Chuchar no dedo e roer as unhas protege as crianças contra alergias

sean dreilinger / Flickr

-

As crianças que chucham no dedo ou que roem as unhas têm menos probabilidades de desenvolver alergias. É o que conclui um novo estudo científico realizado na Nova Zelândia.

A investigação publicada na Pediatrics apurou que os hábitos de roer as unhas e de chuchar os dedos nas crianças podem ajudar o sistema imunitário a criar defesas, evitando assim o aparecimento de alergias.

“A exposição a organismos microbianos influencia o nosso sistema imunitário e torna-nos menos susceptíveis de desenvolver alergias”, salienta um dos autores do estudo, o professor Robert Hancox, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em declarações ao Live Science.

“Muitos pais desencorajam estes hábitos e não temos provas suficientes para mudar isto. Certamente que não recomendamos encorajar morder as unhas ou chuchar no dedo, mas se uma criança tem um destes hábitos, talvez sirva de alguma consolação o conhecimento de que pode reduzir o risco de alergias“, diz ainda o investigador.

O estudo avaliou dados de mais de mil crianças nascidas na Nova Zelândia, em 1972 e em 1973, bem como as informações fornecidas pelos respectivos pais quanto aos seus hábitos de chuchar os dedos ou morder as unhas quando tinham 5, 7, 9 e 11 anos de idade.

As crianças foram testadas para saber se sofriam de alergias quando tinham 13 anos de idade. E os resultados revelaram que 38% das que chuchavam o dedo ou mordiam as unhas apresentaram pelo menos uma alergia, contra 49% das que não tinham estes hábitos.

O estudo apurou que as que chuchavam o dedo e mordiam as unhas em simultâneo, apresentaram ainda menos probabilidades de sofrer de alergias aos 13 anos, em comparação com as que tinham apenas um destes hábitos.

O estudo levou em consideração outros factores que podem potenciar alergias, como a hereditariedade, ter animais de estimação e pais fumadores, mas a associação verificada manteve-se idêntica.

Esta pesquisa vem ao encontro de uma outra, publicada no mesmo jornal em 2013, e que revelou que as crianças cujas mães limpam as chupetas dos filhos na própria boca têm menos riscos de desenvolver alergias.

“Embora o mecanismo e a idade da exposição [a agentes patogénicos] sejam diferentes, ambos os estudos sugerem que a resposta imune e o risco de alergias podem ser influenciados pela exposição a bactérias orais ou a outros micróbios”, salienta-se no estudo agora divulgado.

Estas ideias vêm também ao encontro das considerações feitas por diversos cientistas sobre o facto de os ambientes mais higienizados, com menos germes e sujidade, tornarem as crianças mais susceptíveis a alergias.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Príncipe italiano vende massa fresca numa roulote nos Estados Unidos

O príncipe italiano Emanuele Filiberto é dono da "Princípe de Veneza", a única roulote que vende massa fresca em Los Angeles, nos Estados Unidos. Harry e Meghan Markle podem bem pôr os olhos neste exemplo de …

Há 140 anos, "choveu" carne nos Estados Unidos (e ainda não se sabe porquê)

Há 140 anos, em 1876, uma quinta no estado norte-americano de Kentucky testemunhou uma "chuva" de carne cuja origem permanece um mistério. Tudo começou quando, em 3 de março de 1876, a mulher do agricultor Allen …

"Posso sempre confiar" nos americanos. Coleção de cartas manuscritas da princesa Diana vai a leilão

Em 25 de junho de 1997, alguns meses antes da morte da princesa Diana em agosto, dezenas dos seus vestidos foram leiloados na Christie's, em Nova Iorque. Agora, algumas das suas cartas manuscritas sobre esse …

Governos desligaram a Internet centenas de vezes em 2019

Dezenas de Governos de todo o mundo desligaram os seus países da Internet de forma intencional mais de 200 vezes durante o ano passado, afetando milhões de utilizadores, revela um novo relatório do grupo de …

Falha de protocolo do Governo americano pode ter ajudado a espalhar o coronavírus

Uma whistleblower do Departamento de Saúde e Serviços Humanos norte-americano defende que uma falha no protocolo de saúde pública pode ter levado à disseminação do coronavírus dentro do país. Uma denunciante do Departamento de Saúde e …

Coronavírus pode fazer com que Liverpool não seja campeão inglês

O Liverpool pode não se sagrar campeão inglês devido ao surto do novo coronavírus. Caso o Governo britânico suspendesse a competição, os 'reds' poderiam não ser considerados campeões. O coronavírus continua a ameaçar o mundo inteiro …

Sissoco Embaló demite primeiro-ministro e ambos falam em "golpe de Estado"

Umaro Sissoco Embaló, candidato às presidenciais dado como vencedor pela Comissão Nacional de Eleições da Guiné- Bissau, e que quinta-feira tomou posse simbolicamente como Presidente do país, demitiu hoje o primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes. Num decreto …

"Neve sangrenta" está a cair do céu na Antártida

Nas últimas semanas, o gelo em redor da Base de Pesquisa Vernadsky da Ucrânia foi revestida com o que os investigadores chamam de "neve de framboesa". Uma publicação no Facebook do Ministério da Educação e Ciência …

Face Oculta: Sobrinho de Manuel Godinho diz que não se orgulha do que fez

O sobrinho do sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, disse hoje estar arrependido do que fez quando trabalhava para o tio nos negócios da gestão de resíduos. “Não me orgulho nada daquilo que …

Há uma "Greta" que nega as alterações climáticas: Naomi Seibt

Naomi Seibt é uma jovem alemã de 19 anos que é a voz dos negacionistas das alterações climáticas. As comparações com Greta Thunberg são inevitáveis. Greta Thunberg tem sido provavelmente a voz mais ativa no que …