Cientista portuguesa descobre novos fungos em animais das cavernas

Robbie Shone / sofiareboleira.weebly.com/

Ana Sofia Reboleira

Ana Sofia Reboleira

Duas novas espécies de fungos microscópicos que vivem em animais das cavernas em Portugal foram descobertos no âmbito de um projeto de investigação liderado pela cientista portuguesa no Museu de História Natural da Dinamarca.

De acordo com a bióloga Sofia Reboleira, as duas espécies descobertas em grutas do centro de Portugal são “um tipo de fungo altamente especializado que cresce exclusivamente na superfície de animais vivos”.

Descritos com os nomes científicos de Diplopodomyces lusitanipodos e Diplopodomyces veneris, os fungos têm “menos de um milímetro de comprimento” e “necessitam de condições particulares para se desenvolverem”, explicou a investigadora à agência Lusa.

Na generalidade, os fungos necessitam de humidade para se desenvolverem, uma espécie de fungo está associada a uma só espécie de hospedeiro e alguns apenas crescem em zonas específicas do corpo.

No caso particular das duas novas espécies descobertas, “ambas crescem no mesmo hospedeiro, o milpés Lusitanipus alternans (endémico do centro de Portugal), no entanto, uma das espécies cresce apenas nas estruturas reprodutoras do milpés, o que indica que a sua transmissão se dá apenas durante a cópula”, precisou a bióloga.

A descoberta foi publicada em dois artigos científicos nas revistas Mycologia e Zootaxa e resulta de um projeto de investigação liderado pela cientista portuguesa no Museu de História Natural da Dinamarca (integrado na Universidade de Copenhaga) e financiado pelo Conselho Dinamarquês para a Investigação Independente.

A investigação incide sobre a biologia dos fungos e a caracterização da sua interação com o hospedeiro, “praticamente desconhecida e uma área de estudo interessantíssima”, frisou Sofia Reboleira.

Na investigação estão a ser utilizados como modelo de estudo os milpés das cavernas portuguesas.

No entanto, o Museu de História Natural da Dinamarca alberga uma das maiores coleções mundiais de milpés e o seu estudo, desde o início deste projeto, já permitiu identificar outras novas espécies destes fungos, parte dos quais na coleção há mais de 100 anos.

Isto “reforça a importância das coleções entomológicas no desenvolvimento das ciências biológicas”, considerou a investigadora.

No caso concreto dos novos fungos, “o seu papel é pouco conhecido, bem como os seus efeitos e a natureza das substâncias que segregam”. Porém, sublinhou, o seu estudo “tem um potencial enorme na descoberta de novos antibióticos”.

O trabalho que inclui ainda a descrição de outros dois novos fungos para a ciência, descobertos em milpés cavernícolas de Espanha e Itália, tem a colaboração dos professores Henrik Enghoff, da Universidade de Copenhaga, e Sergi Santamaria, da Universidade Autónoma de Barcelona.

Com estas, sobe para 23 o número de espécies descobertas pela investigadora, que alertou para a urgência de criação de figuras de proteção para a fauna cavernícola em Portugal, “um património nacional único que, ao contrário de noutros países europeus, se encontra completamente desprotegido”.

As pressões ambientais, quer “pela destruição direta, como o caso da extração de inertes e consequente destruição das grutas”, quer “pela contaminação produzida à superfície, que se infiltra e contamina todo o ecossistema, incluindo as reservas de água subterrânea disponíveis para o consumo humano”, são alguns dos perigos para as espécies que, “ao estarem confinadas a estes ecossistemas, enfrentam perigo de extinção”, concluiu a investigadora.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …