Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Jorge Guerrero / EPA POOL

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do que o previsto e as pessoas pareciam não respeitar o distanciamento social.

As mesmas fotografias, que rapidamente foram partilhadas nas redes sociais, pareciam mostrar bancadas com mais pessoas do que o previsto, sendo que é também possível identificar algumas pessoas sem máscara de proteção individual.

Contactada pelo Jornal de Notícias, a organização do Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal assegurou que o policiamento será reforçado no recinto, prometendo mais medidas para as corridas deste domingo.

Quanto às fotografias que circulam nas redes sociais, o administrador do Automóvel Internacional do Algarve, Paulo Pinheir, explicou que dizem respeito às bancadas “Portimão” e “Portimão 2”. “O autódromo [de Portimão] tem 11 bancadas e em nove correu tudo bem e nas outras duas mal”, explicou.

Quem não cumprir o que está assinalado nas bancadas e sair do seu lugar vai imediatamente para a rua“, assegurou o responsável ao mesmo matutino.

O líder do PSD, Rui Rio, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, recorreram também as redes sociais para criticar a situação.

“Critiquei a realização da festa do Avante e tenho de criticar, com a mesma veemência, este enorme ajuntamento de pessoas, principalmente numa altura em que a pandemia se está a agravar perigosamente. Não pode ser. Temos de ser responsáveis”, escreveu o líder laranja na sua conta pessoal no Twitter.

Rui Moreira manifestou-se na sua página de Facebook, numa publicação em que faz acompanhar um texto com um gráfico sobre a evolução dos internamentos associados à covid-19 em Portugal. “Não me posso calar, nem ser cúmplice”, começou por escrever.

“A DGS devia, por isso, ter cuidado. Não deixa mais de 1.500 pessoas estarem num estádio ao ar livre a ver futebol, não permite pequenos eventos organizados com todos os cuidados pelas autarquias, mas deixa que 27.500 pessoas estejam em cima umas das outras a ver F1. Estes paradoxos fazem com que os portugueses percam a confiança nas instituições”.

“Resta-nos ter bom senso, cumpre-nos a todos, individual e colectivamente, agir com prudência. Entender as fragilidades, conviver com as duvidas e angústias, mas não calar o que nos vai na consciência”, rematou.

Nas redes sociais foram várias pessoas a comentar a iniciativa.

No regresso da F1 a Portugal, 24 anos depois da última passagem do ‘circo’, o piloto da Mercedes conseguiu a 97.ª ‘pole’ da sua carreira este sábado, um recorde na modalidade, e pode chegar aos 92 triunfos no Campeonato do Mundo, superando o máximo que partilha com o alemão Michael Schumacher (91).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por isso mesmo dou tanto valor ao moralismo ditado por as altas instancias como aos conselhos dados por um qualquer aldrabão, quando é evidente que os lobby’s de certas organizações condicionam o poder Politico do Estado. É mais que flagrante (para não dizer obsceno)o tratamento desigual que se exige a uns e não a outros. De aí em relação a eventos e actividades não indispensáveis no momento que vivemos; bombardeados de avisos e alertas diariamente evocando a responsabilidade Civil, assiste-se a permissividade dada a certas Organizações que chegam a concentrar milhares de Indivíduos !….. A responsabilidade da DGS e Ministério da Saúde e do proprio Governo, não passam de uma FARSA !

    • O que se passou ontem em Portimão deveria no minimo demitir toda a cupula do Ministério da Saude ( Ministra tenha o seu Momento De ” Jorge Coelho” dignifique a Politica ).A política precisa de ser dignifica e dignificada…

RESPONDER

Direita ultrapassa PS com aumento da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …