/

Chuchar no dedo e roer as unhas protege as crianças contra alergias

sean dreilinger / Flickr

-

As crianças que chucham no dedo ou que roem as unhas têm menos probabilidades de desenvolver alergias. É o que conclui um novo estudo científico realizado na Nova Zelândia.

A investigação publicada na Pediatrics apurou que os hábitos de roer as unhas e de chuchar os dedos nas crianças podem ajudar o sistema imunitário a criar defesas, evitando assim o aparecimento de alergias.

“A exposição a organismos microbianos influencia o nosso sistema imunitário e torna-nos menos susceptíveis de desenvolver alergias”, salienta um dos autores do estudo, o professor Robert Hancox, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em declarações ao Live Science.

“Muitos pais desencorajam estes hábitos e não temos provas suficientes para mudar isto. Certamente que não recomendamos encorajar morder as unhas ou chuchar no dedo, mas se uma criança tem um destes hábitos, talvez sirva de alguma consolação o conhecimento de que pode reduzir o risco de alergias“, diz ainda o investigador.

O estudo avaliou dados de mais de mil crianças nascidas na Nova Zelândia, em 1972 e em 1973, bem como as informações fornecidas pelos respectivos pais quanto aos seus hábitos de chuchar os dedos ou morder as unhas quando tinham 5, 7, 9 e 11 anos de idade.

As crianças foram testadas para saber se sofriam de alergias quando tinham 13 anos de idade. E os resultados revelaram que 38% das que chuchavam o dedo ou mordiam as unhas apresentaram pelo menos uma alergia, contra 49% das que não tinham estes hábitos.

O estudo apurou que as que chuchavam o dedo e mordiam as unhas em simultâneo, apresentaram ainda menos probabilidades de sofrer de alergias aos 13 anos, em comparação com as que tinham apenas um destes hábitos.

O estudo levou em consideração outros factores que podem potenciar alergias, como a hereditariedade, ter animais de estimação e pais fumadores, mas a associação verificada manteve-se idêntica.

Esta pesquisa vem ao encontro de uma outra, publicada no mesmo jornal em 2013, e que revelou que as crianças cujas mães limpam as chupetas dos filhos na própria boca têm menos riscos de desenvolver alergias.

“Embora o mecanismo e a idade da exposição [a agentes patogénicos] sejam diferentes, ambos os estudos sugerem que a resposta imune e o risco de alergias podem ser influenciados pela exposição a bactérias orais ou a outros micróbios”, salienta-se no estudo agora divulgado.

Estas ideias vêm também ao encontro das considerações feitas por diversos cientistas sobre o facto de os ambientes mais higienizados, com menos germes e sujidade, tornarem as crianças mais susceptíveis a alergias.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.