/

Ciclistas de Lisboa forçados a pagar 25 euros por passe grátis

“Erro desconhecido” na App Gira impede acesso ao passe gratuito: “como estava cansada disto, decidi fazer o passe anual e pagar 25 euros”. EMEL identifica o problema: autenticação da morada fiscal junto da TML.

Desde 2023 que os residentes de Lisboa com o passe Navegante podem usar gratuitamente as bicicletas Gira, mas um problema técnico “desconhecido” tem frustrado muitos utilizadores, revelam estes últimos à Antena 1.

Apesar de ser elegível para o uso gratuito das bicicletas Gira, uma local revela à rádio que  um “erro desconhecido” na aplicação impede a associação do seu passe Navegante, forçando-a a pagar 25 euros pelo passe anual.

“É um péssimo sinal para promover uma cidade mais sustentável”, comenta: “como estava cansada disto, decidi fazer o passe anual e pagar 25 euros”.

Outros partilham o mesmo problema: falhas ao iniciar sessão na aplicação e indisponibilidade de bicicletas listadas como disponíveis são queixas comuns.

Apesar de atualizações em novembro de 2024 terem resolvido algumas questões, o problema do passe gratuito persiste, e leva utilizadores a abandonar o serviço ou recorrer a alternativas de mobilidade.

EMEL E TML reconhecem e explicam falhas

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), responsável pela Gira, e os Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML), que gerem o passe Navegante, reconhecem a existência de falhas na integração dos seus sistemas.

Segundo a EMEL, a dificuldade está na autenticação da morada fiscal dos utilizadores junto da TML, o que tem sido uma barreira para ativar a gratuidade.

“Houve um esforço de compatibilização de ambos os sistemas, mas o estado de evolução ainda não é o perfeito”, afirma a EMEL à Antena 1, que diz estar “numa fase de remodelação” do software e ter reforçado as lojas EMEL e o apoio ao cliente.

A EMEL informou que mais de cinco mil pessoas já solicitaram a gratuitidade da Gira, mas não esclareceu se todas as solicitações foram resolvidas ou desde quando o problema começou a ser detetado. Para mitigar os efeitos, foram distribuídos códigos promocionais a utilizadores afetados, mas muitos afirmam não ter conseguido utilizá-los.

Uma nova aplicação para a Gira está prevista para ser lançada este ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.