Cientistas chineses descobrem novo dinossauro com asas de morcego

d.r. Dinostar Co. Ltd

Yi Qi, um dinossauro com asas de morcego

Yi qi, um dinossauro com asas de morcego

A descoberta por cientistas chineses de um dinossauro com asas peculiares pode trazer novas pistas sobre o leque de técnicas de voo que os animais usavam na época em que as aves modernas apareceram.

O estudo de um fóssil encontrado por um agricultor na província de Hebei, na China, mostrou que o animal pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae, caracterizada pelo seu tamanho reduzido e por ter um dedo médio mais longo do que o de outros terópodes.

A nova espécie tem um longo osso em forma de haste em cada punho – algo que não é encontrado em nenhum outro dinossauro, mas que se assemelha a outros animais que voam ou planam, como os morcegos, os esquilos-voadores e os pterossauros, os famosos répteis voadores.

O espécime encontrado tinha penas, mas não apresentava as grandes penas de voo características das aves e dos seus parentes mais próximos.

Em vez disso, o segredo que permitia ao animal voar parece ser a fina membrana que liga as hastes aos outros dedos.

Zang Hailong / IVPP

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

A descoberta foi publicada na revista Nature por uma equipa de cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências, IVPP.

Os estudiosos chamaram ao novo dinossauro Yi qi, que significa “asa estranha” em mandarim.

“Achamos que este é um nome apropriado, porque nenhum outro dinossauro ou pássaro tem uma asa do mesmo tipo”, explica à BBC o principal autor do estudo, o paleontologista chinês Xu Xing.

“Não sabemos se o Yi qi era capaz de bater as asas ou de planar, ou as duas coisas, mas o movimento envolvia uma asa única no contexto da transição dos dinossauros para as aves”, afirma o cientista, conhecido na china como o “caçador de dinossauros”.

A presença desta membrana nas asas, e o facto de outros animais com estruturas semelhantes nos punhos poderem voar, levaram a equipa de Xu Xing a sugerir que este dinossauro seria também capaz de voar.

No entanto, como o fóssil estava incompleto, não foi possível determinar qual a modalidade de voo adoptada pelo Yi qi.

“O Yi qi viveu no período Jurássico, portanto foi um pioneiro na evolução do voo na linhagem que deu origem às aves”, afirma Zheng Xiaoting, investigador da Universidade de Linyi e co-autor do estudo.

“Isso recorda-nos que a história ancestral dos voos é rica em inovações, mas muitas delas não sobreviveram”, diz Xiaoting.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Consumo excessivo de álcool afeta o sistema nervoso (e aumenta a ansiedade)

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde concluíram que o consumo repetitivo de álcool afeta diretamente células imunes do sistema nervoso central, que eliminam parte da comunicação entre os neurónios, e provoca o …

Afinal, os tubarões-baleia macho não são os maiores peixes dos oceanos

Um novo estudo revela que, afinal, os tubarões-baleia machos não são os maiores peixes do oceano. As fêmeas crescem continuamente muito depois de os machos pararem, atingindo tamanhos maiores - ainda que demorem mais tempo …

Exército norte-americano usou fundos de emergência covid-19 para comprar armas

O exército dos Estados Unidos utilizou fundos de emergência aprovados pelo Congresso especificamente para combater a covid-19 para comprar armas, denuncia esta semana o jornal norte-americano The Washington Post. O caso remonta a março passado, …

Carpinteiros usam técnica medieval na reconstrução de Notre Dame

A reconstrução de Notre Dame - que se prevê estar concluída no prazo de cinco anos - continua a avançar e os carpinteiros usaram técnicas medievais para erguer uma estrutura na fachada do monumento. A Catedral …

Durante um ano e meio, uma aldeia inteira perdeu a Internet todos os dias à mesma hora (e já se sabe porquê)

Durante 18 meses, os residentes de uma vila no País de Gales perderam a Internet todos os dias à mesma hora. Agora, engenheiros identificaram o motivo: uma televisão em segunda mão que emitia um sinal …

Gado na UE produz 704 milhões de toneladas de CO2 (mais do que todos os transportes juntos)

De acordo com uma nova análise da Greenpeace, animais de criação como vacas, porcos e outros, estão a emitir mais gases com efeito de estufa na Europa do que todos os transportes juntos. Na última década, …

É distraído e está sempre a perder a carteira? A Cashew Smart Wallet é para si

Uma simples carteira pode vir a melhorar os seus dias. A Cashew Smart Wallet é dotada de uma tecnologia de bluetooth que permite proteger os seus bens e ainda o ajuda caso a perca por …

Desportivo das Aves SAD desiste do Campeonato de Portugal

O Desportivo das Aves SAD vai abdicar da participação no Campeonato de Portugal (CdP), após ter falhado as negociações com o Perafita para utilizar as instalações do clube de Matosinhos. "As inscrições fechavam ontem [terça-feira] e …

Celebridades doam dinheiro para pagar dívidas a ex-presos impedidos de votar nos EUA

O bilionário Michael Bloomberg, o cantor John Legend e o basquetebolista LeBron James são algumas das celebridades que estão a doar dinheiro para pagar dívidas de ex-presidiários da Florida, impedidos de votar nas próximas eleições …

No debate sobre o Plano de Recuperação, evocou-se Sócrates e Passos

O líder do PSD questionou o primeiro-ministro se pretende "fomentar o desemprego" com o aumento do salário mínimo. O chefe do Governo manifestou-se "completamente perplexo". Na abertura do debate sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, …