Cientistas chineses descobrem novo dinossauro com asas de morcego

d.r. Dinostar Co. Ltd

Yi Qi, um dinossauro com asas de morcego

Yi qi, um dinossauro com asas de morcego

A descoberta por cientistas chineses de um dinossauro com asas peculiares pode trazer novas pistas sobre o leque de técnicas de voo que os animais usavam na época em que as aves modernas apareceram.

O estudo de um fóssil encontrado por um agricultor na província de Hebei, na China, mostrou que o animal pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae, caracterizada pelo seu tamanho reduzido e por ter um dedo médio mais longo do que o de outros terópodes.

A nova espécie tem um longo osso em forma de haste em cada punho – algo que não é encontrado em nenhum outro dinossauro, mas que se assemelha a outros animais que voam ou planam, como os morcegos, os esquilos-voadores e os pterossauros, os famosos répteis voadores.

O espécime encontrado tinha penas, mas não apresentava as grandes penas de voo características das aves e dos seus parentes mais próximos.

Em vez disso, o segredo que permitia ao animal voar parece ser a fina membrana que liga as hastes aos outros dedos.

Zang Hailong / IVPP

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

A descoberta foi publicada na revista Nature por uma equipa de cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências, IVPP.

Os estudiosos chamaram ao novo dinossauro Yi qi, que significa “asa estranha” em mandarim.

“Achamos que este é um nome apropriado, porque nenhum outro dinossauro ou pássaro tem uma asa do mesmo tipo”, explica à BBC o principal autor do estudo, o paleontologista chinês Xu Xing.

“Não sabemos se o Yi qi era capaz de bater as asas ou de planar, ou as duas coisas, mas o movimento envolvia uma asa única no contexto da transição dos dinossauros para as aves”, afirma o cientista, conhecido na china como o “caçador de dinossauros”.

A presença desta membrana nas asas, e o facto de outros animais com estruturas semelhantes nos punhos poderem voar, levaram a equipa de Xu Xing a sugerir que este dinossauro seria também capaz de voar.

No entanto, como o fóssil estava incompleto, não foi possível determinar qual a modalidade de voo adoptada pelo Yi qi.

“O Yi qi viveu no período Jurássico, portanto foi um pioneiro na evolução do voo na linhagem que deu origem às aves”, afirma Zheng Xiaoting, investigador da Universidade de Linyi e co-autor do estudo.

“Isso recorda-nos que a história ancestral dos voos é rica em inovações, mas muitas delas não sobreviveram”, diz Xiaoting.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …

Câmara dos Comuns aprova acordo do Brexit (mas rejeita calendário apertado)

A Câmara dos Comuns aprovou esta terça-feira a primeira votação do acordo para o Brexit. No entanto, a calendarização da saída foi rejeitada numa segunda votação, deixando um impasse na data para o Brexit. Pela primeira …