Cientistas avisam: é possível morrer (literalmente) de felicidade

WarzauWynn / Flickr

-

Um novo estudo sugere que acontecimentos muito felizes podem provocar o “síndrome do coração feliz”, uma condição que geralmente leva a um ataque cardíaco e pode revelar-se fatal.

Celebrar o nosso aniversário com uma grande festa ou ser surpreendido por uma boa surpresa não parecem ser eventos extremamente perigosos, aliás, muito pelo contrário.

Mas agora, segundo um novo estudo publicado no European Heart Journal, um excesso de emoções positivas pode mesmo vir a revelar-se fatal para a nossa saúde.

De acordo com os especialistas, já estava provado que um acontecimento muito triste, como por exemplo a perda de um familiar ou de um cônjuge, podia levar a uma condição conhecida por “síndrome do coração partido”.

Essa condição de saúde, que geralmente leva a um ataque cardíaco, foi observada pela primeira vez em 1990 e, desde aí, que os investigadores do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, quiseram perceber melhor o problema.

A equipa analisou os dados de 1750 pacientes que sofreram um ataque cardíaco e quase todos foram provocados durante episódios de grande angústia, tal como aflição, medo ou raiva.

Porém, nesse total de pacientes, 20 desses ataques tinham acontecido durante momentos felizes, como é o caso de festas de aniversários, casamentos, nascimento de um neto ou até quando a equipa preferida ganhava um jogo importante.

Dessa forma, os cientistas perceberam que também os momentos felizes podem levar a uma condição fatal, se não for tratada rapidamente.

Por isso, e como seria de esperar, chamaram-lhe o “síndrome do coração feliz”.

Segundo a autora do estudo, Jelena Ghadri, em declarações ao The Telegraph, os médicos também têm de estar atentos a esses episódios quando estão a diagnosticar problemas cardíacos.

“A nossa investigação mostra que este síndrome do coração partido pode ser muito mais diversificado do que se pensava”, afirma.

“Os médicos devem estar conscientes disto e considerar que os pacientes que chegam às urgências com sintomas de enfarte, como dores no peito e dificuldades em respirar, mas depois de acontecimentos felizes, também podem estar a sofrer tanto como os que apresentam os mesmos sinais depois de um acontecimento negativo”, explica.

“Os nossos resultados sugerem que tanto momentos felizes como tristes podem partilhar vias emocionais muitos semelhantes”, acrescenta.

ZAP / RT

PARTILHAR

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …