um curso de tratamentos que incluiu oxigenoterapia hiperbárica, os médicos conseguiram reverter significativamente os danos cerebrais através de experiências realizadas na menina.

O acidente aconteceu em fevereiro do ano passado, quando Eden Carlson, uma criança de dois anos, fugiu enquanto a mãe tomava banho, e acabou por cair na piscina da família.

A menina ficou debaixo de água durante 15 minutos antes de ser descoberta. Neste ponto, tinha sofrido uma paragem cardíaca, e os médicos tentaram reanimá-la durante duas horas, no Centro Médico Regional de Washington em Fayetteville, Arkansas.

Depois de receber cuidados intensivos no hospital durante 48 dias, a criança recebeu alta. No entanto, devido à extensão das lesões cerebrais e dos efeitos colaterais físicos, os médicos propuseram um tratamento com terapias de oxigénio numa tentativa de “acordar” o cérebro de Eden.

Oxigenoterapia

A oxigenoterapia hiperbárica funciona através da administração de oxigénio com pressão ambiente superior à pressão atmosférica, através do uso de uma câmara selada e pressurizada. Isso aumenta a quantidade de oxigénio no sangue do paciente, o que pode restaurar níveis normais de gases no sangue e reparar o tecido danificado.

No caso de Eden, não estava ao alcance de uma câmara de terapia de oxigénio hiperbárico, pelo que a equipa de investigadores decidiu fazer um curso de tratamento com oxigénio normobárico, entregue à pressão do nível do mar, 55 dias após o afogamento.

O tratamento, administrado por 45 minutos duas vezes por dia através de uma tubo nasal, ajudou Eden a recuperar um estado alerta e a reduzir contorções involuntárias do seu corpo, dando-lhe um maior movimento dos braços e das mãos. Além disso, a criança recuperou parte da capacidade de comer via oral, de falar e de rir.

Três semanas depois, os investigadores conseguiram mudar Eden e a família para um hospital em New Orleans, onde podia receber mais oxigenoterapia, mas agora numa câmara hiperbárica.

Após apenas 10 sessões, Eden retornou a um estado quase normal, exceto pela função motora. Assim, iniciou também a fisioterapia.

39 sessões hiperbáricas depois, o nível de fala de Eden foi avaliado como maior do que no momento do afogamento, os seus movimentos estavam melhor, demonstrou melhorias em todos os testes de anormalidade neurológica, e apresentou função e cognição motora quase normais.

Na conclusão do tratamento, cerca de 162 dias depois do afogamento, a ressonância magnética revelou que Eden ainda possuía uma leve lesão residual no cérebro, mas tinha conseguido uma reversão quase completa.

De acordo com a equipa envolvida na recuperação de Eden, este tipo de reversão é inédito com qualquer terapia.

Embora seja impossível concluir com certeza qualquer coisa a partir deste caso único, os investigadores acreditam que a aplicação de oxigénio normobárico, seguida da aplicação do mais eficaz oxigénio hiperbárico, pode ser uma boa opção para pacientes com lesões cerebrais.

“Esse tratamento médico de baixo risco pode ter um efeito profundo na recuperação da função em pacientes semelhantes neurologicamente devastados pelo afogamento”, disse Paul Harch, especialista em oxigénio hiperbárico pela Universidade de Louisiana, nos EUA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Apenas 27,2% da população quer tomar a vacina contra a covid-19 assim que for possível

Dados da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), recolhidos em novembro, revelaram que a persiste a desconfiança face à nova vacina contra a covid-19 que chega a Portugal em janeiro, com apenas 27,2% da população …

Covid-19. Portugal com mais 79 mortos e 4.935 novos casos de infeção

Portugal contabiliza esta sexta-feira mais 79 mortos relacionados com a covid-19 e 4.935 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

Confinamento ao fim de semana é pouco eficaz, diz estudo

Um novo estudo avaliou as medidas aplicadas em Portugal contra a covid-19, e chegou à conclusão que o impacto da inibição de circulação entre concelhos não é assim tão eficaz. Pelo contrário, optar pelo ensino …

Ação liderada por Ana Gomes reclama indemnização de 400 milhões à Mastercard

Uma associação de defesa de consumidores liderada por Ana Gomes, candidata à Presidência da República, entregou no Tribunal da Concorrência uma ação popular que visa indemnizar todos os consumidores portugueses por práticas lesivas da Mastercard, …

Prémio para profissionais de saúde. Dias de isolamento e doença também contam para receber compensação

O prémio de desempenho para profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que trabalharam no combate à covid-19 na primeira vaga da pandemia foi publicado esta sexta-feira em Diário da República. "O diploma vem …

Injeção no Novo Banco sem Retificativo? Especialistas levantam dúvidas

O Governo diz conseguir fazer a injeção no Novo Banco sem recurso a um Orçamento Retificativo no próximo ano, mas especialistas em finanças públicas consultados pelo ECO duvidam. Tanto António Costa como João Leão dizem que …

Tudo pronto para Marcelo anunciar recandidatura. Mas recolha de assinaturas está a ser dificultada

Marcelo Rebelo de Sousa já tem o discurso escrito e o local escolhido, mas é improvável que o anúncio da recandidatura avance esta semana. De acordo com o Público, Marcelo Rebelo de Sousa está preparado para …

Biden vai pedir aos norte-americanos 100 dias com máscara (e convida Fauci para a sua equipa)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou esta quinta-feira que vai pedir aos americanos para usarem máscaras faciais durante 100 dias para ajudar a reduzir a disseminação de covid-19 no país. "Vou pedir às …

PSD ataca o Congresso, PCP as Festas Nicolinas. Tudo pelo cumprimento das regras anticovid

Esta quinta-feira, o PSD e o PCP trocaram farpas sobre o cumprimento das regras impostas pela pandemia no Congresso dos comunistas e nas Festas Nicolinas de Guimarães. João Oliveira, líder parlamentar do PCP, defendeu a opção …

"Um péssimo orçamento". Teodora Cardoso arrasa OE2021 e realça "os estragos" que provoca

A antiga presidente do Conselho das Finanças Públicas, Teodora Cardoso, critica duramente o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) aprovado no Parlamento, considerando que é "péssimo" e apontando "os riscos" que acarreta. "Este é, a todos …