Cientista aponta quantos anos de vida restam ao Sol

O Sol já viveu quase metade da sua vida, tendo uma expectativa total de aproximadamente 10 mil milhões de anos.

Isto significa que o Sol vai brilhar por cerca de mais 4,5 mil milhões de anos, detalhou Vladimir Kuznetsov, diretor do Instituto de Magnetismo Terrestre, Ionosfera e Propagação de Ondas de Rádio Pushkov.

Segundo o cientista, o Sol está agora na sequência principal de evolução das estrelas, o período em que no seu núcleo acontecem reações termonucleares, que gera a energia solar. A maior parte da vida de uma estrela – cerca de 90% – cabe exatamente na sequência principal.

“A expetativa de vida estimada do Sol é de 10 mil milhões de anos. O Sol já existe há cerca de 4,5 mil milhões e vai viver por um período aproximadamente igual“, afirmou Kuznetsov à Sputnik News.

Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco mil milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho.

De seguida, engolirá os planetas sólidos – Mercúrio, Vénus, Terra e Marte -, queimará a Terra e começará a esfriar. Depois disso, a estrela vai transformar-se numa anã branca morta com um raio de apenas 10 quilómetros e uma densidade enorme, maior do que a do metal. Em torno dessa anã vão girar os destroços dos planetas Marte, Júpiter e Saturno, explicou o cientista.

Hoje em dia, a densidade de matéria no núcleo do Sol é de aproximadamente 150 gramas por centímetro cúbico, ou seja, 150 vezes maior do que a densidade da água e cerca de 6,6 vezes maior do que a densidade do ósmio – metal mais denso na Terra.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Alguém se equivocou nessa reportagem, porquê o vida do nosso Sol é medida em bilhões de anos, não em milhões como informa a reportagem, por favor vocês são formadores de opiniões, estudem mais.

    • Caro Pedro Carneiro,
      Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
      “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.

        • O ZAP percebeu e respondeu corretamente. Em Portugal, como na maior parte do mundo, um bilião é um milhão de milhões. Portanto a idade do Sol não é de 4,5 biliões de anos, mas sim de 4,5 mil milhões de anos.

          • Alguém me corrija se eu estiver enganado,mas em Portugal 4,5 biliões não é a mesma coisa que 4,5 mil milhões? Obrigado.

            • Penso que isso é nos States. Por cá o bilião é milhão de milhão e não milhar de milhão.

    • Ora bem Marks…
      “Não, não é”… o quê mais concretamente? Ou o amigo está como uma trip e só lhe dá para a negação? E depois, se pretendia responder ao camarada de forum António Ladeiro, tem de reconhecer que a sua postura não é propriamente construtiva. Podia responder elucidando o caro camarada da resposta correta, isto é, do conceito de bilião em alguns países em que consideram o milhar de milhão (como nos EUA) e o outro conceito em que o bilião é milhão de milhão (ou seja mais três zeros, como é o caso de Portugal e mais adaptado à realidade dos nossos políticos).
      Agora responder com um seco “não, não é” é feio, não promove o necessário espírito de camaradagem aqui deste espaço e à beira de uma época festiva não cai bem.

      Estou a aguardar avidamente pela marcação por parte do ZAP do local e do dia do jantar de Natal até porque quero acertar algumas contas pessoalmente aí com alguns camaradas como o Eu!, o Miguel Queiroz e outras aberrações intelectuais que por aí divagam

      • Caro Nos States pá, muito obrigado pelo esclarecimento,eu pensei que actualmente em Portugal um bilião era um milhar de milhão,pois a zap diz,na resposta que deu a,——— (Caro Pedro Carneiro,
        Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
        “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.) .
        De qualquer maneira muito obrigado pela delicadeza da resposta,porque respostas como (não não é )não é mesmo nada .

  2. Uma anã branca típica tem um diâmetro aproximadamente igual ao do nosso planete e não um raio de 10 km!!!

    O Sol passará por uma fase de estrela gigante vermelha (não um gigante vermelho)!

    A duração total do Sol na sequência principal é estimada em 10 mil milhões de anos e levará mais 3 mil milhões de anos até se transformar em anã branca (gigante vermelha, ramo horizontal, ramo assimptótico das gigantes, anã branca)

  3. Só para corroborar o que diz “Nos States pá!”
    Nos States:
    1 billion=10^9 (um milhar de milhões)
    Na Europa
    1 billion= 10^12 (um milhão de milhões)

    O bilhão também existe, sim, mas é para transportar líquidos 🙂

  4. …”daqui a cerca de cinco milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol …” O certo seria…”daqui a cerca de cinco (MIL) milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol…”

  5. “Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco milhões de anos(cinco mil milhões de anos ou 5 bilhões), o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho

RESPONDER

Rússia está a sabotar desenvolvimento da vacina contra covid-19

Um grupo de hackers associado ao Kremlin está a tentar sabotar o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no ocidente. Os piratas informáticos conseguiram piratear o computador de vários investigadores. O APT29, um grupo de piratas …

Família de George Floyd apresenta queixa-crime contra Minneapolis

A família de George Floyd apresentou esta quarta-feira uma queixa-crime contra o município de Minneapolis e contra quatro polícias pela responsabilidade na morte do afro-americano às mãos da polícia, em maio, anunciaram os advogados. "Não foi …

UE reduz lista de países para reabrir fronteiras e mantém EUA e Brasil de fora

Os Estados-membros da União Europeia (UE) atualizaram, esta quinta-feira, a lista de países aos quais reabrem as fronteiras externas, mantendo de fora os Estados Unidos e o Brasil. "Na sequência da primeira revisão ao abrigo da …

24 horas depois, estátua de manifestante antirracismo em Bristol foi removida

A estátua de uma manifestante do movimento Black Lives Matter, erguida, esta quarta-feira, na cidade de Bristol, no Reino Unido, já foi removida. De acordo com o jornal The Guardian, 24 horas depois de ter sido …

Advogados continuam luta para manter declarações fiscais de Trump em segredo

Depois de o Supremo Tribunal ter determinado que os procuradores nova-iorquinos podem ter acesso às declarações de impostos do Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, os seus advogados informaram na quarta-feira que estavam a considerar …

EUA negam vistos a funcionários da Huawei que apoiem "violadores de direitos humanos"

Esta quarta-feira, o Governo norte-americano que vai impor restrições nos vistos a funcionários da Huawei e a outras empresas que os Estados Unidos vejam como apoiantes de Governos violadores de direitos humanos. Além das restrições, o …

Ventilador produzido em Portugal recebe autorização de utilização do Infarmed

O ventilador Atena, produzido em Portugal, recebeu, na terça-feira, a autorização do Infarmed para o seu uso em contexto hospitalar na luta contra a covid-19. Esta quarta-feira, numa publicação na sua página de Facebook, o CEiiA …

American Airlines avisa 25 mil trabalhadores que podem perder emprego

Os dirigentes da American Airlines escreveram a cerca de 25 mil trabalhadores da transportadora aérea para lhes comunicar que o seu emprego pode desaparecer em outubro. Os dirigentes das Companhias de aviação dos Estados Unidos admitiram …

Trump substitui diretor de campanha a menos de quatro meses das eleições

O Presidente dos Estados Unidos substituiu, esta quarta-feira, o seu diretor de campanha, perante os maus resultados nas sondagens, a menos de quatro meses das eleições. "Tenho o prazer de anunciar que Bill Stepien foi promovido …

Bristol acordou com uma nova estátua. Manifestante antirracismo substitui comerciante de escravos

Bristol acordou com uma nova estátua. Um artista britânico ergueu uma estátua de uma manifestante do movimento ‘Black Lives Matter’ no topo do pedestal na cidade inglesa antes ocupado pela estátua de um comerciante de …