Cientistas batem recorde de distância em teletransporte quântico

Verma / NIST

-

Recorrendo à fibra óptica, cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos (NIST, na sigla em inglês) quebraram o recorde de distância percorrida por um teletransporte quântico.

Desta vez, os investigadores conseguiram que os fotões percorressem 63 milhas (cerca de 100 km) de fibra óptica – quatro vezes mais longe do que o recorde anterior.

Nestes casos, de acordo com os investigadores, 99% dos fotões perdem-se no caminho e nunca completam o percurso – e é por isso que, na realidade, os méritos da quebra do recorde são dos novos detetores, que conseguem interpretar informações até mesmo do fraco sinal luminoso do fotão solitário.

Estes detetores avançados de um fóton único são compostos por fios supercondutores de molibdénio silicieto que tinham cerca de 150 nanómetros de largura e arrefecido a cerca de -272ºC, ou cerca de 1 grau acima do zero absoluto.

Os resultados foram publicados na semana passada na revista Optica.

O teletransporte quântico depende da captura de pormenores fundamentais de um objeto – os seus “estados quânticos” – para transmitir instantaneamente esta informação de uma área para outra e recriar o objeto noutro lugar pré-determinado.

Apesar de parecer pouco, o sucesso desta experiência pode ser um marco para a computação quântica – ainda falta um longo caminho, mas a quebra do recorde é um pequeno passo que sinaliza que estão a ser feitos avanços.

Atualmente, os físicos não podem transportar matéria – por exemplo, um ser humano – instantaneamente, mas podem usar o teletransporte quântico para transmitir informações de um lugar para outro.

A longo prazo, esta técnica poderia vir a competir com as ligações convencionais à Internet, que já utiliza milhares de quilómetros em cabos para ligar dispositivos por todo o mundo. Um dia, talvez, o teletransporte quântico possa chegar perto disso.

ZAP / REL / HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …