Chuvas torrenciais em Espanha fazem três mortos e dezenas de desalojados

1

Jacopo Werther / wikimedia

As chuvas torrenciais causadas pela depressão Dana estão a afetar as regiões de Valência, Albacete, Alicante, e Múrcia, no Sul de Espanha. Há três vítimas mortais.

Um homem morreu durante a madrugada em Almería depois do carro em que seguia ter ficado preso num túnel alagado. Também dois irmãos, de 61 e 51 anos, morreram depois de o carro onde seguiam ter sido arrastado por uma tromba de água em Caudete, no município de Albacete. A informação foi confirmada pelo governo de Castilla-La Mancha, de acordo com o jornal espanhol El País.

Perante as notícias das primeiras vítimas mortais, Emiliano García-Page, presidente da região autónoma, lamentou “profundamente” as vítimas mortais e agradeceu o trabalho dos serviços de emergência.

A região mais afetada continua a ser, contudo, a de Valência, onde se têm vindo a registar valores históricos de queda de água. No município de Onteniente, caíram 300 litros de água por metro quadrado nas últimas 24 horas. Esta é o valor mais elevado registado na região desde 1971, quando se começaram a recolher os dados pluviométricos.

As chuvas torrenciais fizeram galgar as margens do rio Clariano, obrigando à evacuação, durante a manhã desta quinta-feira, do bairro de Caterería, uma zona degradada de Onteniente onde vivem 150 pessoas. Destas, 40 tiveram de ser resgatadas das suas casas. Não houve feridos.

O mau tempo nesta localidade obrigou também à interrupção de ligações ferroviárias locais. Este corte está a afetar as ligações de longa distância entre Alicante e Barcelona, adianta o El Mundo.

Em Font de la Figuera, a linha de comboio transformou-se num rio depois de terem caído 200 litros de água na região. A linha que liga Valência e Alicante foi arrastada pelas águas fluviais. Em Beniarrés, também em Valência, registaram-se 351 litros por metro quadrado, de acordo com a agência de notícias Efe.

Em Múrcia, 500 pessoas foram retiradas de casa e 40 estradas municipais foram cortadas ao trânsito na sequência da tempestade. As localidades de Torre Pacheco e San Javier estão a ser inundadas porque o Rio Segura transbordou. Isso obrigou o governo regional a ativar o estado de emergência e a pedir ajuda militar para combater o fenómeno meteorológico. Noventa operacionais estão em Múrcia para responder ao socorro.

Em Almería, onde se registou a terceira vítima mortal, 70 pessoas estão a ser retiradas de um parque de campismo na localidade de Pujaire. O aeroporto está fechado.

Em Dénia, um pequeno tornado provocou danos no pavilhão polidesportivo municipal e a queda de sinais de trânsito, árvores e telhados. O mesmo fenómeno atingiu Guardamar del Segura, afetando vários edifícios, incluindo um colégio. Não houve feridos. Ainda em Dénia, 853 pessoas ficaram sem gás, eletricidade ou luz, uma situação que também afetou os consumidores de Agullent.

Nas províncias de Alicante e Valência, 338 mil alunos ficaram sem aulas, em 191 municípios. Em Murcia, não se registaram até ao momento incidentes graves, mas as autoridades montaram um dispositivo de prevenção. Os serviços de meteorologia espanhóis estão a prever ondas de três metros para as ilhas de Ibiza e Formentera.

A depressão está agora a deslocar-se para o Sul da província de Alicante, mais concretamente para a região de Vega Baja del Segura. Ainda não existem dados oficiais do Governo, mas as estações meteorológicas do país já lançaram alertas para problemas em municípios como Cox, Rafal, Dolores, Albatera ou Almoradí, todos localizados na província de Alicante.

ZAP //

1 Comment

  1. Quem consulta e compara mapas não fica admirado com estas notícias…
    As nuvens de origem química (fabricadas com a ajuda da aviação), que pairam sobre o sul e sudeste da Península Ibérica, não “nasceram” lá por acaso…
    Assinado: Maria da Maia

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.