A cidade de Lüderitz não se quer chamar !Nami≠nüs

baronreznik / Flickr

Lüderitz não se quer chamar !Nami≠nüs

Lüderitz não se quer chamar !Nami≠nüs

A intenção das autoridades da Namíbia de mudar o nome da cidade colonial de Lüderitz está a causar polémica no país.

A controvérsia é causada sobretudo pelo novo nome escolhido, !Nami≠nüs, que não só parece difícil de se pronunciar, como alguns habitantes locais temem que possa não ser reconhecido pelos sistemas de GPS.

A palavra !Nami≠nüs significa “abraçar” no idioma Nama, e tem sons peculiares, que, segundo o The Guardian, são frequentemente representados na forma escrita por símbolos de pontuação.

De acordo com o jornal local The Namibian, !Nami≠nüs foi o nome original da cidade, dado pela comunidade !Aman, a primeira tribo a instalar-se nesta área costeira ao sul da Namíbia.

Segundo a BBC, o governo do país explica que quer mudar o actual nome da cidade portuária, Lüderitz, porque foi imposto durante a colonização alemã, entre 1884-1919.

Lerche / Wikimedia

Vista da cidade portuária de Lüderitz, no sul da Namíbia

Vista da cidade portuária de Lüderitz, no sul da Namíbia

A cidade, com 13 mil habitantes, é conhecida pela sua arquitectura colonial, e herdou o nome do comerciante de tabaco Franz Adolf Lüderitz, que a comprou a um líder da tribo e a baptizou com o seu nome. Lüderitz foi a primeira colónia da Alemanha imperial, e viria a dar origem à Namíbia.

Os habitantes da localidade, porém, ficaram insatisfeitos com a proposta de mudança, alegando que o nome !Nami≠nüs pode prejudicar os negócios e o turismo na região – e exigem agora que seja realizado um referendo para decidir a questão.

Irão as autoridades permitir que os !Nami≠nüsenses escolham o nome da sua cidade?

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.