Cientistas confirmam. Fragmento de osso pode ser do “Pai Natal”

Lapost / wikimedia

S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Testes realizados ao fragmento de um osso que se acredita ser do Santo que inspirou a imagem do Pai Natal, o São Nicolau, confirmam que pertence ao período em que ele viveu. Estes resultados alimentam a ideia de que poderemos estar perante provas físicas da existência do famoso “Pai Natal”.

Este fragmento de osso foi examinado com um teste de radio-carbono feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que São Nicolau viveu.

A Universidade de Oxford explica, em comunicado, que os investigadores Tom Higham e Georges Kazan analisaram uma “micro-amostra” do fragmento de um osso da pélvis que terá pertencido a São Nicolau e que está na posse do padre Dennis O’Neill, no Estado de Illinois, nos EUA.

Segundo Tom Higham, arqueólogo e professor da Universidade de Oxford, “este fragmento de osso indica que estamos, provavelmente, a olhar para os restos de São Nicolau“.

Os testes com radio-carbono situam o osso no século XIV depois de Cristo, o que coincide com as teorias de alguns historiadores, segundo os quais o Santo cristão terá morrido por volta do ano de 343. Assim, “os resultados obtidos sugerem que os ossos podem ser autênticos e pertencer ao Santo“.

T. Higham & G. Kazan / Oxford University

Osso de parte da pélvis que será de S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Entregava bolsas de ouro pela chaminé

O Santo que inspirou a história do “Pai Natal” terá nascido no ano de 270, na então cidade grega de Patara. Acredita-se que terá viajado para a Palestina e o Egipto, antes de regressar e de se transformar no bispo de Mira, a actual Demre, na Turquia.

Originário de uma família rica, São Nicolau foi preso durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo libertado apenas no reinado do seu sucessor, Constantino.

Como bispo, foi uma figura adorada pelos fiéis e conhecido pelas suas boas acções, acabando por ser imortalizado por várias lendas passadas de geração em geração. Uma dessas lendas fala da entrega de bolsas de ouro a famílias necessitadas através de uma chaminé, o que inspirou parte da história sobre o Pai Natal.

Peças do puzzle que se complementam

As relíquias de São Nicolau são mantidas na cripta de uma igreja em Bari, em Itália, desde o século XI. Existem milhares de outros ossos apontados como sendo de São Nicolau, incluindo uma colecção armazenada numa igreja em Veneza, mas suspeita-se da autenticidade de grande parte deles.

Agora, os investigadores querem usar testes de ADN para “tentar mostrar que os ossos são do mesmo indivíduo”, explica Georges Kazan, bem como demonstrar como podem estar relacionados com o fragmento já analisado.

Na Igreja de Bari, não se encontra a pélvis completa do Santo, mas “apenas o ilíaco esquerdo (da parte superior do osso)”, explica a Universidade. Já o fragmento analisado é “da púbis esquerda (a parte inferior do osso), o que sugere que ambos os fragmentos de osso podem pertencer à mesma pessoa“.

“É excitante pensar que estas relíquias, tão antigas, podem, de facto, ser genuínas“, assume Georges Kazan. Contudo, os investigadores não podem assegurar que o osso pertence mesmo a São Nicolau. “A ciência nunca conseguirá provar definitivamente que o é, apenas poderá provar que não o é“, conclui Tom Higham.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fóssil com 245 milhões de anos parece o gémeo perdido de Darth Vader

Cientistas mexicanos e norte-americanos ficaram surpreendidos com a descoberta de um fóssil com 245 milhões de anos que parece o gémeo perdido de Darth Vader, o famoso personagem da saga de filmes "Guerra das Estrelas". Este …

Pedrógão Grande: Dois arguidos indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais

Os dois arguidos do inquérito sobre os incêndios de 17 de junho em Pedrógão Grande estão indiciados por homicídio por negligência e ofensas corporais por negligência, disse à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República. O Departamento …

Senadores democratas pedem renúncia de Trump por assédio sexual

As três mulheres que acusaram o atual Presidente norte-americano de assédio sexual em 2016 exigem a abertura de um inquérito no Congresso. Senadores democratas defendem a renúncia de Donald Trump da Presidência dos EUA. "Em outros …

"Esta é uma cabala muito bem feita": Presidente da Raríssimas demite-se

Paula Brito e Costa anunciou hoje a decisão de abandonar a presidência da associação depois da reportagem da TVI divulgar gestão danosa. "A minha presença já está a afetar a instituição e tenho de sair. Esta …

Ex-homem forte da Sonangol deixou 20 milhões de euros ao estafeta

O ex-vice-presidente da petrolífera estatal angolana Sonangol, Mateus Morais de Brito, morreu há três anos e os seus herdeiros continuam, ainda hoje, a tentar reunir os milhões que ele tinha dispersos por vários testas-de-ferro. Um …

Descobertas cavernas da Idade do Gelo por baixo das ruas de Montreal

Exploradores amadores descobriram uma surpreendente rede de cavernas e de túneis, escondida por baixo da cidade de Montreal, que foi criada quando os tigres-dentes-de-sabre e os mamutes ainda andavam por cá, na Idade do Gelo. A …

Crimes de adoções ilegais pela IURD já prescreveram

Pelo menos dez crianças portuguesas acolhidas num lar da Igreja Universal do Reino de Deus terão sido roubadas às mães na década de 90 para adoção. Na sequência da reportagem emitida ontem pela TVI, o Expresso …

Desapareceu "misteriosamente" uma denúncia contra a presidente da Raríssimas

Além das actuais alegações contra a presidente da Associação Raríssimas, Paula Brito e Costa, que terá usado dinheiro da Instituição de Solidariedade Social para compras pessoais, foi apresentada uma outra denúncia pelas mesmas razões, mas …

Bomba em Nova Iorque explodiu antes do previsto

O presumível autor do ataque junto ao maior terminal rodoviário de Manhattan ficou gravemente ferido e foi detido. As autoridades afirmam que foi uma tentativa de ataque terrorista falhada. O ataque ocorreu num túnel na estação …

Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha. "Uma …