/

Há uma cidade portuguesa nas 10 melhores para se viver na Europa (e não é Lisboa ou Porto)

3

Câmara Municipal de Braga

Sé Catedral de Braga

Braga ocupa o nono lugar num ranking da União Europeia, com uma taxa de satisfação de 94%. Zurique é a cidade no topo da lista.

Um relatório recente da Comissão Europeia fez uma lista das cidades europeias com melhor qualidade de vida. O relatório, com umas robustas 112 páginas, é o resultado de um inquérito realizado de janeiro a abril de 2023, abrangendo as opiniões de 71,153 residentes de 83 cidades.

As cidades incluídas não se limitam apenas aos estados-membros da UE e incluem ainda cidades em países da Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), no Reino Unido, nos Balcãs Ocidentais e na Turquia.

As descobertas indicam que aproximadamente 90% dos inquiridos estão satisfeitos com a vida na sua cidade, uma ligeira descida em relação aos resultados do inquérito de 2019.

A lista arranca com Cluj-Napoca, a segunda cidade mais populosa da Roménia, que é também um grande centro comercial e tecnológico no país. 94% dos seus residentes estão satisfeitos com a qualidade de vida, com 73% a realçar a robustez das ofertas de trabalho.

Em nono lugar, encontrámos a única cidade portuguesa do top 10 — e não é Lisboa nem o Porto. Braga, que foi corada como o melhor destino europeu em 2021, conta com 94% de residentes felizes com a sua vida.

Um dos principais factores realçados pelos bracarenses é o acolhimento dos imigrantes. Neste parâmetro específico, Braga ocupa a terceira posição do ranking da UE (89%), depois de Cardiff (95%) e Lisboa (90%). A cidade minhota fica ainda em terceiro lugar relativamente às suas condições para os jovens casais terem filhos e no nono lugar das listas referentes à segurança e à qualidade de vida dos idosos.

No oitavo lugar do ranking geral, surge Rostock, na Alemanha, com uma taxa de satisfação de 94%. Em sétimo, aparece a primeira cidade que não fica na UE, com Genebra, na Suíça, onde 95% dos residentes são felizes.

Em sexto, aparece Estocolmo, com a capital sueca a ter um taxa de satisfação de 95%. Gdańsk, na Polónia, aparece em quinto, também com uma taxa de satisfação de 95%. A Alemanha volta a aparecer no quarto lugar, com Leipzig — novamente com 95% dos residentes a relatarem que são felizes.

No pódio, Copenhaga, na Dinamarca, alcança o terceiro lugar, com uma taxa de satisfação de 96%. Groningen, nos Países Baixos fica no segundo lugar, com 96% dos seus habitantes a mostrarem-se felizes.

Em primeiro lugar, surge novamente uma cidade suíça. Zurique consegue uma impressionante taxa de satisfação de 97%, com os residentes a aprovarem quase todos os aspectos da vida urbana, desde as finanças, os transportes públicos e os cuidados de saúde. O único problema parece ser a habitação, com apenas 11% dos habitantes a considerarem que é acessível.

ZAP //

3 Comments

  1. Não é certamente para os portugueses que nem dinheiro para pagar um aluguer mensal de um quarto têm quanto mais uma casa a preços altamente inflaccionados. Portugal está no fundo do poço.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.