/

Aldeia fantasma do século XIII submersa num lago em Itália pode ressurgir em 2021

Fabbriche di Careggine, uma aldeia medieval submersa sob o reservatório de Vagli, na província de Lucca, na região da Toscana, em Itália, pode ressurgir em 2021, quando o lago artificial for drenado.

De acordo com o jornal italiano La Repubblica, esta pequena cidade de ferreiros provenientes de Brescia foi fundada no século XIII e em 1947 foi deixada debaixo de água após a construção de uma barragem hidroelétrica. Desde então, emergiu das profundezas do reservatório apenas quatro vezes: em 1958, 1974, 1983 e 1994.

“Informo que, de algumas fontes, sei que no próximo ano, em 2021, o lago Vagli será esvaziado”, disse Lorenza Giorgi, filha do ex-presidente da câmara do município de Vagli di Sotto, na sua conta da rede social Facebook.

(ENEL ha confermato.)Vi informo che da fonti certe so che il prossimo anno, nel 2021, verrà svuotato il lago di Vagli….

Publicado por Lorenza Giorgi em Domingo, 10 de maio de 2020

A última vez que o lago foi drenado foi em 1994, altura em que um milhão de turistas viajou até à região para ver a “cidade fantasma” construída em pedra, bem como a igreja de San Teodoro, com o seu campanário quadrado que ainda está preservada em boas condições.

Segundo a revista britânica Lonely Planet, o esvaziamento do lago artificial faz parte de um plano para impulsionar o turismo. As iniciativas preparatórias para o evento serão muitas, a fim de receber da melhor forma possível os muitos turistas esperados, não repetindo alguns erros logísticos de 1994, quando um número exagerado de pessoas chegou a Vagli para ver a aldeia.

Por seu turno, a ENEL, empresa proprietária da central hidroelétrica, confirmou, em comunicado, “o possível esvaziamento da bacia [Vagli]”, bem como “a realização de atividades de manutenção nas obras hidráulicas, intervenções ambientais com obras de engenharia naturalista e projetos de melhoria do turismo”.

Embora o esvaziamento do lago Vagli já esteja a ser debatido, ainda não há datas oficiais mas estima-se que aconteça na primavera de 2021.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.