“Chuva” de pássaros mortos é um mistério (e há quem fale em ataque extraterrestre)

Ninguém sabe explicar porque é que dezenas de pássaros caíram mortos dos céus de Boston, nos EUA, na semana passada. Enquanto as autoridades investigam o mistério, já há várias teorias da conspiração sobre o que aconteceu.

Os responsáveis ambientais estão perplexos com a “chuva” de pássaros que ocorreu em Dorchester, bairro na zona de Boston, na semana passada. As aves caíram do céu e das árvores e foram encontradas já mortas ou moribundas, incapazes de se segurarem em pé.

A Liga de Salvamento Animal de Boston (LSAB) anunciou que foram encontradas 47 gralhas nas ruas, das quais 12 morreram no local, enquanto outras oito morreram a caminho do abrigo e 12 foram alvo de eutanásia nas instalações da associação.

Apenas 15 dos pássaros encontrados sobreviveram e estão em boas condições num centro de vida selvagem em Grafton, Massachusetts.

A causa deste fenómeno estranho – que não é inédito, tendo-se verificado ocorrências semelhantes em 2015, no Idaho, e em 2011, no Arkansas – continua a ser um mistério e as autoridades estão a investigar o caso.

“Não sabemos bem o que se passa, se é uma toxina ambiental ou alguma doença que se está a espalhar pelos pássaros”, nota a técnica da LSAB Danielle Genter em declarações à CBS News.

As gralhas foram as únicas espécies afectadas, de acordo com o jornal The Boston Herald, que refere que foi também encontrado um gato doméstico morto.

O mistério em torno do caso está a gerar várias teorias da conspiração pela Internet, e no Reddit há quem fale na hipótese de terem sido os EUA a testar a sua “arma secreta de terramotos”, ou devido a testes nucleares ou ainda fruto de uma “explosão de metano“.

Os mais imaginativos falam mesmo de um ataque de extraterrestres, dizem que é culpa de uma “mutação de neutrinos” ou apontam que “o núcleo da Terra parou de se mover”.

“Parece que os pássaros mataram o gato e executaram um ritual suicida a seguir”, diz um utilizador do Reddit com a veia humorística mais afinada.

Já algumas pessoas que vivem no local onde os pássaros caíram referem que parecia “uma cena saída de um filme de terror” e que, na altura da queda dos pássaros, “a cobertura das nuvens estava invulgarmente perto do chão e havia quase 100% de humidade”.

Também há quem fale do “vapor da actividade da cidade”, causado por uma excessiva concentração da poluição atmosférica.

No entanto, segundo a CBS News, o envenenamento por um agente químico chamado avitrol, que é usado nos pesticidas, parece ser a causa mais plausível para o que aconteceu.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …

Apple vai começar a produzir um milhão de máscaras por semana

O presidente da Apple, Tim Cook, anunciou que a empresa poderá produzir um milhão de máscaras por semana a partir do próximo fim de semana. Tim Cook explicou, na sua conta da rede social Twitter, que …

Robert Weighton é o homem mais velho do mundo. Tem 112 anos

Com 112 anos completados no dia 29 de março, o britânico Robert Weighton tornou-se o homem mais velho do mundo. Robert Weighton nasceu no dia 29 de março de 1908, em Kingston-Upon-Hull, no Yorkshire. Ao longo …

ISEG prevê queda do PIB entre 4% e 8% em 2020

O Grupo de Análise Económica do instituto da Universidade de Lisboa revelou o intervalo indicativo de variação do PIB usando duas evoluções diferenciadas da crise, com duração mínima de dois meses. A economia portuguesa deverá ter …