//

Cientistas de Coimbra descobrem novo mecanismo da infeção pelas salmonelas

Melissa Brower / CDC

Um estudo internacional liderado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) revelou um novo mecanismo de infeção específico das salmonelas, que pode ser importante para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para travar infeções causadas por estas bactérias.

“Trata-se de um novo mecanismo que aumenta o nosso conhecimento sobre as interações complexas estabelecidas entre as nossas células e os microrganismos, neste caso a bactéria Salmonella”, refere Ana Eulálio, líder do estudo e investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, citada no comunicado de imprensa.

No mesmo documento, a UC salienta que estes dados, obtidos através de estudos em células e em modelos animais com o auxílio de ferramentas de bioinformática e de biologia celular e molecular​, podem vir a desempenhar “um papel crucial no impedimento da progressão da infeção por esta bactéria”.

Miguel Mano, investigador do CNC e docente da FCTUC, e também autor do estudo, esclarece que “o conhecimento dos mecanismos moleculares explorados pela Salmonella pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias terapêuticas capazes de bloquear a disseminação da infeção”.

Em Dezembro de 2019, num estudo também coordenado por Ana Eulálio, os investigadores tinham concluído que bactérias do género Shigella e Salmonella são responsáveis por intoxicações alimentares em todo o mundo e, muitas delas, podem ser bastante graves.

A equipa de cientistas desvendou novos processos de regulação dessas bactérias num trabalho publicado na revista científica Nature Microbiology que já apontava para o desenvolvimento de terapias para infeções causadas por estas bactérias.

A grande novidade associada a este trabalho, explica Ana Eulálio, é o facto de, “contrariamente ao paradigma existente, termos descoberto que a Salmonella, para além de manipular as células humanas infetadas, modifica também as células vizinhas não infetadas no sentido de aumentar a sua suscetibilidade à infecção e, desta forma, facilitar a disseminação da bactéria”.

“Geralmente, as células do corpo humano quando são infetadas por vírus ou bactérias comunicam com as células vizinhas saudáveis para orquestrar uma resposta contra a infecção”, o que não acontece com as células infectadas por Salmonella, que libertam proteínas que facilitam a infecção das células vizinhas.

Por esta razão, refere o estudo, “foi necessário avaliar e identificar “moléculas-chave” envolvidas no processo de infecção e disseminação, para melhor compreender onde actuar para impedir a infecção”.

Em particular, os investigadores identificaram uma proteína, a E2F1, que se encontra diminuída durante a infecção por Salmonella, quer nas células do hospedeiro, que estão infectadas com a bactéria, quer nas células vizinhas, lê-se no comunicado da UC.

“A diminuição da proteína E2F1 leva à desregulação da expressão de moléculas envolvidas no controlo da interação bactéria e hospedeiro, particularmente de micro-ARN (pequenas sequências de ARN não-codificantes), o que por sua vez promove a multiplicação da bactéria nas células infetadas.”

Além disso, nesta investigação a equipa descobriu ainda que “as células inicialmente infetadas libertam moléculas para o espaço extracelular (fora das células), em particular a proteína HMGB1, que ativa as células vizinhas tornando-as mais recetivas à infecção por Salmonella”.

A infecção provocada por aquela bactéria ocorre após a ingestão de alimentos contaminados e afecta principalmente o trato digestivo, provocando enjoos, cólicas, diarreia, febre e vómitos.

A investigação liderada por cientistas da UC contou com a colaboração das Universidades de Würzburg (Alemanha), de Córdoba (Espanha) e do Instituto de Ciências Matemáticas e o Instituto Nacional Homi Bhabha (ambos na Índia).

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.