A chuva pode mesmo mover montanhas, revela novo estudo

mariusz kluzniak / Flickr

Cordilheira dos Himalaias

A capacidade do clima influenciar as placas tectónicas tem sido um tema que tem suscitado grande interesse nos especialistas ao longo dos anos. Neste sentido, também o efeito das chuvas na evolução das regiões montanhosas tem sido objeto de análise. Um novo estudo vem agora divulgar o impacto da chuva nestes locais.

Num novo estudo, realizado por cientistas da Universidade de Bristol e publicado na Science Advances no mês de outubro, foi calculado o impacto das chuvas em regiões montanhosas, tendo como ponto de partida a análise de picos e vales que se foram alterando ao longo de milhões de anos.

O estudo centrou-se na análise da grande cordilheira dos Himalaias que se situa entre o Butão e o Nepal, sendo que desta forma os cientistas conseguiram perceber como é que as mudanças climáticas podem ter influência nas paisagens e, consequentemente, na vida humana. A equipa concluiu que a chuva pode realmente mover montanhas.

Byron Adams, autor principal do estudo, explica que “pode parecer intuitivo que mais chuva possa moldar montanhas ao fazer com que os rios desgastem as rochas mais rapidamente”. Contudo, os cientistas também acreditam que a chuva pode erodir uma paisagem com rapidez suficiente para “sugar” as rochas para fora do solo”.

De acordo com o Tech Explorist, em resposta à questão: “Nesta relação ganha o desgaste das rochas ou o desgaste do solo pela erosão?”, o investigador do Instituto Cabot para o Ambiente da Universidade de Bristol, sublinha que “ambas as hipóteses são debatidas há décadas, porque as medições para as provar são extremamente complicadas”.

Através da compilação de dados de mais de 140 bacias hidrográficas dos dois países, com uma variedade de valores de declive e taxas de pluviosidade, e da medição de taxas de erosão a partir de “relógios cósmicos”, os especialistas foram capazes de avaliar a velocidade a que os rios provocam a erosão das rochas.

Adams esclarece que “quando uma partícula cósmica chega à Terra, é provável que atinja grãos de areia e, quando isto acontece, alguns átomos dentro de cada grão de areia podem transformar-se num elemento raro [berílio-10]”.

O autor do estudo sublinha que “ao contarmos os átomos deste elemento presentes num saco de areia, podemos calcular há quanto tempo a areia está lá e, por conseguinte, quão rapidamente a paisagem tem vindo a sofrer erosão”.

As taxas de erosão estão ligadas à precipitação por uma relação linear, o que significa que uma duplicação da taxa de precipitação levará a uma duplicação da taxa de erosão. “Esta relação sugere então que é possível que o clima influencie a tectónica na Terra”, refere o cientista.

Em relação a riscos de desabamentos de terra ou cheias, Byron Adams garante que os dados dos estudo “fornecem uma ferramenta eficaz para estimar padrões de erosão em paisagens montanhosas como os Himalaias e, assim, podem fornecer uma visão inestimável sobre os perigos que influenciam os milhões de pessoas que vivem nestas montanhas arredores”.

Afinal, não é o amor que move montanhas, são mesmo as chuvas.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …