Cidade perdida no fundo do mar foi, afinal, criada por gás pré-histórico

University of East Anglia

Dolomites no fundo do mar na Grécia

As supostas ruínas de uma cidade submersa, na costa da ilha grega de Zakynthos, são afinal, resultado de um fenómeno geológico que terá ocorrido há cinco milhões de anos, com a libertação de gás metano, no fundo do mar.

Um grupo de mergulhadores acreditou ter encontrado vestígios de uma civilização perdida do período helénico, quando, em 2013, se deparou com estruturas daquilo que parecia ter sido uma cidade, nas costas da ilha grega Zakynthos, nas águas do Mediterrâneo.

Mas os estudos efectuados a esses vestígios revelam que não têm nada de arqueológico e que não foram feitos pelo homem. Resultam antes de uma fuga de gás que terá ocorrido há mais de 5 milhões de anos, na era do Plioceno, conforme se salienta no artigo publicado no jornal científico Marine Petroleum Geology.

Em causa está um fenómeno geológico, conhecido como concreção, que ocorre quando o gás metano escapa de uma falha e sobe através do sedimento no fundo do mar.

“Descobrimos que a distribuição linear desta concreção em forma de donut é, provavelmente, resultado de uma falha do sub-solo que não rompeu totalmente a superfície do leito do mar. A falha permitiu que gases, particularmente o metano, escapassem das profundezas”, explica o investigador que liderou o estudo, o professor Julian Andrews, da Universidade de East Anglia, no Reino Unido.

Andrews acrescenta que os micróbios alojados no sedimento do fundo do mar “usam o carbono no metano como combustível”. “A oxidação do metano provocada pelos micróbios muda então, a química do sedimento, formando um tipo de cimento natural conhecido para os geólogos como concreção”, salienta o professor.

No caso da suposta cidade grega submersa, o tipo de cimento das formações geológicas era “um mineral incomum chamado dolomite que raramente se forma na água do mar, mas que pode ser muito comum em sedimentos ricos em microorganismos”, afiança ainda Andrews.

Trata-se de “um fenómeno bastante raro em águas pouco profundas” como as do Mediterrâneo, acrescenta o investigador, realçando que “estas características são a prova de metano natural a escorrer para fora da rocha de reservas de hidrocarbonetos”.

A investigação contou ainda, com a participação de cientistas da Universidade de Atenas, na Grécia, em parceria com especialistas da autoridade de Antiguidades Subaquáticas grega.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …