/

CIA anuncia novo centro de missão exclusivamente focado na China

1

A agência de espionagem norte-americana está a criar um novo centro exclusivamente focado na recolha de informação sobre a China e no combate à espionagem chinesa contra os Estados Unidos.

De acordo com o jornal Washington Post, na passada quarta-feira, num comunicado direcionado aos funcionários da agência, o diretor da CIA, William J. Burns, caracterizou o novo China Mission Center como um esforço para “fortalecer ainda mais” o seu trabalho coletivo sobre a “principal ameaça geopolítica” que o país enfrenta no século XXI: “um Governo chinês cada vez mais antagónico”.

Explicando que este esforço irá envolver todos os cantos da agência de espionagem, um alto funcionário da CIA fez comparações com a luta contra a União Soviética, durante a Guerra Fria, mas disse que a China é um rival ainda mais complicado devido à dimensão da sua economia, que está completamente interligada com a dos Estados Unidos, e também por causa do seu próprio alcance global.

Tal como fez na luta contra os soviéticos, a CIA vai mobilizar mais funcionários, entre linguistas, técnicos e especialistas em países de todo o mundo, para reunirem informações e combaterem os interesses da China, revelou o mesmo responsável, que falou sob condição de anonimato.

A agência norte-americana também vai recrutar e treinar mais pessoas fluentes em Mandarim, disse a mesma fonte ao jornal, acrescentando que Burns irá reunir-se semanalmente com a liderança deste centro de missão, bem como com outros líderes de topo da agência, para desenvolver uma estratégia coesa.

O antigo diretor da CIA, John O. Brennan, que supervisionou uma vasta reorganização da agência durante a Administração Obama, elogiou Burns pela nova abordagem relativamente a esta potência asiática.

“Se há algum país que merece o seu próprio centro de missão é a China, que tem ambições globais e representa o maior desafio aos interesses dos EUA e à ordem internacional”, disse Brennan, citado pelo The Post.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.