Cidade-museu de Luxor inaugura estátua colossal do faraó Amenhotep

Uma enorme estátua restaurada do faraó Amenhotep III foi este domingo apresentada em Luxor, uma cidade-museu perto do Cairo, onde já estavam representadas quatro figuras do famoso rei que governou o Egito durante mais de 35 anos.

A estátua de Amenhotep III, representado de pé, foi instalada no portão norte do templo do faraó, conhecido como “o templo de milhões de anos”, na margem oeste do Nilo.

Este templo é conhecido por já ter os dois famosos colossos de Memnon, com mais de 3.400 anos de idade, com 21 metros de altura, mas que representam Amenhotep III sentado.

A estátua apresentada este domingo pesa 110 toneladas, tem quase 13 metros de altura, e foi levantada pela primeira vez desde o seu colapso, há 3.200 anos, explicou à ABC a chefe da missão de recuperação, a arqueóloga alemã de origem arménia Hourig Sourouzian.

A estátua, cuja restauração teve início em Novembro, encontrava-se fragmentada em 89 pedaços desde um tremor de terra ocorrido em 1.200 A.C.

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão, e o seu reinado de 35 anos marcou o auge da influência política e cultural do Egipto nas civilizações da antiguidade.

Luxor, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes nas margens do Nilo, no sul do Egipto, é um museu ao ar livre com inúmeros templos e túmulos faraónicos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bebé com menos de um ano morre de Covid-19 nos EUA

Um bebé com menos de um ano morreu, nos Estados Unidos da América (EUA), vítima de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, anunciaram as autoridades do Estado de Illinois. A doença já provocou mais de …

Até as bactérias precisam de espaço. Células esmagadas desligam a fotossíntese

Quando as bactérias ficam esmagadas, podem entrar num modo de defesa e desligar a fotossíntese, concluiu uma investigação recente, levada a cabo por cientistas da University of Colorado Boulder, nos Estados Unidos. A equipa da universidade …

Siza Vieira admite aulas por canais "estilo youtube" ou TV por cabo

O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os alunos têm acesso aos conteúdos educativos no terceiro período, adiantou o ministro da Economia. O Governo está a estudar soluções que garantam que todos os …

Retificação ao diploma do lay-off simplificado trava despedimentos

Uma retificação ao diploma inicial do ‘lay-off’ simplificado, hoje publicada, vem acautelar que nenhum trabalhador de empresas que recorra a este apoio pode ser alvo de despedimento coletivo ou extinção de posto de trabalho. O decreto-lei …

Rocha desafia teoria da escassez de oxigénio na Terra primitiva

Uma rocha sedimentar única rica em carbono, depositada há dois mil milhões de anos, deu aos cientistas novas pistas sobre as concentrações de oxigénio na superfície da Terra nessa época. De acordo com a agência Europa Press, …

As bactérias formam comunidades na nossa língua (e uma imagem revela como)

Cientistas norte-americanos descobriram que as bactérias que vivem na nossa língua têm uma organização complexa e altamente estruturada. Os micro-organismos estão em toda a parte - até no interior da nossa boca. Um novo estudo revela …

Como sobreviver ao isolamento? Astronautas explicam

Em todo o mundo, cidades e até países inteiros estão em quarentena como forma de travar a propagação do novo coronavírus, Covid-19. Alguns astronautas deixaram conselhos sobre como sobreviver ao isolamento. Para alguns, o auto isolamento …

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …