Chuva junta-se ao frio

sarahrzepecki / Flickr

-

O tempo frio, que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar o país em aviso amarelo, vai manter-se pelo menos até terça-feira, altura em que o aparecimento de chuva deverá aumentar as temperaturas.

Segundo disse à Lusa a meteorologista Madalena Rodrigues, “o céu estará pouco nublado ou limpo” no fim-de-semana e as temperaturas “muito parecidas às que têm estado nos últimos dias”, embora se preveja uma subida das ‘mínimas’ nas regiões do norte e centro.

Madalena Rodrigues explicou ainda que aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, irá manter-se até sábado no nos 18 distritos de Portugal continental, devido ao frio.

“Os próximos dias vão continuar a ser frios, sem vento e com sol e com formação de geada”, reforçou Madalena Rodrigues.

A partir de terça-feira, dia 6 de Janeiro, a meteorologista prevê queda de chuva nas regiões do litoral norte e centro, o que levará a uma subida significativa da temperatura mínima.

O IPMA prevê para esta sexta-feira, no continente, tempo frio com céu pouco nublado ou limpo, apresentando temporariamente períodos de maior nebulosidade por nuvens altas, em especial nas regiões norte e centro e durante a tarde.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, soprando temporariamente moderado no Algarve, neblina matinal nos vales e terras baixas do norte e centro, acentuado arrefecimento nocturno com formação de geada e pequena descida da temperatura máxima na região sul e interior da região centro.

Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas zonas montanhosas até ao início da tarde.

Para os Açores prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em especial para a tarde, condições favoráveis à formação de neblinas e vento bonançoso a moderado.

Em Lisboa e Castelo Branco prevê-se uma máxima de 13 graus Celsius, no Porto, Évora e Beja 15, Guarda 8, Bragança 11, Viana do Castelo, Viseu e Coimbra 14, Braga 16, Faro, Leiria e Ponta Delgada 17, Angra do Heroísmo 18, Santa Cruz das Flores 19 e Funchal 20.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O balão de oxigénio de Rio encheu até rebentar. Os olhos estão postos em 2023

Com Lisboa, Coimbra, Funchal e Barcelos debaixo do braço, Rui Rio cantou vitória numa noite de emoções. Sem falar do futuro à frente do PSD, o social-democrata acredita estar mais perto de chegar a primeiro-ministro. …

ADN da população da Ilha de Páscoa permite descobrir, finalmente, a rota dos seus antepassados

De acordo com os investigadores, o processo constitui um dos capítulos mais fascinantes da história da colonização humana e quase não há vestígios tangíveis. A distância que separa as ilhas Marquesas, na Polinésia Francesa, do arquipélago …

Marta Temido é a favorita a suceder a Costa na liderança do PS

A ministra da Saúde, Marta Temido, é a favorita a suceder a António Costa na liderança do PS. Por sua vez, Paulo Rangel e Pedro Passos Coelho são os prediletos a suceder a Rui Rio …

No Porto, a vitória de Moreira soube a pouco. PS teve a pior derrota de sempre

Rui Moreira vai liderar a Câmara Municipal do Porto nos próximos quatro anos. Eleito pelo movimento independente "Aqui Há Porto", com o apoio da Iniciativa Liberal e do CDS-PP, Moreira avança para um terceiro e …

Suíços votaram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os suíços foram este domingo às urnas para referendar o casamento de pessoas do mesmo sexo. Os resultados oficiais mostraram que a mudança foi aprovada com os votos a favor de 64,1% dos eleitores e …

O nosso sistema imunitário é tão único quanto a nossa impressão digital

Cada pessoa parece ter um sistema imunitário único. Cientistas descobriram esta diversidade imunitária depois de mapear anticorpos no sangue de pessoas saudáveis e doentes. A descoberta pode ajudar a explicar por que, por exemplo, as vacinas …

Mais de dois milhões de vacinas da gripe começam hoje a ser administradas

A vacinação contra a gripe arranca esta segunda-feira em Portugal, mais cedo do que o habitual devido à pandemia de covid-19, havendo 2,24 milhões de vacinas para serem distribuídas gratuitamente a grupos de risco pelo …

Cientistas encontram galáxias massivas primitivas "sem combustível"

As primeiras galáxias massivas - aquelas que se formaram nos três mil milhões de anos após o Big Bang - deveriam conter grandes quantidades de gás hidrogénio frio, o combustível necessário para fabricar estrelas. Contudo, os …

Cientistas criam frango impresso em 3D (e que é cozinhado através de lasers)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Columbia mostrou que diferentes tipos de lasers podem ser usados ​​para cozinhar frango impresso em 3D. De acordo com um comunicado de imprensa, o frango impresso a 3D passou …

"Contra tudo e contra todos". Moedas fez história em Lisboa

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM/Aliança à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, afirmou hoje ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradeceu o “voto de confiança” e comprometeu-se …