“Choveram” milhares de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar animais em áreas devastadas

(dr)

“Choveram” milhares de quilogramas de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar os animais que vivem em zonas devastadas pelos incêndios que há semanas atingem o território, conta o jornal The Independent.

Os vegetais foram distribuídos neste fim-de-semana pelos vales de Capertree e Wolgan, numa operação chamada apelidada de Rock Wallaby, que visa assegurar a alimentação dos animais em zonas ardidas, conta o diário britânico.

O ministro da Energia e do Ambiente de Nova Gales do Sul, uma das áreas mais afetadas pelos fogos, partilhou nas redes sociais imagens de centenas de cenouras a serem atiradas a partir de helicópteros. “Um cliente feliz”, escreveu Matt Kean numa fotografia que mostrava um canguru a morder uma cenoura.

“O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos a utilizar para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas, como o canguru”, disse Matt Kean, citado em comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

https://twitter.com/Matt_KeanMP/status/1215900857436270592?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fd-38999704663868794225.ampproject.net%2F1912180046560%2Fframe.html

Além dos esforços via helicópteros, que puderam ser levados a cabo devido a uma descida nas temperaturas durante o fim de semana, há ainda alguns voluntários a percorrer as zonas ardidas para entregar vegetais aos animais, de acordo com o jornal Observador.

As autoridades australianas estimam que tenham morrido já mil milhões de animais selvagens desde setembro devido aos incêndios.

https://twitter.com/AnupamkPandey/status/1216313436847529990?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1216313436847529990&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F01%2F13%2Faustralia-helicopteros-lancam-batatas-doces-e-cenouras-para-alimentar-animais-em-areas-ardidas%2F

Os incêndios em Victoria e Nova Gales do Sul e a situação na Ilha Kangaroo, no Sul da Austrália, continuam esta segunda-feira a mobilizar os serviços de emergência apesar da chuva em alguns locais ter melhorado a situação, segundo fontes oficiais.

Uma das zonas de maior preocupação continua a ser na região nordeste do estado de Victoria, especialmente em Gippsland Leste, onde novos alertas foram emitidos hoje avisando as populações de várias localidades que devem sair de casa rapidamente.

Um porta-voz dos Serviços de Emergência de Victoria disse à agência Lusa que há zonas da frente de fogo que estão a “comportar-se erraticamente” o que faz aumentar o risco apesar de uma ligeira melhoria das temperaturas na zona. “Há zonas bastantes secas, com muito material que arde rapidamente“, explicou, notando que se espera alguma chuva para algumas zonas na segunda metade desta semana.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …