Ciência desvenda o mistério do irmão mais velho mais inteligente

Investigadores da Universidade de Leipzig, na Alemanha, analisaram o comportamento de dezenas de milhares de pessoas para tentar descobrir se a ordem de nascimento de uma criança tem influência na sua inteligência e sua personalidade.

Os cientistas contaram com 20 mil pessoas do Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos para verificar o quanto eram neuróticas, extrovertidas, abertas e simpáticas, concluindo que a personalidade não é afetada pela ordem de nascimento.

No entanto, o estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, observou uma pequena diferença na inteligência – os irmãos mais velhos tendem a ser ligeiramente mais inteligentes do que os irmãos mais jovens.

Os investigadores também descobriram que há diferenças na maneira como os irmãos pensam. Os mais velhos têm uma probabilidade maior de concordar com afirmações como “sou rápido para entender as coisas” do que os irmãos mais novos.

Estas pessoas também tinham uma probabilidade maior de dizer que acharam fácil compreender ideias abstratas e que tinham um vocabulário mais rico do que os irmãos mais novos.

Apesar de as razões para essas conclusões não estarem claras, pesquisas anteriores sugerem que podem estar ligadas ao estatuto social do filho mais velho dentro da família do que a mudanças biológicas ocorridas no útero da mãe.

Saúde

Outra característica que o estudo mostrou é relativa à saúde: os filhos mais novos parecem ser mais saudáveis que os mais velhos.

Vários outros estudos já analisaram a relação entre a ordem de nascimento e a incidência de diabetes tipo 1. Cientistas observaram que os filhos que nasceram depois, em segundo lugar, terceiro ou depois, apresentavam risco mais reduzido da doença quando comparados aos filhos que nasceram primeiro.

Especialistas sugerem que isto é causado por mudanças no útero da mãe ou devido a experiências depois do nascimento, como um atraso na exposição da criança mais velha à infecções.

Os irmãos mais novos têm mais probabilidade de serem expostos a uma maior variedade de vírus e bactérias, mais cedo que os irmãos velhos, pois os mais velhos trazem estas doenças para casa quando voltam da escola.

Segundo as hipóteses dos investigadores, isto pode estimular o sistema imunitário dos mais novos e reduzir o risco de as defesas destas crianças atacarem de forma incorreta – o que resultaria em doenças autoimunes como diabetes tipo 1.

Sexualidade

Outra característica mostrada pela pesquisa é que homens com irmãos mais velhos têm mais probabilidades de serem homossexuais. O efeito, de acordo com cientistas, é conhecido como “fenómeno do irmão mais velho”: cada irmão mais velho aumenta um pouco a probabilidade de o irmão mais novo se sentir atraído por homens.

O professor Tony Bogaert, da Universidade Brock no Canadá, é um dos cientistas que observou primeiro o fenómeno e acredita que isto é um efeito biológico.

“Cada irmão mais velho, na verdade, muda o útero de alguma forma. E acreditamos que a explicação mais plausível tem a ver com a resposta imunitária materna”, afirmou.

Fetos masculinos produzem um tipo particular de proteína no útero que ajuda na formação dos órgãos genitais masculinos. Mas, quando esta proteína é produzida, o corpo da mãe responde produzindo anticorpos.

Este é um processo natural e não é perigoso nem para a mãe e muito menos para o bebé. Mas significa que na próxima gravidez estes anticorpos são produzidos mais rapidamente se o próximo feto também for menino.

O resultado, segundo os cientistas: ter irmãos mais velhos significa que um feto masculino pode ter sido exposto mais rapidamente a estes anticorpos da mãe. Segundo o professor Bogaert esta resposta imunitária explica o “fenómeno do irmão mais velho”.

No entanto, esta resposta imunitária é apenas um dos muitos fatores que influenciam a sexualidade dos homens.

Características como a inteligência e a sexualidade são determinadas por uma série de fatores interligados, como o tamanho da família, a idade da mãe na época do nascimento dos filhos e, claro, a genética.

Isto significa que encontrar uma relação entre inteligência, sexualidade e a ordem de nascimento dos filhos é extremamente difícil, e são ainda necessários estudos alargados para descobrir como é que estas influências subtis funcionam.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …

Nova ponte que vai ligar Porto e Gaia custa 21 milhões e terá oito acessos

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado "muito em breve", disse o autarca …

A tinta mais branca de sempre pode ajudar na luta pelo clima

A tinta mais branca já desenvolvida até agora reflete 98.1% da luz, podendo ser uma boa aliada no combate às alterações climáticas. No ano passado, uma equipa de cientistas desenvolveu uma tinta ultra-branca que atingiu uma …

Dois milhões com primeira dose esta terça-feira. Centros de vacinação precisam de mais 1.700 profissionais

Portugal deve atingir nesta terça-feira a marca dos dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose de vacina contra a covid-19, adiantou esta segunda-feira a task force responsável pelo plano de vacinação. "Estima-se que, até …

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …