Cientista calcula quando é que os dias na Terra vão ter 25 horas

-

Dados científicos recolhidos graças a um dispositivo instalado na Lua pelas missões Apolo permitem calcular quando é que a Terra vai ter 25 horas por dia. Mas não se apoquente demasiado – quando isso acontecer, não é certo que a raça humana ande por cá.

O exercício de previsão do alongamento dos dias na Terra foi realizado feito pela astrofísica britânica Jillian Scudder, da Universidad de Sussex, no Reino Unido, num artigo para a revista Forbes.

Segundo a cientista, todos os anos a Lua desacelera a rotação da Terra, recebendo um pouco mais de energia do nosso planeta e afastando-se gradualmente dele.

Este movimento só é detectável através do dispositivo instalada na Lua pelas missões Apolo, especialmente pelo retro-reflector da matriz Lunar Laser Ranging Experiment, que permite aos cientistas apontar-lhe um raio laser a partir da Terra, e medir o tempo que demora a voltar depois de reflectido na no espelho instalado na Lua.

Este dispositivo permitiu apurar que, nos últimos 100 anos, a rotação da Terra abrandou cerca de 0,0014 segundos, conforme escreve Jillian Scudder no seu artigo.

Outro modo de apurar aquele desaceleramento é através do registo dos eclipses solares que apontam que, a cada Século, a Terra terá abrandado a rotação em 0,0025 segundos.

Assim, “para extrapolar para o futuro”, a astrofísica britânica tem em conta o resultado médio daqueles dois números, ou seja, 0,002 segundos, o que permite calcular que, para abrandar a rotação da Terra em 0,5 segundos, são precisos 25 mil anos.

Uma vez que uma hora tem 3.600 segundos, para travar o movimento da Terra em apenas uma hora, será preciso esperar 180 milhões de anos, diz Jillian Scudder.

“De vez em quando, um poderoso terramoto atacará, algures, na Terra e as notícias vão reportar que os dias do planeta encolheram de novo – mas este efeito é ainda mais pequeno do que o da Lua”, garante a astrofísica.

Scudder lembra o terramoto de 9.0 que abalou o Japão, há poucos anos, e nota que este só encurtou a duração dos nossos dias num micro-segundo – “um efeito mil vezes mais pequeno do que o abrandar dos nossos dias promovido pela Lua”, constata.

Deste modo, “seriam precisos mil terramotos tão fortes como aquele, num Século, de modo a cancelar o que a Lua está a fazer à distância”, conclui Jillian Scudder.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal da UE condena três Estados-membros por negarem asilo a refugiados

O Tribunal Superior da União Europeia (UE) condenou a Polónia, a Hungria e a República Checa por violarem a lei europeia ao não darem asilo aos refugiados que chegavam do sul da Europa, que fugiam …

Testes massivos (e alguma "sorte") podem explicar a baixa letalidade da Alemanha

Testes massivos e alguma "sorte" podem explicar a baixa letalidade da pandemia da covid-19 na Alemanha que, apesar de ter já registado mais de 80.000 casos positivos, lamenta apenas 1.100 vítimas mortais. Comparativamente a outros países …

FC Porto declarado campeão? "Seria uma bomba atómica", diz Bruno de Carvalho

O antigo presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, considera que seria uma como uma "bomba atómica" se o campeonato português de futebol fosse dado como terminado e o FC Porto, líder da competição, fosse declarado …

Um milhão de assinaturas apoia apelo da ONU para cessar-fogo mundial

Uma petição lançada pela ONG Avaaz, em apoio ao apelo da ONU para um cessar-fogo mundial, devido à pandemia de covid-19, atingiu, esta quinta-feira, um milhão de assinaturas, numa altura em que os conflitos não …

Premier League afasta regresso da competição em maio

A Liga inglesa de futebol adiou esta sexta-feira o recomeço para uma altura em que seja apenas “seguro e apropriado” fazê-lo, devido à pandemia do Covid-19, descartando a possibilidade de o regresso da competição acontecer …

Trump anunciou acordo com Arábia Saudita que fez disparar petróleo. Mas Rússia desmente

O Kremlin desmentiu esta quinta-feira mensagens do Presidente norte-americano, Donald Trump, prometendo uma redução da produção saudita e russa de petróleo, que provocaram uma subida forte das cotações, o que compromete aquele crescimento. Em Nova Iorque, …

Mais de 100 detenções e 1126 pessoas barradas na fronteira

Cento e oito detenções foram feitas nos primeiros 15 dias do estado de emergência devido à covid-19 e mais de mil entradas foram recusadas no país através das fronteiras com Espanha, revelou o ministro da …

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril. Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia …

UGT quer garantia de pagamento do subsídio de refeição em teletrabalho

A UGT propõe uma alteração legislativa que garanta o pagamento do subsídio de refeição em regime de teletrabalho e pede ao Governo que intervenha já para “pôr cobro imediato às situações injustas” que se estão …

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …