Cientistas conseguiram reverter danos cerebrais de criança que se afogou durante 15 minutos

Investigadores da Universidade de Louisiana e da Universidade de Dakota do Norte, nos EUA, relataram uma reversão inédita de danos cerebrais numa criança depois de esta se ter afogado, graças a uma combinação de terapias de oxigénio.

A criança, cujo coração não bateu por conta própria durante as duas horas seguintes ao afogamento, tinha lesões profundas no cérebro, perda de massa branca e cinzenta, e atrofia cerebral. Depois do incidente, não conseguia falar, andar ou responder a vozes.

Alguns meses depois do acidente, graças a um curso de tratamentos que incluiu oxigenoterapia hiperbárica, os médicos conseguiram reverter significativamente os danos cerebrais através de experiências realizadas na menina.

O acidente aconteceu em fevereiro do ano passado, quando Eden Carlson, uma criança de dois anos, fugiu enquanto a mãe tomava banho, e acabou por cair na piscina da família.

A menina ficou debaixo de água durante 15 minutos antes de ser descoberta. Neste ponto, tinha sofrido uma paragem cardíaca, e os médicos tentaram reanimá-la durante duas horas, no Centro Médico Regional de Washington em Fayetteville, Arkansas.

Depois de receber cuidados intensivos no hospital durante 48 dias, a criança recebeu alta. No entanto, devido à extensão das lesões cerebrais e dos efeitos colaterais físicos, os médicos propuseram um tratamento com terapias de oxigénio numa tentativa de “acordar” o cérebro de Eden.

Oxigenoterapia

A oxigenoterapia hiperbárica funciona através da administração de oxigénio com pressão ambiente superior à pressão atmosférica, através do uso de uma câmara selada e pressurizada. Isso aumenta a quantidade de oxigénio no sangue do paciente, o que pode restaurar níveis normais de gases no sangue e reparar o tecido danificado.

No caso de Eden, não estava ao alcance de uma câmara de terapia de oxigénio hiperbárico, pelo que a equipa de investigadores decidiu fazer um curso de tratamento com oxigénio normobárico, entregue à pressão do nível do mar, 55 dias após o afogamento.

O tratamento, administrado por 45 minutos duas vezes por dia através de uma tubo nasal, ajudou Eden a recuperar um estado alerta e a reduzir contorções involuntárias do seu corpo, dando-lhe um maior movimento dos braços e das mãos. Além disso, a criança recuperou parte da capacidade de comer via oral, de falar e de rir.

Três semanas depois, os investigadores conseguiram mudar Eden e a família para um hospital em New Orleans, onde podia receber mais oxigenoterapia, mas agora numa câmara hiperbárica.

Após apenas 10 sessões, Eden retornou a um estado quase normal, exceto pela função motora. Assim, iniciou também a fisioterapia.

39 sessões hiperbáricas depois, o nível de fala de Eden foi avaliado como maior do que no momento do afogamento, os seus movimentos estavam melhor, demonstrou melhorias em todos os testes de anormalidade neurológica, e apresentou função e cognição motora quase normais.

Na conclusão do tratamento, cerca de 162 dias depois do afogamento, a ressonância magnética revelou que Eden ainda possuía uma leve lesão residual no cérebro, mas tinha conseguido uma reversão quase completa.

De acordo com a equipa envolvida na recuperação de Eden, este tipo de reversão é inédito com qualquer terapia.

Embora seja impossível concluir com certeza qualquer coisa a partir deste caso único, os investigadores acreditam que a aplicação de oxigénio normobárico, seguida da aplicação do mais eficaz oxigénio hiperbárico, pode ser uma boa opção para pacientes com lesões cerebrais.

“Esse tratamento médico de baixo risco pode ter um efeito profundo na recuperação da função em pacientes semelhantes neurologicamente devastados pelo afogamento”, disse Paul Harch, especialista em oxigénio hiperbárico pela Universidade de Louisiana, nos EUA.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pintura de Van Gogh de Paris nunca antes vista exibida pela primeira vez

Uma pintura de Vincent Van Gogh de uma rua de Paris foi exposta pela primeira vez depois de passar mais de 100 anos "escondida" pelos seus proprietários. Uma cena de rua em Montmartre, em Paris, pertenceu …

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …