Cidade chinesa distribuiu 10 milhões em moeda digital. Foi um teste para a “sociedade sem dinheiro” do futuro

As autoridades da cidade chinesa de Shenzhen começaram a distribuir mais de 10 milhões de yuans (equivalente a 1,27 milhões de euros) numa lotaria para cidadãoscomo parte dos testes de uma nova moeda digital.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, quase dois milhões de pessoas se inscreveram para ser um dos 50 mil cidadãos selecionados aleatoriamente que receberam um “pacote vermelho” avaliado em 200 yuans (cerca de 25 euros) no domingo para gastar em 3.800 pontos de venda designados no distrito de Luohu.

Os participantes devem fazer o download da aplicação digital oficial em yuan, que ainda não está disponível publicamente, para receber a moeda para compras na próxima semana.

Segundo o escritório de informações da Internet do Governo de Shenzhen, o último teste em moeda digital teve como objetivo estimular os gastos dos consumidores para ajudar na recuperação económica da China da pandemia de covid-19.

Em abril, várias cidades, incluindo Shenzhen, iniciaram um teste de adoção de moedas digitais no sistema monetário local, incluindo o pagamento de salários de funcionários públicos.

A moeda é apoiada pelo Banco Popular da China e é parte do esforço do Governo por uma sociedade sem dinheiro, com moedas digitais monitorizadas mais facilmente do que papel-moeda de criptomoedas.

Os pagamentos digitais na China já são uma parte generalizada e cada vez mais essencial da economia do consumidor, principalmente através de pagamentos executados pelas empresas de tecnologia TenCent e AliPay.

Fan Yifei, vice-governador do Banco Popular da China, disse, em uma conferência de serviços financeiros na segunda-feira, que leitores de código de barras e reconhecimento facial estão entre os métodos de transação possíveis.

Fan disse ainda que os programas-piloto processaram até agora 1,313 milhões de transações no valor de mais de 1,1 mil milhões de yuans (137 milhões de euros).

O programa-piloto surge antes de uma visita do presidente chinês, Xi Jinping, à província na quarta-feira, marcando o 40º aniversário da zona econémica especial, e onde deverá apoiar os planos do Partido Comunista de transformar a cidade central de tecnologia numa “zona piloto de demonstração do socialismo com características chinesas”.

No ano passado, os media estatais chineses relataran planos para que Shenzhen se tornasse “uma das principais cidades do mundo em termos de força económica e qualidade de desenvolvimento” até 2025.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E na China vão levando a vida a brincar, a sorrir e nós por cá sem saber como dar a volta ao vírus chinês! “Atenção que não sou adepto do Trump!”

  2. o dinheiro cada vez mais virtual ,um perigo em crescimento para a economia global ,esperem ate aconteçer um Bug em algum sistema informatico importante

RESPONDER

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …

Hospitais britânicos preparam-se para receber vacina Pfizer a 7 de dezembro

Os hospitais britânicos foram instruídos a estarem preparados para receber a vacina contra a covid-19 em menos de 10 dias. As equipas dos hospitais públicos do Reino Unido devem ter as equipas preparadas para começar a …