A cidade capaz de “superar o Dubai” que o Paquistão quer construir vai deixar pescadores em risco

A proposta de uma megacidade insular ao largo de Karachi poderá colocar em risco vários pântanos e, ao mesmo tempo, os milhões de empregos que dependem deles.

A Ilha Bundal localiza-se no Mar da Arábia, ao largo da costa de Karachi, no Paquistão, e é maioritariamente composta por uma comunidade de pescadores, que agora se encontra em risco. De acordo com o jornal The Guardian, tudo porque o Governo pretende construir neste território insular uma cidade capaz de “superar o Dubai”.

No mês passado, o Governo federal emitiu uma ordem para assumir o controlo desta ilha e da “irmã” Ilha do Buddo, que fazem parte do Delta do Indo, onde o rio desagua no Mar da Arábia, no sul de Sinde, uma das quatro províncias em que se divide o país.

Na mesma altura, numa conferência de imprensa na capital paquistanesa, Imran Ismail, o governador de Sinde afirmou que este plano vai atrair investimentos de cerca de 42 milhões de euros e criar 150 mil empregos.

Mas, como seria de esperar, a novidade não foi bem recebida entre os locais de Bundal. Mohammed Hasan Dabla tem 80 anos, pesca desde os 12 e é uma dessas pessoas. “Não vamos deixar o nosso lugar ancestral, vivemos aqui há séculos. Ao ocupar a ilha, o Governo não só arrebatou o sustento dos pescadores, mas também a sua esperança”, cita o jornal britânico.

“Imran Khan [primeiro-ministro do Paquistão] prometeu milhões de empregos para os pobres. Mas, em vez disso, está a fazer exatamente o contrário. Está a deixar o nosso povo desempregado e a acabar com a esperança de viver e de orar”, afirma, por sua vez, Rahila Habib.

“Não somos contra o desenvolvimento, mas isso deveria beneficiar também os pescadores. O Governo é tão ganancioso, que quer mais, custe o que custar”, diz Roshan Ali.

Segundo o jornal inglês, ativistas argumentam que esta megacidade irá destruir os pântanos que o Governo outrora protegeu e declarou como ameaçados. E recorde-se que o delta também abriga as maiores florestas de mangue de clima desértico do mundo.

“Estas ilhas fazem parte de um ecossistema delicado. Os manguezais são viveiros de peixes, são o lar de aves migratórias e também uma barreira entre a cidade e o oceano. Foi este lugar que salvou Karachi durante muitos ciclones”, explica o ambientalista Arif Hasan.

Além disso, conta o The Guardian, nos últimos meses, os pescadores viram os seus movimentos serem restringidos, foram banidos da Ilha do Buddo e aqueles que foram apanhados com os seus barcos demasiado perto foram afugentados ou até mesmo atacados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …