Estes peixes podem criar espécies totalmente novas quando acasalam

Ao escolher os parceiros errados, as fêmeas dos ciclídeos alimentam o desenvolvimento de novas espécies. Esta é uma das razões pela qual estes peixes são tão diversos.

De acordo com o Science Alert, o novo estudo, realizado durante dez anos no lago Mweru, no Congo, descobriu que as fêmeas dos ciclídeos podem acidentalmente introduzir novos genes na sua população.

“Isto pode ter acontecido porque, quando o lago se formou, a água estava muito turva e as fêmeas não conseguiam ver bem as cores, não sendo tão exigentes na escolha de um parceiro no seu novo ambiente”, afirma a bióloga evolucionária Joana Meier, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Num período relativamente curto, esses equívocos provocaram uma explosão de novos peixes. De facto, como escreve este site, os ciclídeos são um dos grupos de peixes mais diversos do planeta, havendo atualmente cerca de duas mil espécies.

No lago Mweru, por exemplo, a nova investigação descobriu 40 novas espécies. Mas quando o lago foi formado, há cerca de um milhão de anos, continha apenas linhagens de ciclídeos do Congo e do Zambeze. Análises adicionais de ADN revelaram que estes novos peixes vieram de uma mistura de ambos.

Este rápido caso de evolução produziu muitas espécies distintas geneticamente compatíveis, o que significa que podem produzir descendentes híbridos viáveis e férteis.

Em declarações à revista Newsweek, Meier declara que, como os híbridos contêm genes de duas espécies, as forças de seleção podem atuar numa diversidade maior e escolher os indivíduos que são mais adequados para determinados habitats, mantendo a concorrência relativamente estável.

“A nossa pesquisa mostra que a hibridação pode alimentar a evolução de novas espécies, o que é uma descoberta nova”, diz ainda a investigadora, cujo estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …

Encontradas sete bombas da 2ª Guerra Mundial no espaço da futura fábrica da Tesla

A polícia alemã informou no domingo que técnicos em explosivos desativaram sete bombas da 2ª Guerra Mundial encontradas num terreno onde irá funcionar a fábrica da Tesla, nas proximidades de Berlim. A Tesla decidiu na última …

Estado compra coleção de arte do BPN por 5 milhões de euros

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou esta segunda-feira que o Estado comprou a coleção de arte do ex-BPN por 5 milhões de euros. Esta irá ser fixada em Coimbra. Em entrevista ao Observador, a ministra …

Para alívio do Governo, Salvini saiu derrotado das eleições em Emília-Romanha

Nas eleições regionais na Emília-Romanha, no norte de Itália, o partido do antigo vice-primeiro-ministro saiu derrotado com quase oito pontos de diferença. O Partido Democrático (PD) manteve o poder no bastião da esquerda da Emília-Romanha, na sequência …

PJ intercepta veleiro com 1820 quilos de cocaína. Dois estrangeiros detidos na operação

A Polícia Judiciária (PJ) interceptou um veleiro com 1820 quilos de cocaína, no âmbito de uma "complexa operação de combate ao tráfico transcontinental de estupefacientes por via marítima", anunciou a Polícia, chamada Operação Glória. Esta operação …

A "pior gata do mundo" está para adoção. "Pensávamos que estava doente, mas é só mesmo parva"

Responsáveis do abrigo de animais do condado de Mitchell, na Carolina do Norte, colocaram um anúncio no Facebook para a adoção da "pior gata do mundo". "Conheçam Perdita, a gata que não é para os fracos …

Offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi montado em Portugal

Um offshore de Isabel dos Santos na Ilha de Man foi criado com o apoio de uma sociedade de advogados portuguesa. A informação foi encontrada nos documentos revelados pelo Luanda Leaks. Em 2014, a Andco Corporate …

Gage Skidmore

Livro de John Bolton revela como Trump fez depender ajuda à Ucrânia de investigação a Biden

O rascunho de um livro do antigo conselheiro de segurança nacional John Bolton revela como o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe falou da sua determinação em reter a ajuda militar à Ucrânia até …

Billie Eilish foi a grande vencedora dos Grammy em noite de homenagem a Kobe

A cantora norte-americana venceu as quatro categorias principais dos Prémios Grammy: Álbum do Ano, Gravação do Ano, Canção do Ano e Artista Revelação. Aquela que deveria ser uma noite de festa, no Staples Center, em Los Angeles, …

Kobe Bryant. Revelado o áudio entre o helicóptero e a torre de controlo

Ainda antes da queda do helicóptero em que viajava Kobe Bryant, ouve-se o controlador aéreo avisar que a aeronave viajava a uma altitude abaixo do recomendado para aquela zona. Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de …