Cientistas chineses descobrem novo dinossauro com asas de morcego

d.r. Dinostar Co. Ltd

Yi Qi, um dinossauro com asas de morcego

Yi qi, um dinossauro com asas de morcego

A descoberta por cientistas chineses de um dinossauro com asas peculiares pode trazer novas pistas sobre o leque de técnicas de voo que os animais usavam na época em que as aves modernas apareceram.

O estudo de um fóssil encontrado por um agricultor na província de Hebei, na China, mostrou que o animal pertence à família de dinossauros Scansoriopterygidae, caracterizada pelo seu tamanho reduzido e por ter um dedo médio mais longo do que o de outros terópodes.

A nova espécie tem um longo osso em forma de haste em cada punho – algo que não é encontrado em nenhum outro dinossauro, mas que se assemelha a outros animais que voam ou planam, como os morcegos, os esquilos-voadores e os pterossauros, os famosos répteis voadores.

O espécime encontrado tinha penas, mas não apresentava as grandes penas de voo características das aves e dos seus parentes mais próximos.

Em vez disso, o segredo que permitia ao animal voar parece ser a fina membrana que liga as hastes aos outros dedos.

Zang Hailong / IVPP

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

Crânio fossilizado do Yi qi, que provavelmente comia insectos, pequenos pássaros e frutas

A descoberta foi publicada na revista Nature por uma equipa de cientistas do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências, IVPP.

Os estudiosos chamaram ao novo dinossauro Yi qi, que significa “asa estranha” em mandarim.

“Achamos que este é um nome apropriado, porque nenhum outro dinossauro ou pássaro tem uma asa do mesmo tipo”, explica à BBC o principal autor do estudo, o paleontologista chinês Xu Xing.

“Não sabemos se o Yi qi era capaz de bater as asas ou de planar, ou as duas coisas, mas o movimento envolvia uma asa única no contexto da transição dos dinossauros para as aves”, afirma o cientista, conhecido na china como o “caçador de dinossauros”.

A presença desta membrana nas asas, e o facto de outros animais com estruturas semelhantes nos punhos poderem voar, levaram a equipa de Xu Xing a sugerir que este dinossauro seria também capaz de voar.

No entanto, como o fóssil estava incompleto, não foi possível determinar qual a modalidade de voo adoptada pelo Yi qi.

“O Yi qi viveu no período Jurássico, portanto foi um pioneiro na evolução do voo na linhagem que deu origem às aves”, afirma Zheng Xiaoting, investigador da Universidade de Linyi e co-autor do estudo.

“Isso recorda-nos que a história ancestral dos voos é rica em inovações, mas muitas delas não sobreviveram”, diz Xiaoting.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …