/

Cidade flutuante na Polinésia vai ter tecnologia verde e criptomoeda própria

Há quem diga que a maré alta levanta todos os barcos, no entanto com a mudança climática, há muitas pessoas a perguntarem-se se isso poderia também ser aplicado a cidades. Nas águas do Pacífico Sul está a ser construída uma verdadeira cidade flutuante.

Supostamente, a partir de 2022, entre 250 a 300 pessoas poderão viver numa cidade flutuante na costa do Taiti, sem medo dos tufões. Esse é o sonho dos autores da ideia e investidores do The Seasteading Institute, que estão a projetar uma ilha flutuante: um paraíso libertário completo com a sua própria criptomoeda, a Vayron.

O projeto deve custar 50 milhões de dólares (42 milhões de euros), de acordo com o Daily Mail, e está a ser financiado por Peter Thiel, fundador do PayPal. O projeto terá estruturas com telhados verdes cobertos de vegetação e será construído com materiais provenientes do Pacífico Sul, metal reciclado e plástico.

A 13 de janeiro de 2017, o governo da Polinésia Francesa, uma província ultramarina da França, reuniu-se em São Francisco com representantes do Projeto Ilha Flutuante para assinar um memorando de intenções sobre o desenvolvimento do projeto.

O acordo “obriga o Seasteading Institute a realizar uma análise económica para demonstrar os benefícios económicos para a Polinésia Francesa, assim como uma avaliação ambiental para garantir a preservação do oceano e do fundo do mar“, segundo o website do instituto.

Segundo Marc Collins, embaixador não-oficial do projeto no Taiti, o projeto de ilhas flutuantes respeitará os padrões ambientais definidos pela Polinésia Francesa, não havendo interesse no recurso à mineração terrestre ou oceânica.

Além disso, o instituto prevê outros benefícios para o projeto.

“Acreditamos que poderia haver um mercado na nossa cidade flutuante para residências, turismo, aquicultura, um parque empresarial, um instituto de pesquisa e uma usina para vender energia e água limpa à nação anfitriã“, informa o website do instituto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.