CIA acusa Wikileaks de ajudar adversários dos EUA

acidpolly / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

A CIA acusou na quarta-feira a Wikileaks de ajudar os adversários dos Estados Unidos da América (EUA), ao revelar métodos que usa para transformar o iPhone da Apple ou os televisores da Samsung em instrumentos de espionagem.

A Wikileaks divulgou, esta terça-feira, vários documentos sobre um programa secreto de espionagem informática da CIA, considerado pelo seu fundador como “a maior divulgação de informações de ficheiros secretos da história”.

A organização explicou que “a CIA perdeu o controlo sobre a maior parte do seu arsenal”, que inclui um vasto número de armas tecnológicas e cibernéticas que visam aparelhos tecnológicos que podem transformar-se em “microfones encobertos”.

Uma porta-voz do serviço de informações CIA, Heather Fritz Horniak, afirmou que “o público norte-americano deveria inquietar-se com qualquer publicação pela Wikileaks que tem por objetivo alterar a capacidade da comunidade das informações proteger os EUA dos terroristas e de outros adversários”.

Segundo o diário Washington Post, a polícia federal (FBI) prepara-se para “uma grande caça às toupeiras” para determinar como a rede de divulgação de informações secretas Wikileaks obteve os documentos.

Estes últimos, que a CIA não autenticou, descrevem mais de um milhar de programas nocivos (como vírus) que permitem assumir o controlo de aparelhos eletrónicos, como smartphones ou televisores ligados em rede, e até viaturas, para espiar os seus utilizadores.

Aceder diretamente a estes aparelhos pessoais permite escutar os seus utilizadores e contornar as proteções através da encriptagem que se generalizam em redes sociais como WhatsApp, Facebook ou Signal.

O assunto coloca de novo as autoridades norte-americanas em divergência com o setor tecnológico, com o qual as relações já eram tensas desde que Edward Snowden mostrou em 2013 como uma outra agência dos serviços de informações, a NSA (Agência de Segurança Nacional), podia aceder aos servidores da Apple, Google ou Microsoft.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Interessante… então a CIA está assim tão preocupada que as pessoas fiquem a saber os seus podres… Interessante…
    Nesta notícia diz melhor o porquê: https://actualidad.rt.com/actualidad/232744-vault-7-wikileaks-armas-ciberneticas-cia

    “Malware para hackear iPhones, Android y Smart TVs, entre otros” —> “Los teléfonos infectados envían a la CIA la geolocalización del usuario, sus comunicaciones de audio y textos, y también activan la cámara y el micrófono del aparato. Estas técnicas permiten a la CIA sortear el cifrado de WhatsApp, Signal, Telegram, Wiebo, Confide y Cloackman y recibir cualquier información de móviles ‘hackeados’ a distancia.”

    Interessante… Então vamos lá ver exactamente o que é a CIA?

    A CIA (Central Intelligence Agency) é o serviço secreto de informação do governo dos Estados Unidos. Fundada em 1947, a CIA tem como propósito espionar e colectar informações secretas de outros países e relatá-las ao Presidente e ao Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos.

    Ora bem… Então não deviam só preocupar-se com o Estado Americano mas ainda querem colocar as patas nos interesses nacionais soberanos de outros países… Interessante…

    Aqui podem ver as informações detalhadas a respeito deste assunto:
    https://wikileaks.org/ciav7p1/index.html

    Interessante….

    • A wikileaks só veio confirmar aquilo que nos media chamavam de “teorias da conspiração”.
      Aliás, eles conseguiram roubar o software pirata aos russos, de forma a hackearem o seu próprio governo e deixaram as ” impressões digitais” dos russos no sistema, para pensarem que foram eles que fizeram a macaquice. Está a ver o filme? E depois os media todos a retratar a Rússia como o bicho papão.
      Mais, eles até conseguem entrar em todos os electrodomésticos smart, que não são apenas as TVs, mas também máquinas de lavar, frigorificos, etc.
      Eles é que são os verdadeitos traidores. E depois em nome da “Segurança Nacional” fazem toda a m*rda que querem.
      Isto apenas é 1% da info que há para divulgar. Imagino o que ainda virá aí mais! A ver se estala o escândalo Pizzagate. Aí é que se vai ver muita gente a ir presa!
      Já chega de mentiras!

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …