Cientistas confirmam. Fragmento de osso pode ser do “Pai Natal”

Lapost / wikimedia

S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Testes realizados ao fragmento de um osso que se acredita ser do Santo que inspirou a imagem do Pai Natal, o São Nicolau, confirmam que pertence ao período em que ele viveu. Estes resultados alimentam a ideia de que poderemos estar perante provas físicas da existência do famoso “Pai Natal”.

Este fragmento de osso foi examinado com um teste de radio-carbono feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. Segundo a avaliação, a relíquia data do período em que São Nicolau viveu.

A Universidade de Oxford explica, em comunicado, que os investigadores Tom Higham e Georges Kazan analisaram uma “micro-amostra” do fragmento de um osso da pélvis que terá pertencido a São Nicolau e que está na posse do padre Dennis O’Neill, no Estado de Illinois, nos EUA.

Segundo Tom Higham, arqueólogo e professor da Universidade de Oxford, “este fragmento de osso indica que estamos, provavelmente, a olhar para os restos de São Nicolau“.

Os testes com radio-carbono situam o osso no século XIV depois de Cristo, o que coincide com as teorias de alguns historiadores, segundo os quais o Santo cristão terá morrido por volta do ano de 343. Assim, “os resultados obtidos sugerem que os ossos podem ser autênticos e pertencer ao Santo“.

T. Higham & G. Kazan / Oxford University

Osso de parte da pélvis que será de S. Nicolau, o Santo que inspirou a imagem do Pai Natal.

Entregava bolsas de ouro pela chaminé

O Santo que inspirou a história do “Pai Natal” terá nascido no ano de 270, na então cidade grega de Patara. Acredita-se que terá viajado para a Palestina e o Egipto, antes de regressar e de se transformar no bispo de Mira, a actual Demre, na Turquia.

Originário de uma família rica, São Nicolau foi preso durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo libertado apenas no reinado do seu sucessor, Constantino.

Como bispo, foi uma figura adorada pelos fiéis e conhecido pelas suas boas acções, acabando por ser imortalizado por várias lendas passadas de geração em geração. Uma dessas lendas fala da entrega de bolsas de ouro a famílias necessitadas através de uma chaminé, o que inspirou parte da história sobre o Pai Natal.

Peças do puzzle que se complementam

As relíquias de São Nicolau são mantidas na cripta de uma igreja em Bari, em Itália, desde o século XI. Existem milhares de outros ossos apontados como sendo de São Nicolau, incluindo uma colecção armazenada numa igreja em Veneza, mas suspeita-se da autenticidade de grande parte deles.

Agora, os investigadores querem usar testes de ADN para “tentar mostrar que os ossos são do mesmo indivíduo”, explica Georges Kazan, bem como demonstrar como podem estar relacionados com o fragmento já analisado.

Na Igreja de Bari, não se encontra a pélvis completa do Santo, mas “apenas o ilíaco esquerdo (da parte superior do osso)”, explica a Universidade. Já o fragmento analisado é “da púbis esquerda (a parte inferior do osso), o que sugere que ambos os fragmentos de osso podem pertencer à mesma pessoa“.

“É excitante pensar que estas relíquias, tão antigas, podem, de facto, ser genuínas“, assume Georges Kazan. Contudo, os investigadores não podem assegurar que o osso pertence mesmo a São Nicolau. “A ciência nunca conseguirá provar definitivamente que o é, apenas poderá provar que não o é“, conclui Tom Higham.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …