Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Jorge Guerrero / EPA POOL

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do que o previsto e as pessoas pareciam não respeitar o distanciamento social.

As mesmas fotografias, que rapidamente foram partilhadas nas redes sociais, pareciam mostrar bancadas com mais pessoas do que o previsto, sendo que é também possível identificar algumas pessoas sem máscara de proteção individual.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a organização do Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal assegurou que o policiamento será reforçado no recinto, prometendo mais medidas para as corridas deste domingo.

Quanto às fotografias que circulam nas redes sociais, o administrador do Automóvel Internacional do Algarve, Paulo Pinheir, explicou que dizem respeito às bancadas “Portimão” e “Portimão 2”. “O autódromo [de Portimão] tem 11 bancadas e em nove correu tudo bem e nas outras duas mal”, explicou.

Quem não cumprir o que está assinalado nas bancadas e sair do seu lugar vai imediatamente para a rua“, assegurou o responsável ao mesmo matutino.

O líder do PSD, Rui Rio, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, recorreram também as redes sociais para criticar a situação.

“Critiquei a realização da festa do Avante e tenho de criticar, com a mesma veemência, este enorme ajuntamento de pessoas, principalmente numa altura em que a pandemia se está a agravar perigosamente. Não pode ser. Temos de ser responsáveis”, escreveu o líder laranja na sua conta pessoal no Twitter.

Rui Moreira manifestou-se na sua página de Facebook, numa publicação em que faz acompanhar um texto com um gráfico sobre a evolução dos internamentos associados à covid-19 em Portugal. “Não me posso calar, nem ser cúmplice”, começou por escrever.

“A DGS devia, por isso, ter cuidado. Não deixa mais de 1.500 pessoas estarem num estádio ao ar livre a ver futebol, não permite pequenos eventos organizados com todos os cuidados pelas autarquias, mas deixa que 27.500 pessoas estejam em cima umas das outras a ver F1. Estes paradoxos fazem com que os portugueses percam a confiança nas instituições”.

“Resta-nos ter bom senso, cumpre-nos a todos, individual e colectivamente, agir com prudência. Entender as fragilidades, conviver com as duvidas e angústias, mas não calar o que nos vai na consciência”, rematou.

Nas redes sociais foram várias pessoas a comentar a iniciativa.

No regresso da F1 a Portugal, 24 anos depois da última passagem do ‘circo’, o piloto da Mercedes conseguiu a 97.ª ‘pole’ da sua carreira este sábado, um recorde na modalidade, e pode chegar aos 92 triunfos no Campeonato do Mundo, superando o máximo que partilha com o alemão Michael Schumacher (91).

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por isso mesmo dou tanto valor ao moralismo ditado por as altas instancias como aos conselhos dados por um qualquer aldrabão, quando é evidente que os lobby’s de certas organizações condicionam o poder Politico do Estado. É mais que flagrante (para não dizer obsceno)o tratamento desigual que se exige a uns e não a outros. De aí em relação a eventos e actividades não indispensáveis no momento que vivemos; bombardeados de avisos e alertas diariamente evocando a responsabilidade Civil, assiste-se a permissividade dada a certas Organizações que chegam a concentrar milhares de Indivíduos !….. A responsabilidade da DGS e Ministério da Saúde e do proprio Governo, não passam de uma FARSA !

    • O que se passou ontem em Portimão deveria no minimo demitir toda a cupula do Ministério da Saude ( Ministra tenha o seu Momento De ” Jorge Coelho” dignifique a Politica ).A política precisa de ser dignifica e dignificada…

RESPONDER

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …