Cientistas avisam: é possível morrer (literalmente) de felicidade

WarzauWynn / Flickr

-

Um novo estudo sugere que acontecimentos muito felizes podem provocar o “síndrome do coração feliz”, uma condição que geralmente leva a um ataque cardíaco e pode revelar-se fatal.

Celebrar o nosso aniversário com uma grande festa ou ser surpreendido por uma boa surpresa não parecem ser eventos extremamente perigosos, aliás, muito pelo contrário.

Mas agora, segundo um novo estudo publicado no European Heart Journal, um excesso de emoções positivas pode mesmo vir a revelar-se fatal para a nossa saúde.

De acordo com os especialistas, já estava provado que um acontecimento muito triste, como por exemplo a perda de um familiar ou de um cônjuge, podia levar a uma condição conhecida por “síndrome do coração partido”.

Essa condição de saúde, que geralmente leva a um ataque cardíaco, foi observada pela primeira vez em 1990 e, desde aí, que os investigadores do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, quiseram perceber melhor o problema.

A equipa analisou os dados de 1750 pacientes que sofreram um ataque cardíaco e quase todos foram provocados durante episódios de grande angústia, tal como aflição, medo ou raiva.

Porém, nesse total de pacientes, 20 desses ataques tinham acontecido durante momentos felizes, como é o caso de festas de aniversários, casamentos, nascimento de um neto ou até quando a equipa preferida ganhava um jogo importante.

Dessa forma, os cientistas perceberam que também os momentos felizes podem levar a uma condição fatal, se não for tratada rapidamente.

Por isso, e como seria de esperar, chamaram-lhe o “síndrome do coração feliz”.

Segundo a autora do estudo, Jelena Ghadri, em declarações ao The Telegraph, os médicos também têm de estar atentos a esses episódios quando estão a diagnosticar problemas cardíacos.

“A nossa investigação mostra que este síndrome do coração partido pode ser muito mais diversificado do que se pensava”, afirma.

“Os médicos devem estar conscientes disto e considerar que os pacientes que chegam às urgências com sintomas de enfarte, como dores no peito e dificuldades em respirar, mas depois de acontecimentos felizes, também podem estar a sofrer tanto como os que apresentam os mesmos sinais depois de um acontecimento negativo”, explica.

“Os nossos resultados sugerem que tanto momentos felizes como tristes podem partilhar vias emocionais muitos semelhantes”, acrescenta.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

Desagravou-se a seca no país, mas Algarve mantém seca extrema

24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da …

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …