A intenção das autoridades da Namíbia de mudar o nome da cidade colonial de Lüderitz está a causar polémica no país.
A controvérsia é causada sobretudo pelo novo nome escolhido, !Nami≠nüs, que não só parece difícil de se pronunciar, como alguns habitantes locais temem que possa não ser reconhecido pelos sistemas de GPS.
A palavra !Nami≠nüs significa “abraçar” no idioma Nama, e tem sons peculiares, que, segundo o The Guardian, são frequentemente representados na forma escrita por símbolos de pontuação.
De acordo com o jornal local The Namibian, !Nami≠nüs foi o nome original da cidade, dado pela comunidade !Aman, a primeira tribo a instalar-se nesta área costeira ao sul da Namíbia.
Segundo a BBC, o governo do país explica que quer mudar o actual nome da cidade portuária, Lüderitz, porque foi imposto durante a colonização alemã, entre 1884-1919.
A cidade, com 13 mil habitantes, é conhecida pela sua arquitectura colonial, e herdou o nome do comerciante de tabaco Franz Adolf Lüderitz, que a comprou a um líder da tribo e a baptizou com o seu nome. Lüderitz foi a primeira colónia da Alemanha imperial, e viria a dar origem à Namíbia.
Os habitantes da localidade, porém, ficaram insatisfeitos com a proposta de mudança, alegando que o nome !Nami≠nüs pode prejudicar os negócios e o turismo na região – e exigem agora que seja realizado um referendo para decidir a questão.
Irão as autoridades permitir que os !Nami≠nüsenses escolham o nome da sua cidade?
ZAP / BBC