Cidade flutuante na Polinésia vai ter tecnologia verde e criptomoeda própria

Há quem diga que a maré alta levanta todos os barcos, no entanto com a mudança climática, há muitas pessoas a perguntarem-se se isso poderia também ser aplicado a cidades. Nas águas do Pacífico Sul está a ser construída uma verdadeira cidade flutuante.

Supostamente, a partir de 2022, entre 250 a 300 pessoas poderão viver numa cidade flutuante na costa do Taiti, sem medo dos tufões. Esse é o sonho dos autores da ideia e investidores do The Seasteading Institute, que estão a projetar uma ilha flutuante: um paraíso libertário completo com a sua própria criptomoeda, a Vayron.

O projeto deve custar 50 milhões de dólares (42 milhões de euros), de acordo com o Daily Mail, e está a ser financiado por Peter Thiel, fundador do PayPal. O projeto terá estruturas com telhados verdes cobertos de vegetação e será construído com materiais provenientes do Pacífico Sul, metal reciclado e plástico.

A 13 de janeiro de 2017, o governo da Polinésia Francesa, uma província ultramarina da França, reuniu-se em São Francisco com representantes do Projeto Ilha Flutuante para assinar um memorando de intenções sobre o desenvolvimento do projeto.

O acordo “obriga o Seasteading Institute a realizar uma análise económica para demonstrar os benefícios económicos para a Polinésia Francesa, assim como uma avaliação ambiental para garantir a preservação do oceano e do fundo do mar“, segundo o website do instituto.

Segundo Marc Collins, embaixador não-oficial do projeto no Taiti, o projeto de ilhas flutuantes respeitará os padrões ambientais definidos pela Polinésia Francesa, não havendo interesse no recurso à mineração terrestre ou oceânica.

Além disso, o instituto prevê outros benefícios para o projeto.

“Acreditamos que poderia haver um mercado na nossa cidade flutuante para residências, turismo, aquicultura, um parque empresarial, um instituto de pesquisa e uma usina para vender energia e água limpa à nação anfitriã“, informa o website do instituto.

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …