Trabalhadores remotos estão a encher pequenas cidades (que agora têm os problemas das grandes)

A pandemia de covid-19 está a levar a um novo fenómeno: a migração para “comunidades de passagem” – pequenas cidades próximas a grandes terras e estações de esqui – à medida que mais pessoas começam a fazer trabalho remoto.

Um novo artigo publicado no Journal of the American Planning Association mostra que as populações nessas comunidades já estavam a crescer antes da covid-19 chegar, levando a alguns problemas tradicionalmente considerados como questões urbanas, como falta de moradias, disponibilidade de transportes públicos, congestionamento e desigualdade de renda.

Embora a pandemia de covid-19 tenha acelerado o atrito, o estudo sugere que os planeadores urbanos podem ajudar a ajustar os lugares, de acordo com o Fast Company.

Houve um aumento drástico no trabalho remoto desde março. Agora, quase 60% dos trabalhadores trabalham remotamente em tempo integral ou parcial, de acordo com um inquérito recente do Gallup. E quase dois terços dos trabalhadores que trabalham remotamente gostariam de continuar a fazê-lo.

Esta situação daria aos trabalhadores muito mais flexibilidade quando se trata de escolher onde querem viver.

As comunidades de passagem no oeste dos Estados Unidos já estavam a sentir uma tensão, de acordo com Danya Rumore, professora assistente da Universidade de Utah que liderou o estudo.

A investigação analisou cidades com menos de 25 mil habitantes, que estavam a menos de 16 quilómetros de um parque nacional, monumento, floresta, lago ou rio, e a pelo menos 24 quilómetros de uma área urbana designada pelo censo. Os investigadores identificaram 1.522 cidades que se encaixam nessa descrição, conduziram entrevistas detalhadas com funcionários públicos de 25 dessas comunidades e, em seguida, entrevistaram outros 333 trabalhadores.

“Um dos resultados mais impressionantes é até que ponto a acessibilidade da habitação e as questões de custo de vida são uma preocupação nas comunidades de passagem em todo o oeste”, disse Rumore. “Mais de 80% dos entrevistados da pesquisa de cidades de todas as formas e tamanhos disseram que a acessibilidade da moradia é moderada a extremamente problemática para a sua comunidade.”

As segundas residências e os alugueres de curto prazo foram os principais motivos de preocupação. “A força de trabalho local é simplesmente reduzida. As pessoas que trabalham aqui já não podem dar ao luxo de trabalhar aqui”, disse um diretor de desenvolvimento comunitário.

Lugares como Sandpoint, Idaho, que está localizado num lago e perto de uma popular estação de esqui, já começaram a ver um aumento da migração nos últimos 5 a 10 anos. Agora, está a preparar-se para ainda mais trabalhadores remotos devido à pandemia de covid-19.

A questão é se se podem adaptar aos desafios das grandes cidades mencionados e desenvolver-se de forma sustentável. Muitos estão a experimentá-lo de uma variedade de formas possíveis, como incentivar unidades habitacionais acessórias (pequenas habitações secundárias em propriedades existentes), diminuir o uso da terra e os regulamentos de zoneamento, desenvolver terras públicas para moradias acessíveis e aumentar o acesso aos transportes públicos e ciclovias.

No entanto, muitas das comunidades carecem de pessoal e recursos – especialmente numa crise. Um entrevistado no estudo reconheceu que a sua comunidade estava num grande período de crescimento e precisava de ficar à frente da curva, mas “não tínhamos diretrizes de design em vigor.”

Assim, foi lançado o Gateway and Natural Amenity Region Initiative (GNAR), que vai fornecer um kit de ferramentas online, que fornecerá informações básicas de planeamento urbano que estes comunidades precisam, como estudos de caso e modelos de decretos.

Embora o nome “Cidade Zoom” seja uma piscadela para o passado, os investigadores escreveram que estas pequenas comunidades com problemas de grandes cidades podem ser uma espreitela para o futuro, como “laboratórios valiosos para novas abordagens de planeamento e inovação no planeamento”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …

Jogos da última jornada da Liga NOS vão ter adeptos nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quarta-feira, que os jogos da última jornada da I Liga vão poder ter público nas bancadas. "Os jogos da última jornada da Liga NOS vão ter público nas …

"Mudou radicalmente". Diretor da PJ diz que Rui Pinto está a colaborar com a Justiça

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, enfatizou esta quarta-feira a importância da colaboração estabelecida com Rui Pinto e sublinhou que o principal arguido do processo Football Leaks "mudou radicalmente" de atitude há …

Pessoas sem-abrigo vão poder indicar autarquias como morada

Os portugueses sem endereço postal físico vão poder indicar a morada de uma autarquia, de um serviço local da Segurança Social ou de uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos quando fazem o cartão …

Marcelo sobre festejos do Sporting: "Quem deve prevenir não conseguiu prevenir"

O Presidente da República defendeu, esta quarta-feira, que "quem deve prevenir" aglomerados de pessoas como os dos festejos do Sporting, em Lisboa, "não conseguiu prevenir", esperando que tal "não tenha custos" para a saúde pública …

Em 2040, reformas vão cair para metade em Portugal

A Comissão Europeia prevê que, até 2040, os pensionistas passem a viver com pouco mais de metade do salário que tinham. Discrepância entre os últimos rendimentos do trabalho e as pensões de reforma dos portugueses …

Bruxelas piora previsões para défice português, mas melhora as do desemprego

A Comissão Europeia piorou hoje em duas décimas as previsões para o défice português, esperando um saldo negativo das contas públicas de 4,7% este ano. Contudo, melhorou as da dívida pública em três pontos percentuais, …

Barcelona empata com o Levante e "despede-se" do título espanhol

O FC Barcelona deu hoje um gigante passo atrás na corrida ao título espanhol de futebol, ao empatar 3-3 no reduto do Levante, depois de estar a ganhar por 2-0 e 3-2, em encontro da …