Cientista aponta quantos anos de vida restam ao Sol

O Sol já viveu quase metade da sua vida, tendo uma expectativa total de aproximadamente 10 mil milhões de anos.

Isto significa que o Sol vai brilhar por cerca de mais 4,5 mil milhões de anos, detalhou Vladimir Kuznetsov, diretor do Instituto de Magnetismo Terrestre, Ionosfera e Propagação de Ondas de Rádio Pushkov.

Segundo o cientista, o Sol está agora na sequência principal de evolução das estrelas, o período em que no seu núcleo acontecem reações termonucleares, que gera a energia solar. A maior parte da vida de uma estrela – cerca de 90% – cabe exatamente na sequência principal.

“A expetativa de vida estimada do Sol é de 10 mil milhões de anos. O Sol já existe há cerca de 4,5 mil milhões e vai viver por um período aproximadamente igual“, afirmou Kuznetsov à Sputnik News.

Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco mil milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho.

De seguida, engolirá os planetas sólidos – Mercúrio, Vénus, Terra e Marte -, queimará a Terra e começará a esfriar. Depois disso, a estrela vai transformar-se numa anã branca morta com um raio de apenas 10 quilómetros e uma densidade enorme, maior do que a do metal. Em torno dessa anã vão girar os destroços dos planetas Marte, Júpiter e Saturno, explicou o cientista.

Hoje em dia, a densidade de matéria no núcleo do Sol é de aproximadamente 150 gramas por centímetro cúbico, ou seja, 150 vezes maior do que a densidade da água e cerca de 6,6 vezes maior do que a densidade do ósmio – metal mais denso na Terra.

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Alguém se equivocou nessa reportagem, porquê o vida do nosso Sol é medida em bilhões de anos, não em milhões como informa a reportagem, por favor vocês são formadores de opiniões, estudem mais.

    • Caro Pedro Carneiro,
      Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
      “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.

        • O ZAP percebeu e respondeu corretamente. Em Portugal, como na maior parte do mundo, um bilião é um milhão de milhões. Portanto a idade do Sol não é de 4,5 biliões de anos, mas sim de 4,5 mil milhões de anos.

          • Alguém me corrija se eu estiver enganado,mas em Portugal 4,5 biliões não é a mesma coisa que 4,5 mil milhões? Obrigado.

            • Penso que isso é nos States. Por cá o bilião é milhão de milhão e não milhar de milhão.

    • Ora bem Marks…
      “Não, não é”… o quê mais concretamente? Ou o amigo está como uma trip e só lhe dá para a negação? E depois, se pretendia responder ao camarada de forum António Ladeiro, tem de reconhecer que a sua postura não é propriamente construtiva. Podia responder elucidando o caro camarada da resposta correta, isto é, do conceito de bilião em alguns países em que consideram o milhar de milhão (como nos EUA) e o outro conceito em que o bilião é milhão de milhão (ou seja mais três zeros, como é o caso de Portugal e mais adaptado à realidade dos nossos políticos).
      Agora responder com um seco “não, não é” é feio, não promove o necessário espírito de camaradagem aqui deste espaço e à beira de uma época festiva não cai bem.

      Estou a aguardar avidamente pela marcação por parte do ZAP do local e do dia do jantar de Natal até porque quero acertar algumas contas pessoalmente aí com alguns camaradas como o Eu!, o Miguel Queiroz e outras aberrações intelectuais que por aí divagam

      • Caro Nos States pá, muito obrigado pelo esclarecimento,eu pensei que actualmente em Portugal um bilião era um milhar de milhão,pois a zap diz,na resposta que deu a,——— (Caro Pedro Carneiro,
        Em português de Portugal, “bilhões” são “bilhas muito grandes”.
        “1 billion” (ou “um bilhão”, em português do Brasil), diz-se “mil milhões”.) .
        De qualquer maneira muito obrigado pela delicadeza da resposta,porque respostas como (não não é )não é mesmo nada .

  2. Uma anã branca típica tem um diâmetro aproximadamente igual ao do nosso planete e não um raio de 10 km!!!

    O Sol passará por uma fase de estrela gigante vermelha (não um gigante vermelho)!

    A duração total do Sol na sequência principal é estimada em 10 mil milhões de anos e levará mais 3 mil milhões de anos até se transformar em anã branca (gigante vermelha, ramo horizontal, ramo assimptótico das gigantes, anã branca)

  3. Só para corroborar o que diz “Nos States pá!”
    Nos States:
    1 billion=10^9 (um milhar de milhões)
    Na Europa
    1 billion= 10^12 (um milhão de milhões)

    O bilhão também existe, sim, mas é para transportar líquidos 🙂

  4. …”daqui a cerca de cinco milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol …” O certo seria…”daqui a cerca de cinco (MIL) milhões de anos, o balanço de forças no núcleo do Sol…”

  5. “Quando todo o hidrogénio do Sol for queimado, o hélio também começará a desaparecer, bem como os elementos químicos mais pesados. Como resultado disso, daqui a cerca de cinco milhões de anos(cinco mil milhões de anos ou 5 bilhões), o balanço de forças no núcleo do Sol mudará e o astro expandir-se-á até à órbita de Vénus, transformando-se num gigante vermelho

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …