Cidade flutuante na Polinésia vai ter tecnologia verde e criptomoeda própria

Há quem diga que a maré alta levanta todos os barcos, no entanto com a mudança climática, há muitas pessoas a perguntarem-se se isso poderia também ser aplicado a cidades. Nas águas do Pacífico Sul está a ser construída uma verdadeira cidade flutuante.

Supostamente, a partir de 2022, entre 250 a 300 pessoas poderão viver numa cidade flutuante na costa do Taiti, sem medo dos tufões. Esse é o sonho dos autores da ideia e investidores do The Seasteading Institute, que estão a projetar uma ilha flutuante: um paraíso libertário completo com a sua própria criptomoeda, a Vayron.

O projeto deve custar 50 milhões de dólares (42 milhões de euros), de acordo com o Daily Mail, e está a ser financiado por Peter Thiel, fundador do PayPal. O projeto terá estruturas com telhados verdes cobertos de vegetação e será construído com materiais provenientes do Pacífico Sul, metal reciclado e plástico.

A 13 de janeiro de 2017, o governo da Polinésia Francesa, uma província ultramarina da França, reuniu-se em São Francisco com representantes do Projeto Ilha Flutuante para assinar um memorando de intenções sobre o desenvolvimento do projeto.

O acordo “obriga o Seasteading Institute a realizar uma análise económica para demonstrar os benefícios económicos para a Polinésia Francesa, assim como uma avaliação ambiental para garantir a preservação do oceano e do fundo do mar“, segundo o website do instituto.

Segundo Marc Collins, embaixador não-oficial do projeto no Taiti, o projeto de ilhas flutuantes respeitará os padrões ambientais definidos pela Polinésia Francesa, não havendo interesse no recurso à mineração terrestre ou oceânica.

Além disso, o instituto prevê outros benefícios para o projeto.

“Acreditamos que poderia haver um mercado na nossa cidade flutuante para residências, turismo, aquicultura, um parque empresarial, um instituto de pesquisa e uma usina para vender energia e água limpa à nação anfitriã“, informa o website do instituto.

PARTILHAR

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …