Cientistas aguardam raro nascimento de “dragões” na Eslovénia

Uma fêmea da espécie que se tornou o símbolo da Eslovénia está a pôr ovos desde o final de janeiro, um fenómeno bastante raro que está a deixar os biólogos da região muito entusiasmados.

Acredita-se que o Proteus anguinus, uma espécie de salamandra cega emblemática da zona dos Balcãs, vive mais de cem anos mas só se reproduz uma ou duas vezes por cada década.

Segundo a BBC, o proteus é o símbolo deste país, tanto que, antes da chegada do Euro, aparecia nas moedas eslovenas. Há centenas de anos que esta espécie, típica das cavernas, é vista como um “pequeno dragão”.

Agora, uma fêmea dessa espécie que vive na caverna Postojna colocou no final de janeiro entre 50 a 60 ovos, um fenómeno que está a causar grande expectativa entre os cientistas.

Ninguém sabe ao certo quantas crias vão sair destes ovos mas os cientistas acreditam que pelo menos três estão a mostrar sinais de crescimento.

“Para já, existem três bons candidatos”, afirma à BBC Saso Weldt, um dos biólogos que trabalha na caverna que é visitada por um milhão de turistas todos os anos.

“Começou a colocar ovos a 30 de janeiro. Ainda está a pôr um ou dois ovos por dia e eles precisam de cerca de 120 dias para nascer”, explica.

Juntamente com o resto da equipa, o biólogo tirou fotografias com uma exposição muito alta no interior da caverna para reunir indícios de que os pequenos ovos estão realmente a desenvolver-se.

Estes ovos em específico foram colocados num aquário especial não só para que os visitantes da caverna os possam observar mas também para estarem mais protegidos.

Esta é uma oportunidade única para os especialistas da região, uma vez que o proteus é um anfíbio do qual se sabe ainda muito pouco.

“É muito significativo porque não existem muitos dados sobre a reprodução deste tipo de animais”, afirmou Dusan Jelic, investigadora do programa Edge da Sociedade Zoológica de Londres.

 ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.