A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No entanto, a decisão da capital mexicana deixou as mulheres furiosas.

Sem esperar a decisão, mais de 30 organizações entraram com uma queixa oficial no órgão de anti-discriminação da cidade, acusando o poder local – atualmente dirigido por Claudia Sheinbaum – de violar os direitos das mulheres.

A organização Menstruación Digna argumenta que os governantes da cidade esqueceram-se que mais de 30% das pessoas na Cidade do México vivem na pobreza e mais de 2% não têm acesso a água potável, o que torna o uso de alternativas, como os copos menstruais, que são mais caros, mais desafiantes.



As ativistas defendem que, com a proibição, os governantes estão a ajudar a ampliar as diferenças de género e a gerar “pobreza menstrual”.

A norma entrou em vigor em janeiro deste ano, e o Twitter foi de imediato dominado por críticas de utilizadores que alegavam que o poder local não emitiu um aviso prévio sobre a implementação da nova regra.

Vários ativistas questionam a razão pela qual se decidiu proibir um produto tão vital que produz uma quantidade uma pequena de lixo.

“Embora a proporção [de plástico] possa ser pequena, é importante para nós”, explicou Marina Robles, responsável pela pasta do Meio Ambiente, ao VICE.

Robles garante que esta “foi uma medida muito técnica, bem estudada, associada à forma do aplicador do tampão, pois este pode ficar preso na garganta e no estômago dos animais”, acrescentou.

Nas redes sociais muitas mulheres questionam por que razão o produto foi proibido enquanto a Coca-Cola continua a vender vários tipos de garrafas de plástico em todo o país.

Para já, como a nova lei que proíbe os absorventes internos com aplicador de plástico está a ser aplicada em algumas lojas e não em outras, as mulheres da capital mexicana estão a tentar comprar o máximo de tampões que conseguem.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …