Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

Alex Hofford / EPA

He Jiankui apresentou o seu trabalho durante a conferência

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna.

Esta segunda-feira, a equipa de investigação da província de Cantão anunciou os resultados preliminares da averiguação desencadeada após o anúncio do cientista chinês He Jiankui que, em novembro, reclamou ter editado geneticamente os primeiros dois bebés.

O grupo de trabalho criado pela Comissão de saúde confirmou a existência dos bebés e concluiu que o investigador “desafiou as proibições do Governo chinês“, agindo em busca de “fama e fortuna”. A universidade onde He Jiankui dava aulas já anunciou que rescindiu contrato com o cientista, avança o Público.

Desta forma, com base nas conclusões do grupo de trabalho, a Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul da China, em Shenzhen, divulgou uma declaração pública no seu site na qual informa que decidiu rescindir o contrato de trabalho do cientista, com efeito imediato, ficando He Jiankui impedido de exercer ali qualquer atividade de ensino ou investigação.

Segundo a equipa de trabalho, o cientista “evitou intencionalmente a supervisão do seu trabalho, angariou fundos e organizou um grupo de investigadores por conta própria para realizar a edição genética de embriões humanos destinados à reprodução, que é explicitamente proibida”, adianta a agência de notícias estatal Xinhua.

Em novembro do ano passado, o professor associado da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul afirmou que os primeiros bebés geneticamente editados do mundo tinham nascido com a sua ajuda, referindo ainda que o ADN foi alterado para evitar que contraíssem HIV.

A equipa confirmou que o cientista iniciou a sua investigação em junho de 2016 com uma equipa de cientistas que incluía alguns “membros estrangeiros” e que “conduziu as atividades de edição de genes usando tecnologias sem garantia de segurança e eficácia”.

He Jiankui conseguiu recrutar oito casais de voluntários com um certificado falso de aprovação ética na mão. O grupo de trabalho confirmou duas mulheres grávidas – uma que terá dado à luz as gémeas Lulu e Nana e outra que ainda se encontra grávida -, um casal que desistiu da experiência e outros cinco que não terão conseguido conceber.

As atividades violaram seriamente princípios éticos e integridade científica e violaram regulamentos relevantes da China, de acordo com a investigação”, lê-se no comunicado, que adianta apenas que os responsáveis “receberão punição de acordo com as leis e regulamentos”, sem especificar.

O comunicado adianta ainda que tanto os bebés como as mulheres grávidas vão receber todos os cuidados e observação médica através de regulares visitas de acompanhamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …