Há uma cidade subterrânea tão grande que demorará 50 anos a ser revelada

b00nj / Flickr

Tiwanaku, na Bolívia

Uma equipa de arqueólogos bolivianos descobriu uma cidade subterrânea, do período pré-inca, que é tão grande que os especialistas acreditam que as escavações podem durar 50 anos.

Arqueólogos bolivianos descobriram uma cidade subterrânea, do período pré-inca, em Tiwanaku, na Bolívia. A cidade tem uma extensão tal que os especialistas acreditam que as escavações podem durar, pelo menos, 50 anos, anunciou o Ministério da Cultura boliviano.

“Com novos dados obtidos com a ajuda de tecnologia evoluída foi encontrada uma cidadela pré-hispânica fora do perímetro arqueológico, onde foi detetada uma praça subterrânea e duas plataformas daquilo que é considerado ser uma pirâmide“, revelou o ministério.

A descoberta foi feita durante os trabalhos de conservação e preservação de Tiwanaku, classificado como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2000, adianta o Jornal de Notícias.

Julio Condori, responsável pelo Centro de Investigação Arqueológica, Antropológica e Administrativa de Tiwanaku, afirmou que as principais escavações “serão feitas no sudoeste e no norte, com o objetivo de confirmar os dados recolhidos”.

Em caso de confirmação, esta descoberta arqueológica irá obrigar a repensar a ideia de que Tiwanaku era apenas um centro cerimonial, de modo a considerá-lo também uma cidade pré-hispânica.

Localizado a 71 quilómetros de La Paz, o complexo de cerimónias de Tiwanaku conta com os templos construídos em honra de Kalasasaya e Puma Punku e acolhe ainda a Porta de Sol, a Pirâmide de Akapana e vários monólitos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …