Cientista toma 100 comprimidos por dia para viver até aos 150 anos

Alex Zhavoronkov / Facebook

Alex Zhavoronkov, especialista britânico em pesquisas sobre longevidade

Um especialista britânico em longevidade acredita que vai viver até aos 150 anos e, para garantir que é mesmo assim, toma 100 comprimidos por dia.

Alex Zhavoronkov, director da Fundação de Pesquisa de Bio-Gerontologia que está sediada no Reino Unido, defende que os avanços recentes na medicina e na tecnologia podem permitir aos humanos viver muito para lá dos 100 anos.

Autor do livro “A geração sem idade: como os avanços na bio-medicina vão transformar a economia global”, este cientista defende que o principal obstáculo à longevidade é o impacto psicológico que a idade tem sobre as pessoas. Por isso, preconiza que a melhor forma de viver mais tempo é desafiar as nossas próprias expectativas.

Neste sentido, definiu os 150 anos como a sua meta para o fim de vida, e fez mesmo uma aposta de um milhão de dólares com um colega, que também trabalha na investigação sobre longevidade, para ver quem vive mais tempo.

Além disso, toma 100 medicamentos e suplementos diferentes todos os dias, pratica exercício, faz exames médicos regularmente, monitoriza a bioquímica do seu sangue e faz a contagem das células, conforme relata o jornal britânico The Telegraph.

“Penso que até as pessoas com mais de 70, que estão de boa saúde, têm uma boa possibilidade de viver para lá dos 150. Todos os super-centenários de hoje viveram tempos difíceis, quando não havia antibióticos e o nosso entendimento da biologia humana não estava muito longe da Idade da Pedra. A longevidade destas pessoas é atribuída, sobretudo, à sorte e à resistência ao stress atribuída a múltiplos factores, incluindo genéticos”, destaca o investigador de 37 anos em declarações ao The Telegraph.

“As pessoas formam as suas expectativas de longevidade usando, primeiramente, a história da sua família e a média dos países, e não estão preparadas para mudar as suas expectativas rapidamente”, acrescenta Alex Zhavoronkov.

O cientista é co-fundador e CEO de uma companhia de bio-tecnologia, a Insilico Medicine, que se dedica ao desenvolvimento e pesquisa de medicamentos para combater o cancro e o envelhecimento. Esta área da investigação em torno da longevidade vem assumindo crescente importância, não apenas no domínio científico, mas também no âmbito da indústria farmacêutica e das novas empresas de bio-tecnologia.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Adolescente italiana libertada depois de matar pai abusivo. Autoridades alegaram legítima defesa

Uma adolescente italiana que matou o seu pai abusivo foi libertada da prisão domiciliária que as autoridades lhe tinham imposto depois de os promotores considerarem que a jovem agiu em legítima defesa. De acordo com …

Asteróide gigante com lua própria vai passar muito próximo da Terra este sábado

Um asteróide com sua própria "lua" potencialmente perigoso passará este sábado no ponto mais próximo em relação ao nosso planeta pela primeira vez desde que foi descoberto em 1999. Segundo o portal Cnet, trata-se de um …

Adolescente encontra (por acaso) mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos

Enquanto procurava relíquias do período neolítico, uma estudante fez uma descoberta surpreendente: encontrou uma mandíbula de um mastodonte com 34 mil anos. Uma adolescente do estado norte-americano de Iowa encontrou uma mandíbula de um mastodonte com …

Encontrado o navio que transportou os últimos escravos africanos para os EUA. Estava num rio

Afundado há 160 anos, um navio emergiu do fundo das águas de um rio do Alabama para contar a história dos últimos escravos africanos nos Estados Unidos. O Clotilda terá sido o último navio de sempre …

Banca. Aumento das comissões é "inevitável"

A diretora-geral da Associação Portuguesa de Bancos disse esta sexta-feira ser "inevitável" que se verifique um aumento do peso relativo das comissões no produto bancário, assinalando que o próprio Banco Central Europeu tem reconhecido …

Presidente do PSG indiciado por corrupção ativa

O presidente do Paris Saint-Germain, Nasser Al-Khelaïfi, foi indiciado por corrupção ativa num âmbito de um processo judicial que investiga suspeitas relativas à atribuição da organização dos Mundiais de Atletismo a Doha, no Qatar. De acordo com …

Incêndios: Governo decreta Situação de Alerta até 30 de maio

O território continental está desde as 20:00 desta sexta-feira e até às 23:59 de 30 de maio, quinta-feira, em Situação de Alerta, devido às previsões meteorológicas que “apontam para um significativo agravamento do risco de …

Vivia numa habitação social. De repente, herdou uma propriedade de 50 milhões

Um teste de ADN mudou a vida de Jordan Rogers para sempre. O britânico, de 31 anos, promete tentar ajudar outras pessoas que vivem na situação que ele próprio sentiu na pele. Jordan Rogers trabalhava como …

Terramoto no Bernabéu. Sergio Ramos pode estar de saída

Sergio Ramos, central e capitão do Real Madrid, pode estar prestes a abandonar emblema espanhol, avança a imprensa internacional esta sexta-feira. De acordo com a A Marca, na origem da eventual saída estará uma acesa discussão que …

Já há data para o lançamento do novo livro da saga A Guerra dos Tronos

A série terminou no passado fim-de-semana, mas o fenómeno de A Guerra dos Tronos continua a fervilhar. O autor da saga que inspirou a série, George R. R. Martin, revelou agora que o próximo livro …