Cientistas confirmam. Fragmento de osso pode ser do “Pai Natal”

Lapost / wikimedia

S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Testes realizados ao fragmento de um osso que se acredita ser do Santo que inspirou a imagem do Pai Natal, o São Nicolau, confirmam que pertence ao período em que ele viveu. Estes resultados alimentam a ideia de que poderemos estar perante provas físicas da existência do famoso “Pai Natal”.

Este fragmento de osso foi examinado com um teste de radio-carbono feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que São Nicolau viveu.

A Universidade de Oxford explica, em comunicado, que os investigadores Tom Higham e Georges Kazan analisaram uma “micro-amostra” do fragmento de um osso da pélvis que terá pertencido a São Nicolau e que está na posse do padre Dennis O’Neill, no Estado de Illinois, nos EUA.

Segundo Tom Higham, arqueólogo e professor da Universidade de Oxford, “este fragmento de osso indica que estamos, provavelmente, a olhar para os restos de São Nicolau“.

Os testes com radio-carbono situam o osso no século XIV depois de Cristo, o que coincide com as teorias de alguns historiadores, segundo os quais o Santo cristão terá morrido por volta do ano de 343. Assim, “os resultados obtidos sugerem que os ossos podem ser autênticos e pertencer ao Santo“.

T. Higham & G. Kazan / Oxford University

Osso de parte da pélvis que será de S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Entregava bolsas de ouro pela chaminé

O Santo que inspirou a história do “Pai Natal” terá nascido no ano de 270, na então cidade grega de Patara. Acredita-se que terá viajado para a Palestina e o Egipto, antes de regressar e de se transformar no bispo de Mira, a actual Demre, na Turquia.

Originário de uma família rica, São Nicolau foi preso durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo libertado apenas no reinado do seu sucessor, Constantino.

Como bispo, foi uma figura adorada pelos fiéis e conhecido pelas suas boas acções, acabando por ser imortalizado por várias lendas passadas de geração em geração. Uma dessas lendas fala da entrega de bolsas de ouro a famílias necessitadas através de uma chaminé, o que inspirou parte da história sobre o Pai Natal.

Peças do puzzle que se complementam

As relíquias de São Nicolau são mantidas na cripta de uma igreja em Bari, em Itália, desde o século XI. Existem milhares de outros ossos apontados como sendo de São Nicolau, incluindo uma colecção armazenada numa igreja em Veneza, mas suspeita-se da autenticidade de grande parte deles.

Agora, os investigadores querem usar testes de ADN para “tentar mostrar que os ossos são do mesmo indivíduo”, explica Georges Kazan, bem como demonstrar como podem estar relacionados com o fragmento já analisado.

Na Igreja de Bari, não se encontra a pélvis completa do Santo, mas “apenas o ilíaco esquerdo (da parte superior do osso)”, explica a Universidade. Já o fragmento analisado é “da púbis esquerda (a parte inferior do osso), o que sugere que ambos os fragmentos de osso podem pertencer à mesma pessoa“.

“É excitante pensar que estas relíquias, tão antigas, podem, de facto, ser genuínas“, assume Georges Kazan. Contudo, os investigadores não podem assegurar que o osso pertence mesmo a São Nicolau. “A ciência nunca conseguirá provar definitivamente que o é, apenas poderá provar que não o é“, conclui Tom Higham.

ZAP ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …

Nigéria. Youtube fecha canal de pastor que pretende "curar a homossexualidade"

O pastor nigeriano TB Joshua apelou aos seus seguidores a "rezarem pelo YouTube" e a não responderem através do ódio ao encerramento do seu canal naquela plataforma, onde colocou vídeos em que afirmava "curar a …

Esquemas de Wall Street alimentaram a crise de 2008. Está a voltar a acontecer o mesmo

Bancos têm erroneamente relatado dados de rendimento inflacionados que comprometem a integridade dos valores imobiliários resultantes. Foi há mais de 12 anos que foi anunciada a falência do Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento …