Cientista cria biocomputador com bolor que faz música

@bio_computer / Twitter

Cientista Eduardo Miranda criou biocomputador programado com bolor que faz música.

Um dueto de piano entre um homem e um computador programado com bolor. Eis o resultado do projecto de Eduardo Miranda, compositor e investigador em Inteligência Artificial, que comprova a sua tese de que podemos programar computadores com matérias vivas.

Após mais de um ano de pesquisa, este cientista brasileiro que lidera o Centro para a Pesquisa em Música Computadorizada da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, criou “uma máquina de música sem precedentes”, conforme o próprio salienta no Vimeo, onde dá a conhecer a sua “música de biocomputador”.

Eduardo Miranda destaca que este biocomputador foi construído em laboratório e “baseado em organismos programáveis cultivados em placas de circuito que são capazes de desenvolver os seus próprios circuitos”.

Ele e a sua equipa utilizaram o fungo “Physarum polycephalum”, também denominado como bolor limoso, e que habitualmente se encontra em zonas húmidas e pouco iluminadas nas florestas. E concluíram que o bolor pode tornar-se numa “componente eléctrica em constante evolução”, cita o site Wired, notando que constataram que, quando cultivado em placas de circuito, pode guardar informação sobre cargas eléctricas como se fosse um verdadeiro “chip” de memória.

E quanto a este dueto improvável, quando Eduardo Miranda carrega numa tecla do piano, o biocomputador responde com um tilintar que se prolonga como um eco. Em termos práticos, o que acontece é que os dados sobre as notas tocadas são enviados para um computador, por via de um microfone, que “traduz os sons para sinais eléctricos que são enviados para o biocomputador”, nota o Wired.

É então que o bolor processa esses sinais eléctricos, devolvendo a informação ao computador que cria as voltagens que, por sua vez, provocam electroímanes que pairam acima das cordas do piano, propiciando a sua vibração e o som ondulante que se ouve no vídeo, conforme explica o site.

Eduardo Miranda repara ainda no facto de ser impossível controlar o que vai sair do outro lado e sublinha que “é quase como se estivesse a interagir com um ser vivo senciente”. “Mas, no final das contas, é uma máquina”, refere, citado pelo Wired.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas preveem mais birras e frustrações nas crianças durante o novo confinamento

A falta das brincadeiras e da socialização, aliadas a um aumento da exposição aos ecrãs, podem originar mais birras, desentendimentos e frustrações das crianças e jovens que regressam a casa para um novo confinamento, asseguram …

Musk oferece prémio de 100 milhões por tecnologia para capturar carbono

Elon Musk lançou um novo desafio: O CEO da Tesla e da SpaceX vai oferecer um prémio de 100 milhões de dólares a quem projetar uma tecnologia eficaz de captura de carbono. Elon Musk sabe que, …

PSP multou 406 pessoas (e deteve 16) este fim de semana

A PSP deteve, durante o passado fim de semana, 16 pessoas e multou 406 por incumprimento do dever geral de recolhimento, num total de 621 operações de fiscalização. Dos detidos, “dez foram por desobediência ao …

SpaceX envia recorde de 143 satélites e cinzas humanas num único foguete

A SpaceX enviou no domingo um recorde de 143 satélites num único foguete, como parte do novo programa de carga partilhada entre empresas a um custo mais baixo, entre elas a funerária Celestis, que mandou …

Viagens de residentes caíram 84,8% para fora e 18,5% em Portugal no 3.º trimestre de 2020

As viagens turísticas de residentes em Portugal diminuíram 84,8% com destino ao estrangeiro e 18,5% em território nacional, no terceiro trimestre de 2020, em termos homólogos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo as …

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …