Cidade chinesa vai dar bilhetes da lotaria a recém-casados para encorajar a natalidade

A cidade de Xian vai oferecer bilhetes de lotaria aos casais recém-casados, como parte da estratégia para incentivar o casamento e a natalidade.

As autoridades da cidade chinesa de Xian estimam que vão gastar 700 mil yuan (cerca de 90 mil euros) em bilhetes de lotaria para oferecer como prémios a casais recém-casados que apresentarem um certificado de casamento — numa tentativa de incentivar o matrimónio numa altura em que a China enfrenta uma crise demográfica devido à quebra da natalidade.

A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo em 2023, com os nascimentos a cair para cerca da metade dos registados em 2016, enquanto os casamentos atingiram um recorde mínimo em 2022, aponta a Reuters.

Com as taxas de casamento intimamente ligadas às taxas de natalidade, já que as mães solteiras muitas vezes são negadas apoios sociais para a criação de filhos, Xian prometeu um bilhete de lotaria a qualquer casal que apresentasse um certificado de casamento a partir de 1 de março, como “uma dupla surpresa”.

“Isto não é apenas o início de uma vida feliz após receber o certificado de casamento, mas também é mais provável que receba um pequeno presente”, disse o departamento de assuntos civis da cidade esta semana na sua conta oficial no WeChat. A campanha será executada até 30 de novembro, acrescentou.

A China é um dos lugares mais caros do mundo para criar uma criança, em relação ao seu PIB per capita, de acordo com os dados de um proeminente think tank chinês divulgados em fevereiro, detalhando o custo de tempo e oportunidade para as mulheres que dão à luz.

Cada vez menos mulheres optam por ter filhos, desencorajadas pelo alto custo da creche ou pela falta de vontade de se casar ou interromper suas carreiras, enquanto a discriminação de género persiste.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.