/

Ciberataques: Iberdrola afectada, Sonae repõe sistemas

Empresa do sector energético foi atacada. Mais de um milhão de clientes foi afectado mas os dados pessoais não estarão em causa.

Os ciberataques a grandes empresas voltaram: nesta quinta-feira soube-se que a Iberdrola foi alvo de um ataque informático, que ocorreu já há duas semanas, no dia 15 de Março.

Fontes da empresa ligada ao sector energético admitiram à agência EFE que o ataque afectou cerca de 1,3 milhões de clientes.

Mas, ao mesmo tempo, asseguram que os dados bancários, fiscais ou de consumo de electricidade não ficaram comprometidos, não foram acedidos pelos piratas – que só tiveram acesso ao nome, ao apelido e à identidade dos clientes.

O ataque surgiu no dia 15 de Março e foi resolvido no dia 15 de Março, de acordo com as mesmas fontes – nesse dia registaram-se ataques a outras empresas em Espanha.

Após esse ciberataque, surgiram novos ataques “massivos” à empresa espanhola, mas que foram bloqueados imediatamente.

Continente recupera

Esta informação aparece um dia depois de a Sonae ter confirmado que foi alvo de outro ataque informático, que afectou algumas lojas de Modelo e Continente.

O ciberataque foi realizado de madrugada e deixou alguns serviços indisponíveis no momento de compra (facturas ou utilizar cartão Continente).

Nesta quinta-feira, dia seguinte ao ataque, a Sonae informou que os sistemas informáticos do Continente estão a ser progressivamente repostos. “Mantemos, como sempre, a operacionalidade das lojas”, assegurou a empresa, em comunicado.

Ministério dos Negócios Estrangeiros, Impresa, Vodafone, Trust in News e agora Sonae: os ciberataques a empresas conhecidas têm sido frequentes em 2022.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.