Cientista aponta quantos anos de vida restam ao Sol

O Sol já viveu quase metade da sua vida, tendo uma expectativa total de aproximadamente 10 mil milhões de anos.

Isto significa que o Sol vai brilhar por cerca de mais 4,5 mil milhões de anos, detalhou Vladimir Kuznetsov, diretor do Instituto de Magnetismo Terrestre, Ionosfera e Propagação de Ondas de Rádio Pushkov.

Segundo o cientista, o Sol está agora na sequência principal de evolução das estrelas, o período em que no seu núcleo acontecem reações termonucleares, que gera a energia solar. A maior parte da vida de uma estrela – cerca de 90% – cabe exatamente na sequência principal.

“A expetativa de vida estimada do Sol é de 10 mil milhões de anos. O Sol já existe há cerca de 4,5 mil milhões e vai viver por um período aproximadamente igual“, afirmou Kuznetsov à Sputnik News.

Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco mil milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho.

De seguida, engolirá os planetas sólidos – Mercúrio, Vénus, Terra e Marte -, queimará a Terra e começará a esfriar. Depois disso, a estrela vai transformar-se numa anã branca morta com um raio de apenas 10 quilómetros e uma densidade enorme, maior do que a do metal. Em torno dessa anã vão girar os destroços dos planetas Marte, Júpiter e Saturno, explicou o cientista.

Hoje em dia, a densidade de matéria no núcleo do Sol é de aproximadamente 150 gramas por centímetro cúbico, ou seja, 150 vezes maior do que a densidade da água e cerca de 6,6 vezes maior do que a densidade do ósmio – metal mais denso na Terra.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Alguém se equivocou nessa reportagem, porquê o vida do nosso Sol é medida em bilhões de anos, não em milhões como informa a reportagem, por favor vocês são formadores de opiniões, estudem mais.

    • Caro Pedro Carneiro,
      Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
      “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.

        • O ZAP percebeu e respondeu corretamente. Em Portugal, como na maior parte do mundo, um bilião é um milhão de milhões. Portanto a idade do Sol não é de 4,5 biliões de anos, mas sim de 4,5 mil milhões de anos.

          • Alguém me corrija se eu estiver enganado,mas em Portugal 4,5 biliões não é a mesma coisa que 4,5 mil milhões? Obrigado.

            • Penso que isso é nos States. Por cá o bilião é milhão de milhão e não milhar de milhão.

    • Ora bem Marks…
      “Não, não é”… o quê mais concretamente? Ou o amigo está como uma trip e só lhe dá para a negação? E depois, se pretendia responder ao camarada de forum António Ladeiro, tem de reconhecer que a sua postura não é propriamente construtiva. Podia responder elucidando o caro camarada da resposta correta, isto é, do conceito de bilião em alguns países em que consideram o milhar de milhão (como nos EUA) e o outro conceito em que o bilião é milhão de milhão (ou seja mais três zeros, como é o caso de Portugal e mais adaptado à realidade dos nossos políticos).
      Agora responder com um seco “não, não é” é feio, não promove o necessário espírito de camaradagem aqui deste espaço e à beira de uma época festiva não cai bem.

      Estou a aguardar avidamente pela marcação por parte do ZAP do local e do dia do jantar de Natal até porque quero acertar algumas contas pessoalmente aí com alguns camaradas como o Eu!, o Miguel Queiroz e outras aberrações intelectuais que por aí divagam

      • Caro Nos States pá, muito obrigado pelo esclarecimento,eu pensei que actualmente em Portugal um bilião era um milhar de milhão,pois a zap diz,na resposta que deu a,——— (Caro Pedro Carneiro,
        Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
        “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.) .
        De qualquer maneira muito obrigado pela delicadeza da resposta,porque respostas como (não não é )não é mesmo nada .

  2. Uma anã branca típica tem um diâmetro aproximadamente igual ao do nosso planete e não um raio de 10 km!!!

    O Sol passará por uma fase de estrela gigante vermelha (não um gigante vermelho)!

    A duração total do Sol na sequência principal é estimada em 10 mil milhões de anos e levará mais 3 mil milhões de anos até se transformar em anã branca (gigante vermelha, ramo horizontal, ramo assimptótico das gigantes, anã branca)

  3. Só para corroborar o que diz “Nos States pá!”
    Nos States:
    1 billion=10^9 (um milhar de milhões)
    Na Europa
    1 billion= 10^12 (um milhão de milhões)

    O bilhão também existe, sim, mas é para transportar líquidos 🙂

  4. …”daqui a cerca de cinco milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol …” O certo seria…”daqui a cerca de cinco (MIL) milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol…”

  5. “Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco milhões de anos(cinco mil milhões de anos ou 5 bilhões), o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho

RESPONDER

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …