/

CIA acusa Wikileaks de ajudar adversários dos EUA

3

acidpolly / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

A CIA acusou na quarta-feira a Wikileaks de ajudar os adversários dos Estados Unidos da América (EUA), ao revelar métodos que usa para transformar o iPhone da Apple ou os televisores da Samsung em instrumentos de espionagem.

A Wikileaks divulgou, esta terça-feira, vários documentos sobre um programa secreto de espionagem informática da CIA, considerado pelo seu fundador como “a maior divulgação de informações de ficheiros secretos da história”.

A organização explicou que “a CIA perdeu o controlo sobre a maior parte do seu arsenal”, que inclui um vasto número de armas tecnológicas e cibernéticas que visam aparelhos tecnológicos que podem transformar-se em “microfones encobertos”.

Uma porta-voz do serviço de informações CIA, Heather Fritz Horniak, afirmou que “o público norte-americano deveria inquietar-se com qualquer publicação pela Wikileaks que tem por objetivo alterar a capacidade da comunidade das informações proteger os EUA dos terroristas e de outros adversários”.

Segundo o diário Washington Post, a polícia federal (FBI) prepara-se para “uma grande caça às toupeiras” para determinar como a rede de divulgação de informações secretas Wikileaks obteve os documentos.

Estes últimos, que a CIA não autenticou, descrevem mais de um milhar de programas nocivos (como vírus) que permitem assumir o controlo de aparelhos eletrónicos, como smartphones ou televisores ligados em rede, e até viaturas, para espiar os seus utilizadores.

Aceder diretamente a estes aparelhos pessoais permite escutar os seus utilizadores e contornar as proteções através da encriptagem que se generalizam em redes sociais como WhatsApp, Facebook ou Signal.

O assunto coloca de novo as autoridades norte-americanas em divergência com o setor tecnológico, com o qual as relações já eram tensas desde que Edward Snowden mostrou em 2013 como uma outra agência dos serviços de informações, a NSA (Agência de Segurança Nacional), podia aceder aos servidores da Apple, Google ou Microsoft.

// Lusa

3 Comments

  1. Interessante… então a CIA está assim tão preocupada que as pessoas fiquem a saber os seus podres… Interessante…
    Nesta notícia diz melhor o porquê: https://actualidad.rt.com/actualidad/232744-vault-7-wikileaks-armas-ciberneticas-cia

    “Malware para hackear iPhones, Android y Smart TVs, entre otros” —> “Los teléfonos infectados envían a la CIA la geolocalización del usuario, sus comunicaciones de audio y textos, y también activan la cámara y el micrófono del aparato. Estas técnicas permiten a la CIA sortear el cifrado de WhatsApp, Signal, Telegram, Wiebo, Confide y Cloackman y recibir cualquier información de móviles ‘hackeados’ a distancia.”

    Interessante… Então vamos lá ver exactamente o que é a CIA?

    A CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço secreto de informação do governo dos Estados Unidos. Fundada em 1947, a CIA tem como propósito espionar e colectar informações secretas de outros países e relatá-las ao Presidente e ao Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

    Ora bem… Então não deviam só preocupar-se com o Estado Americano mas ainda querem colocar as patas nos interesses nacionais soberanos de outros países… Interessante…

    Aqui podem ver as informações detalhadas a respeito deste assunto:
    https://wikileaks.org/ciav7p1/index.html

    Interessante….

    • A wikileaks só veio confirmar aquilo que nos media chamavam de “teorias da conspiração”.
      Aliás, eles conseguiram roubar o software pirata aos russos, de forma a hackearem o seu próprio governo e deixaram as ” impressões digitais” dos russos no sistema, para pensarem que foram eles que fizeram a macaquice. Está a ver o filme? E depois os media todos a retratar a Rússia como o bicho papão.
      Mais, eles até conseguem entrar em todos os electrodomésticos smart, que não são apenas as TVs, mas também máquinas de lavar, frigorificos, etc.
      Eles é que são os verdadeitos traidores. E depois em nome da “Segurança Nacional” fazem toda a m*rda que querem.
      Isto apenas é 1% da info que há para divulgar. Imagino o que ainda virá aí mais! A ver se estala o escândalo Pizzagate. Aí é que se vai ver muita gente a ir presa!
      Já chega de mentiras!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.