/

Chuva está a ajudar a controlar incêndios em Espanha

Julian Perez / EPA

Há quase uma semana que as chamas deflagram em Málaga e o incêndio já matou um bombeiro. A chuva tem ajudado a combater o fogo.

Há seis dias consecutivos que os bombeiros estão a combater incêndios de grandes proporções no sul de Espanha. O fogo começou na quarta-feira perto de Málaga e já está sob controlo, segundo avançou Juan Manuel Moreno, presidente da região da Andaluzia.

“A chuva que tem vindo a cair há horas tem sido o melhor aliado”, afirmou o político, que acrescenta que o trabalho para extinguir as chamas na Serra Bermeja ainda não acabou. As chamas já devastaram mais de oito mil hectares e foram alimentadas nos primeiros dias devido ao calor extremo e ao vento.

Desde domingo, 260 soldados estavam a ajudar no combate ao fogo. Os militares pertencem a uma unidade especializada neste tipo de emergências e ajudaram a pedido das autoridades da região. Já na segunda-feira, 500 bombeiros e 51 aviões estavam mobilizados na luta contra o incêndio.

Um bombeiro de 44 anos morreu na quinta-feira e 2600 pessoas foram retiradas por prevenção. Entretanto, já mais de mil foram autorizadas a regressar a casa, mas várias centenas ainda não puderam voltar às suas habitações.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.