Chuchar no dedo e roer as unhas protege as crianças contra alergias

sean dreilinger / Flickr

-

As crianças que chucham no dedo ou que roem as unhas têm menos probabilidades de desenvolver alergias. É o que conclui um novo estudo científico realizado na Nova Zelândia.

A investigação publicada na Pediatrics apurou que os hábitos de roer as unhas e de chuchar os dedos nas crianças podem ajudar o sistema imunitário a criar defesas, evitando assim o aparecimento de alergias.

“A exposição a organismos microbianos influencia o nosso sistema imunitário e torna-nos menos susceptíveis de desenvolver alergias”, salienta um dos autores do estudo, o professor Robert Hancox, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em declarações ao Live Science.

“Muitos pais desencorajam estes hábitos e não temos provas suficientes para mudar isto. Certamente que não recomendamos encorajar morder as unhas ou chuchar no dedo, mas se uma criança tem um destes hábitos, talvez sirva de alguma consolação o conhecimento de que pode reduzir o risco de alergias“, diz ainda o investigador.

O estudo avaliou dados de mais de mil crianças nascidas na Nova Zelândia, em 1972 e em 1973, bem como as informações fornecidas pelos respectivos pais quanto aos seus hábitos de chuchar os dedos ou morder as unhas quando tinham 5, 7, 9 e 11 anos de idade.

As crianças foram testadas para saber se sofriam de alergias quando tinham 13 anos de idade. E os resultados revelaram que 38% das que chuchavam o dedo ou mordiam as unhas apresentaram pelo menos uma alergia, contra 49% das que não tinham estes hábitos.

O estudo apurou que as que chuchavam o dedo e mordiam as unhas em simultâneo, apresentaram ainda menos probabilidades de sofrer de alergias aos 13 anos, em comparação com as que tinham apenas um destes hábitos.

O estudo levou em consideração outros factores que podem potenciar alergias, como a hereditariedade, ter animais de estimação e pais fumadores, mas a associação verificada manteve-se idêntica.

Esta pesquisa vem ao encontro de uma outra, publicada no mesmo jornal em 2013, e que revelou que as crianças cujas mães limpam as chupetas dos filhos na própria boca têm menos riscos de desenvolver alergias.

“Embora o mecanismo e a idade da exposição [a agentes patogénicos] sejam diferentes, ambos os estudos sugerem que a resposta imune e o risco de alergias podem ser influenciados pela exposição a bactérias orais ou a outros micróbios”, salienta-se no estudo agora divulgado.

Estas ideias vêm também ao encontro das considerações feitas por diversos cientistas sobre o facto de os ambientes mais higienizados, com menos germes e sujidade, tornarem as crianças mais susceptíveis a alergias.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Moedas quer demissão de Medina por alegado envio de dados à Rússia

O candidato do PSD à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, disse hoje o presidente Fernando Medina terá de se demitir, caso se confirme que a autarquia enviou para a Rússia dados de três pessoas que …

Portugal 4-0 Israel | Goleada e muito Bruno antes dos jogos "a doer"

Portugal segue viagem para Budapeste e para o EURO 2020 moralizado por uma vitória tranquila sobre Israel, num jogo que dominou de princípio a fim e em que os golos surgiram nos minutos finais de …

"Queres ganhar mais dinheiro? Rescinde e vai fazer outra coisa"

Paulo Borrachinha queria ganhar mais por cada combate no UFC. O presidente da competição leu e criticou o brasileiro. Paulo Costa, mais conhecido como Paulo Borrachinha no Brasil, iria lutar contra Jared Cannonier no dia 21 …

Principal rival do príncipe herdeiro da Arábia Saudita desapareceu após detenção

Um processo judicial norte-americano que envolve o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman, devido a uma suposta violação de um contrato, revelou algo inesperado: o desaparecimento do seu principal rival. Apesar de ser apenas …

"Vitória histórica". Israel é o primeiro país a proibir o comércio de peles de animais para moda

Israel proibiu hoje por decreto ministerial o comércio de peles de animais para a moda, tornando-se no primeiro país a aprovar essa estrita legislação, anunciou o Ministério do Ambiente. “O comércio de peles de animais, importação …

Dia de Portugal vai ter um eclipse solar. Fenómeno visível em todo o país

Amanhã (Dia de Portugal) vai ocorrer um eclipse anular do Sol. No entanto, em todo o território português será um eclipse parcial, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). Um eclipse anular acontece quando …

Apenas um terço dos adultos americanos tomaria uma pílula da imortalidade

Uma nova pesquisa com cerca de 900 norte-americanos adultos revelou que nem todas as pessoas querem viver para sempre. Dos inquiridos, apenas 33% responderam que gostariam de tomar uma pílula que lhes permitisse viver para …

Novo teste rápido confirma vacinação contra a covid-19 em cinco minutos

Um novo teste rápido ao sangue pode confirmar se uma pessoa já foi imunizada contra a covid-19, enquanto espera para embarcar num avião ou entrar num evento desportivo, por exemplo. Com a reabertura da sociedade, a …

Joe Biden reverte decisão de Donald Trump e não vai banir o TikTok

Joe Biden, o presidente dos EUA, vai revogar esta quarta-feira a decisão do país de banir a rede social Tik Tok. A medida tinha sido tomada pelo seu antecessor, Donald Trump. A plataforma chinesa vai ficar …

Superliga Europeia: UEFA suspende processos "por enquanto"

Barcelona, Juventus e Real Madrid não são alvos de processos, para já. Clubes ingleses vão pagar 23 milhões de euros. A UEFA suspendeu temporariamente os processos disciplinares que tinha instaurado contra Barcelona, Juventus e Real Madrid, …