Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para “comunidades de passagem” – pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui – à medida que mais pessoas começam a fazer trabalho remoto.

Um novo artigo publicado no Journal of the American Planning Association mostra que as populações nessas comunidades já estavam a crescer antes da covid-19 chegar, levando a alguns problemas tradicionalmente considerados como questões urbanas, como falta de moradias, disponibilidade de transportes públicos, congestionamento e desigualdade de renda.

Embora a pandemia de covid-19 tenha acelerado o atrito, o estudo sugere que os planeadores urbanos podem ajudar a ajustar os lugares, de acordo com o Fast Company.

Houve um aumento drástico no trabalho remoto desde março. Agora, quase 60% dos trabalhadores trabalham remotamente em tempo integral ou parcial, de acordo com um inquérito recente do Gallup. E quase dois terços dos trabalhadores que trabalham remotamente gostariam de continuar a fazê-lo.

Esta situação daria aos trabalhadores muito mais flexibilidade quando se trata de escolher onde querem viver.

As comunidades de passagem no oeste dos Estados Unidos já estavam a sentir uma tensão, de acordo com Danya Rumore, professora assistente da Universidade de Utah que liderou o estudo.

A investigação analisou cidades com menos de 25 mil habitantes, que estavam a menos de 16 quilómetros de um parque nacional, monumento, floresta, lago ou rio, e a pelo menos 24 quilómetros de uma área urbana designada pelo censo. Os investigadores identificaram 1.522 cidades que se encaixam nessa descrição, conduziram entrevistas detalhadas com funcionários públicos de 25 dessas comunidades e, em seguida, entrevistaram outros 333 trabalhadores.

“Um dos resultados mais impressionantes é até que ponto a acessibilidade da habitação e as questões de custo de vida são uma preocupação nas comunidades de passagem em todo o oeste”, disse Rumore. “Mais de 80% dos entrevistados da pesquisa de cidades de todas as formas e tamanhos disseram que a acessibilidade da moradia é moderada a extremamente problemática para a sua comunidade.”

As segundas residências e os alugueres de curto prazo foram os principais motivos de preocupação. “A força de trabalho local é simplesmente reduzida. As pessoas que trabalham aqui já não podem dar ao luxo de trabalhar aqui”, disse um diretor de desenvolvimento comunitário.

Lugares como Sandpoint, Idaho, que está localizado num lago e perto de uma popular estação de esqui, já começaram a ver um aumento da migração nos últimos 5 a 10 anos. Agora, está a preparar-se para ainda mais trabalhadores remotos devido à pandemia de covid-19.

A questão é se se podem adaptar aos desafios das grandes cidades mencionados e desenvolver-se de forma sustentável. Muitos estão a experimentá-lo de uma variedade de formas possíveis, como incentivar unidades habitacionais acessórias (pequenas habitações secundárias em propriedades existentes), diminuir o uso da terra e os regulamentos de zoneamento, desenvolver terras públicas para moradias acessíveis e aumentar o acesso aos transportes públicos e ciclovias.

No entanto, muitas das comunidades carecem de pessoal e recursos – especialmente numa crise. Um entrevistado no estudo reconheceu que a sua comunidade estava num grande período de crescimento e precisava de ficar à frente da curva, mas “não tínhamos diretrizes de design em vigor.”

Assim, foi lançado o Gateway and Natural Amenity Region Initiative (GNAR), que vai fornecer um kit de ferramentas online, que fornecerá informações básicas de planeamento urbano que estes comunidades precisam, como estudos de caso e modelos de decretos.

Embora o nome “Cidade Zoom” seja uma piscadela para o passado, os investigadores escreveram que estas pequenas comunidades com problemas de grandes cidades podem ser uma espreitela para o futuro, como “laboratórios valiosos para novas abordagens de planeamento e inovação no planeamento”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022

A dois dias da votação na generalidade, Jerónimo de Sousa anuncia que o PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022 na generalidade. Com o Bloco de Esquerda a votar contra, o PS …

Domingo "gordo": os 18 resultados de um dia agitado no futebol

Muitos golos, muitos empates. Barcelona-Real estranho, José Mourinho expulso e Rui Vitória a sofrer uma goleada nunca vista. Tínhamos deixado aqui o aviso: o dia 24 de Outubro iria ser um "domingo gordo" no futebol. Foram …

Luis Marques Mendes

Não viabilizar o OE2022 seria "suicídio eleitoral" para o PCP

O Orçamento do Estado não parece ter a aprovação garantida e foi um tema inevitável no comentário de Luís Marques Mendes neste domingo à noite, na SIC. O comentador político considera que a intenção de o …

Ricciardi quer criar banco para regenerar nome da família Espírito Santo

José Maria Ricciardi diz que vai tentar criar um novo banco para "regenerar o nome da família Espírito Santo", baseado num conceito diferente dos bancos clássicos. Em entrevista ao jornal Público, José Maria Ricciardi, ex-administrador do …

Manchester United 0-5 Liverpool: o "mimado" Cristiano deveria ter sido expulso

Resultado histórico, mesmo raro em vários aspectos. "Batemos no fundo", admitiu Solskjær. Pogba foi expulso, Cristiano Ronaldo quase. O resultado deste jogo chegava para escrever uma notícia. O jogo de futebol mais aguardado no Reino Unido, …

O avançado Beto na sua apresentação na Udinese.

De trabalhador do KFC a "Haaland português". Pelo meio, Beto esteve para desistir do futebol

Agora a fazer tremer os defesas adversários em Itália, Beto teve uma vida e carreira atribuladas. Chegou a trabalhar no KFC e "por sorte" não deixou o futebol. Foi um salto gigante, mas não maior do …

Abdalla Hamdok, primeiro-ministro do Sudão

Golpe de Estado no Sudão. Primeiro-ministro e outros líderes detidos e internet cortada em todo o país

A internet e a rede telefónica estão a sofrer cortes no Sudão, que já sofreu uma tentativa de golpe de Estado há poucas semanas. Vários ministros, incluindo o primeiro-ministro Abdalla Hamdok, foram detidos. Depois de semanas …

Rui Rio, presidente do PSD

Entre risco e recompensa, direita mantém-se incerta perante chumbo do Orçamento

A esquerda arrisca perder votos caso suceda um cenário de eleições antecipadas com um eventual chumbo do OE. À direita, por sua vez, paira a incerteza. O cenário tem sido equacionado frequentemente nos últimos tempos. Anda …

Sporting está no pódio dos melhores clubes de formação (com Benfica à porta)

O Ajax é o clube com mais jogadores da sua formação a atuar nas 31 principais divisões europeias. O Sporting surge no terceiro posto, Benfica no oitavo e FC Porto no 16.º. O Observatório do Futebol …

Ministro alemão diz que "é legítimo" proteger fronteiras com muros

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, considerou que "é legítimo" querer proteger as fronteiras, numa altura em que Estados europeus exigem a ajuda da UE para erguer muros que evitem a entrada de migrantes. A …