Cientistas conseguem “dissolver” água numa esmeralda

(dr) Moscow Institute of Physics and Technology

-

Pela primeira vez, físicos russos conseguiram “dissolver” água numa esmeralda, substituindo as ligações de hidrogénio que geralmente mantêm as moléculas juntas.

Sem a influência dessas ligações de hidrogénio, as moléculas de água alinharam-se de acordo com a interação dos seus polos positiva e negativamente carregados, ou dipolos – algo que os investigadores tentam fazer há anos.

Tal como um cubo de açúcar se dissolve na água, porque as suas moléculas se incorporam no líquido, nesta experiência, a água tornou-se incorporada nas “gaiolas” minúsculas da esmeralda.

Esta é uma descoberta interessante porque esta propriedade particular da água, conhecida como ferroeletricidade, já havia sido prevista por numerosos modelos de computador mas nunca tinha sido demonstrada antes.

Os investigadores do Instituto de Moscovo de Física e Tecnologia, na Rússia, dizem que este comportamento evasivo das moléculas da água e os minúsculos campos elétricos que geram podem ser cruciais mesmo dentro das nossas próprias células.

“A ferroeletricidade de moléculas da água pode desempenhar um papel fundamental no funcionamento dos sistemas biológicos e ter aplicações em células de combustível e de memória, emissores de luz e outros dispositivos eletrónicos em nanoescala”, escreveram os investigadores no artigo publicado na revista científica Nature Communications.

Propriedades

A molécula de água – H2O – é composta por dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. Os dois átomos de hidrogénio são ligeiramente carregados positivamente e o átomo de oxigénio, por sua vez, negativamente.

Como as moléculas da água têm uma forte atração pelo polo negativo, o que é conhecido como o seu momento de “dipolo elétrico”, no estado sólido espera-se que exibam o tal fenómeno de ferroeletricidade, ou seja, quando um material arrefece, todos os dipolos se alinham num padrão ordenado.

Mas, no caso da água líquida, o alinhamento ferroelétrico não ocorre porque as moléculas ficam tão juntas que são dominadas por ligações de hidrogénio de curto alcance.

Estas ligações de hidrogénio formam-se porque o átomo de oxigénio carregado negativamente de uma molécula pretende ligar-se com o hidrogénio carregado positivamente de outra molécula – e isso mantém as moléculas de água constantemente desorganizadas e fluidas.

(dr) Moscow Institute of Physics and Technology

-

A experiência

Para superar isso, a equipa russa decidiu tentar separar as moléculas de água o suficiente para que a ligação de hidrogénio não ocorresse. Os investigadores prenderam então as moléculas de água dentro de “gaiola” em nanoescala na estrutura cristalina da esmeralda.

Isso fez com que as moléculas se mantivessem longe o suficiente para diminuir as ligações de hidrogénio, mas ainda perto o suficiente para que as forças dipolo-dipolo tivessem efeito.

Quando fizeram isso, os investigadores foram capazes de detetar pela primeira vez na história a água líquida a exibir o estado de ferroeletricidade.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …