Câmaras instaladas na cabeça revelam segredos dos pinguins da Antártida

Pela primeira vez, um grupo de cientistas capturou imagens surpreendentes de pinguins-gentoo e as suas rotinas nas águas geladas do Oceano Antártico.

Usando câmaras em miniatura estilo GoPro, presas às cabeças das aves marinhas, a equipa descobriu que a comunicação vocal entre os pinguins está ligada à sua organização em grupos e não à recolha de alimentos.

A filmagem também mostrou que, depois de fazerem certas vocalizações, os pinguins realizam mergulhos mais curtos e nadam para outras áreas, o que poderá sugerir que estas “chamadas” em alto mar podem ter várias funções.

Os pinguins-gentoo (Pygoscelis papua) têm cerca de 90 centímetros de altura e pesam até 8,5 quilos, sendo a terceira maior espécie de pinguins do mundo. Tal como os seus parentes, o pinguim-de-adélia (Pygoscelis adeliae) e o pinguim-azul (Eudyptula minor), os gentoo reúnem-se em grandes colónias de reprodução, de até 300 mil pares.

Além disso, os gentoo emitem sons que lembram os brinquedos para os cães, ou uma buzina de festa. Tais chamadas agudas não são para incomodar: como outras aves, os pinguins dependem de uma grande variedade de sinais vocais para trocar informações, formar grupos e coordenar movimentos.

Os cientistas tinham dificuldade em entender o comportamento dos pinguins enquanto caçavam krill e peixes no oceano, por isso optaram por usar uma câmara de vídeo de tamanho reduzido para acompanhar 26 pinguins-gentoo.

A descoberta

O cientista Won Young Lee, do Korea Polar Research Institute (KOPRI, na Coreia do Sul), disse que a filmagem apresenta um vislumbre raro sobre o misterioso comportamento destas aves marinhas.

“Os pinguins passam muito tempo no oceano, mas a forma como comunicam no mar é mal compreendida. O que nos surpreendeu foi que estes animais parecem emitir sons para atrair outros indivíduos”, disse o especialista ao ScienceAlert.

Ao longo de duas estações de reprodução, Young Lee e os seus colegas registaram um total de 598 pinguins nas costas da Ilha King George, na Antártica.

Ao reproduzir os arquivos de vídeo, os cientistas analisaram a acústica dos sons e os padrões de comportamento do mergulho, exploração de recursos alimentares e formação de grupos dos pinguins.

Segundo o estudo publicado na Scientifis Reports, os especialistas descobriram que quase metade dos pinguins formaram grupos cerca de um minuto após serem emitidas vocalizações. Cada um dos sons variava em comprimento e frequência, e era semelhante às chamadas observadas em pinguins africanos (Spheniscus demersus).

Dúvidas

No entanto, apesar de procurarem alimentos em grupo, não havia nenhum sinal de interação vocal entre os pinguins – para além disso, houve pequenas mudanças nos mergulhos ou na captura de presas depois da emissão de sons.

Isso sugere que as chamadas vocais podem ter mais a ver com a formação de grupos do que com interagir com os vizinhos ou ajudar uns aos outros na alimentação.

Quando a equipa examinou as filmagens percebeu que os pinguins realizavam mergulhos rápidos pouco profundos depois das vocalizações. Como a emissão de sons requer energia, os mergulhos mais curtos provavelmente foram devidos a níveis de oxigénio diminuídos.

“Não sabemos porque é que estes pinguins realizam chamadas vocais ou como é que reconhecem essas chamadas no oceano. Suspeitamos que existem outros mecanismos envolvidos na comunicação vocal”, afirmou Young Lee.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A ciência está tão desenvolvida que as mini câmaras, tipo gopro, nem se notam na cabeça. Vejo algo, mini, na asa, será isso?

  2. Boa, Altamente, podemos fazer isso também em 212 pinguins ali perto das Janelas verdes, não iam mostrar segredos nenhuns, mas por a nú o que se passa naquela comunidade, e acreditem mais de 98% da população ia ficar impressionada com o que as câmaras iam mostrar

RESPONDER

Passageira tenta abrir porta do avião em pleno voo e obriga piloto a aterrar de emergência

Uma passageira que se comportou de forma agressiva e descontrolada durante um voo que seguia de Londres para a Turquia obrigou o piloto a regressar ao aeroporto de Stansted, escoltado por dois jatos militares. O incidente …

Drone bombardeou base paramilitar apoiada pelo Irão. EUA negam envolvimento

Um drone [aparelho aéreo não tripulado] largou esta sexta-feira explosivos sobre uma base das forças paramilitares apoiadas pelo Irão, no norte do Iraque, matando um combatente iraquiano e ferindo dois iranianos, informaram autoridades de segurança …

Só há duas cidades no mundo com mais bilionários do que Moscovo

A cidade de Moscovo, na Rússia, é o terceiro lugar entre as cidades do mundo com mais residentes bilionários, depois de Nova Iorque (Estados Unidos) e Hong Kong (China), de acordo com um estudo recente …

Nova vaga de calor vai assolar a Europa. Temperaturas vão chegar aos 40ºC em Portugal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou que na próxima semana está previsto num novo período de calor na Europa, incluindo Portugal. “Durante próxima semana, Portugal, Espanha, França e, progressivamente, os países da …

Rei da Malásia abdicou do trono por amor. Divorcia-se sete meses depois

Em janeiro, o rei da Malásia Mohammed V abdicou do trono para casar com a ex-modelo russa Rihana Oksana Voevodina. Agora, sete meses depois, o casal divorciou-se. A relação entre Mohammed V e Rihana Oksana Voevodina …

Primeiro-ministro do Kosovo demite-se. É suspeito de crimes de guerra

O primeiro-ministro do Kosovo, Ramush Haradinaj, antigo comandante dos separatistas armados albaneses (UÇK) durante o conflito (1998-99) demitiu-se esta sexta-feira após ser convocado pelo tribunal especial internacional de Haia na qualidade de suspeito de crimes …

Hospedeira de bordo pede a mulher para se tapar enquanto amamenta para não ofender outros passageiros

Ainda antes do voo que ligava São Francisco (Estados Unidos) para Amesterdão (Holanda) descolar, Shelby Angel decidiu amamentar a filha de um ano. Era o terceiro voo que faziam juntas e a mãe sabia que …

MP diz que Azeredo sabia desde o início do encobrimento de Tancos e deu aval

O ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes é suspeito de saber “desde o início” de todo o plano da Polícia Judiciária Militar (PJM) para recuperar o material roubado de Tancos, em junho de 2017, de …

Professores da Venezuela denunciam salários em atraso e despedimentos. "Vamos morrer à fome"

Dezenas de professores do ensino oficial venezuelano manifestaram-se esta quinta-feira em Caracas para pedir a demissão do ministro de Educação, Aristóbulo Istúriz, a quem responsabilizam pelo não pagamento de subsídios em atrasos e por …

A Casa de Papel já estreou. GNR está atenta e vai investigar

A série espanhola A Casa de Papel, distribuída e produzida pela Netflix, estreou a sua terceira parte esta sexta-feira. Em Portugal, os novos episódios estão disponíveis na plataforma de streaming desde as oito da manhã. O …