Cientistas conseguiram recriar a mãe de todas as cervejas

 

Ter uma cerveja na mão (ou várias, para se ser mais honesto) enquanto passamos uma tarde de sol com amigos é uma coisa tão banal como levantarmo-nos todos os dias de manhã para ir trabalhar.

A produção de cerveja a nível global tornou-se um processo tão massificado que, habitualmente, ninguém pára para pensar como é feita e como chega até nós de uma forma tão rápida.

A verdade é que, nos velhos tempos, o processo para conseguir uma simples cerveja era um ato tão imprevisível que, muitas vezes, o resultado era simples: uma cerveja intragável e impossível de beber.

Este fenómeno, conhecido por “doença da cerveja“, mudou completamente quando, em 1883, o Laboratório de Pesquisa da Carlsberg descobriu uma espécie de levedura pura que permitiu produzir cerveja de qualidade a partir de qualquer tipo de fermentação.

A descoberta revolucionária desta levedura, entretanto batizada pela empresa dinamarquesa de Saccharomyces carlsbergensis, foi generosamente cedida a outros fabricantes de cerveja e marcou uma nova etapa na indústria.

“Sem esta levedura, não poderíamos ter o tipo de cerveja que atualmente representa 90% do mercado a nível mundial”, explica o historiador de cerveja britânico Martyn Cornell.

Recentemente, investigadores do laboratório da cervejeira dinamarquesa Carlsberg descobriram, nas antigas caves da empresa em Copenhaga, uma das primeiras garrafas feitas a partir da levedura original de 83.

Através daquilo a que chamam de técnicas ao estilo “Jurassic Park” – e depois de um ano de intensa pesquisa – a equipa conseguiu extrair células vivas da levedura dessa garrafa.

Carlsberg

Investigadores da Carlsberg descobriram, nas antigas caves da empresa em Copenhaga, uma das primeiras garrafas feitas a partir da levedura original de 83. Uma levedura jurássica!

Investigadores da Carlsberg descobriram, nas antigas caves da empresa em Copenhaga, uma das primeiras garrafas feitas a partir da levedura original de 83. Uma levedura jurássica!

“Ninguém acreditava que fosse possível e toda a gente ficou surpreendida quando finalmente conseguimos isolar as células vivas presentes nessa garrafa tão antiga”, explica Erik Lund, diretor de produção do laboratório.

Com a oportunidade de recriar aquela que é considerada a primeira lager de qualidade da história, a equipa uniu todos os esforços para sair bem sucedida.

Além de usar a amostra da levedura revolucionária, a receita original foi seguida à risca, assim como todos os ingredientes e técnicas usados naquela década.

“O nosso laboratório é conhecido por algumas das invenções mais extraordinárias do século passado, desde o método do professor Emil Christian Hansen em purificar a levedura à invenção da escala do pH, passando pelo conceito das estruturas da proteína e pela caracterização de enzimas”, afirma Flemming Besenbacher, director da Fundação Carlsberg e membro do Conselho do Laboratório de Pesquisa da cervejeira dinamarquesa.

“O Laboratório de Pesquisa da Carlsberg continua a ser a jóia da coroa na caixa de jóias da empresa, e esta cerveja foi produzida em honra da história de desenvolvimento e pesquisa deste laboratório”, remata o professor, numa altura em que o laboratório completa o seu 140.º aniversário.

“Ter a oportunidade de entrar nos arquivos da Carlsberg e poder recriar esta cerveja é muito entusiasmante, mal posso esperar para a provar”, afirma Steve Hindy, co-fundador da Brooklyn Brewery e ex-presidente da American Brewers Association.

FM, ZAP / BeON

PARTILHAR

RESPONDER

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …

Incêndio no Pinhal de Leiria terá originado de dois reacendimentos

O incêndio na Mata Nacional de Leiria, no dia 15 de outubro de 2017, resultou de dois reacendimentos de um incêndio após uma queimada e outro de um possível fogo posto, refere o despacho de …

Peste suína leva China a proibir carne de Timor-Leste

A China interditou a entrada de carne de porco proveniente de Timor-Leste devido ao surto de peste suína africana detetado no arquipélago. Segundo um edital publicado esta terça-feira pela Administração Geral da Alfândega da China, mas …

Lisboa está entre as cem cidades com os melhores hospitais do mundo

Lisboa figura na lista das cidades com os melhores hospitais do mundo segundo o estudo "Best Hospital Cities Ranking 2019", realizado pela primeira vez pela tecnológica da área da saúde Medbelle, uma startup baseada em …

Gaudêncio demite-se da liderança do PSD/Açores e pede eleições internas antecipadas

O líder do PSD/Açores, Alexandre Gaudêncio, demitiu-se esta terça-feira do cargo e vai pedir eleições internas diretas, não adiantando se se irá recandidatar ao cargo que assumiu há um ano. Alexandre Gaudêncio anunciou esta terça-feira, em …

Mortes causadas por agentes da polícia crescem 4,3% com Bolsonaro no poder

Agentes da polícia no Brasil causaram a morte de pelo menos 2.886 pessoas nos primeiros seis meses deste ano, mais 4,3% que os 2.766 registados no mesmo período do ano passado. Segundo um levantamento divulgado na …

Duarte Cordeiro, Alexandra Leitão e Ricardo Serrão Santos. Costa e Marcelo reunidos para falar sobre novo governo

O primeiro-ministro indigitado está esta tarde reunido com o Presidente da República, na habitual reunião semanal, que foi antecipada e que servirá para António Costa entregar a composição do novo governo a Marcelo Rebelo de …

FMI. Portugal vai crescer acima da zona euro em 2019 e 2020

Com a revisão em alta de 0,2 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, o FMI posiciona as suas previsões alinhadas com as do Governo, mas mantêm-se menos otimista para 2020 do …