Cientista portuguesa descobre novos fungos em animais das cavernas

Robbie Shone / sofiareboleira.weebly.com/

Ana Sofia Reboleira

Ana Sofia Reboleira

Duas novas espécies de fungos microscópicos que vivem em animais das cavernas em Portugal foram descobertos no âmbito de um projeto de investigação liderado pela cientista portuguesa no Museu de História Natural da Dinamarca.

De acordo com a bióloga Sofia Reboleira, as duas espécies descobertas em grutas do centro de Portugal são “um tipo de fungo altamente especializado que cresce exclusivamente na superfície de animais vivos”.

Descritos com os nomes científicos de Diplopodomyces lusitanipodos e Diplopodomyces veneris, os fungos têm “menos de um milímetro de comprimento” e “necessitam de condições particulares para se desenvolverem”, explicou a investigadora à agência Lusa.

Na generalidade, os fungos necessitam de humidade para se desenvolverem, uma espécie de fungo está associada a uma só espécie de hospedeiro e alguns apenas crescem em zonas específicas do corpo.

No caso particular das duas novas espécies descobertas, “ambas crescem no mesmo hospedeiro, o milpés Lusitanipus alternans (endémico do centro de Portugal), no entanto, uma das espécies cresce apenas nas estruturas reprodutoras do milpés, o que indica que a sua transmissão se dá apenas durante a cópula”, precisou a bióloga.

A descoberta foi publicada em dois artigos científicos nas revistas Mycologia e Zootaxa e resulta de um projeto de investigação liderado pela cientista portuguesa no Museu de História Natural da Dinamarca (integrado na Universidade de Copenhaga) e financiado pelo Conselho Dinamarquês para a Investigação Independente.

A investigação incide sobre a biologia dos fungos e a caracterização da sua interação com o hospedeiro, “praticamente desconhecida e uma área de estudo interessantíssima”, frisou Sofia Reboleira.

Na investigação estão a ser utilizados como modelo de estudo os milpés das cavernas portuguesas.

No entanto, o Museu de História Natural da Dinamarca alberga uma das maiores coleções mundiais de milpés e o seu estudo, desde o início deste projeto, já permitiu identificar outras novas espécies destes fungos, parte dos quais na coleção há mais de 100 anos.

Isto “reforça a importância das coleções entomológicas no desenvolvimento das ciências biológicas”, considerou a investigadora.

No caso concreto dos novos fungos, “o seu papel é pouco conhecido, bem como os seus efeitos e a natureza das substâncias que segregam”. Porém, sublinhou, o seu estudo “tem um potencial enorme na descoberta de novos antibióticos”.

O trabalho que inclui ainda a descrição de outros dois novos fungos para a ciência, descobertos em milpés cavernícolas de Espanha e Itália, tem a colaboração dos professores Henrik Enghoff, da Universidade de Copenhaga, e Sergi Santamaria, da Universidade Autónoma de Barcelona.

Com estas, sobe para 23 o número de espécies descobertas pela investigadora, que alertou para a urgência de criação de figuras de proteção para a fauna cavernícola em Portugal, “um património nacional único que, ao contrário de noutros países europeus, se encontra completamente desprotegido”.

As pressões ambientais, quer “pela destruição direta, como o caso da extração de inertes e consequente destruição das grutas”, quer “pela contaminação produzida à superfície, que se infiltra e contamina todo o ecossistema, incluindo as reservas de água subterrânea disponíveis para o consumo humano”, são alguns dos perigos para as espécies que, “ao estarem confinadas a estes ecossistemas, enfrentam perigo de extinção”, concluiu a investigadora.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …