“Choveram” milhares de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar animais em áreas devastadas

(dr)

“Choveram” milhares de quilogramas de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar os animais que vivem em zonas devastadas pelos incêndios que há semanas atingem o território, conta o jornal The Independent.

Os vegetais foram distribuídos neste fim-de-semana pelos vales de Capertree e Wolgan, numa operação chamada apelidada de Rock Wallaby, que visa assegurar a alimentação dos animais em zonas ardidas, conta o diário britânico.

O ministro da Energia e do Ambiente de Nova Gales do Sul, uma das áreas mais afetadas pelos fogos, partilhou nas redes sociais imagens de centenas de cenouras a serem atiradas a partir de helicópteros. “Um cliente feliz”, escreveu Matt Kean numa fotografia que mostrava um canguru a morder uma cenoura.

“O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos a utilizar para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas, como o canguru”, disse Matt Kean, citado em comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

https://twitter.com/Matt_KeanMP/status/1215900857436270592?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fd-38999704663868794225.ampproject.net%2F1912180046560%2Fframe.html

Além dos esforços via helicópteros, que puderam ser levados a cabo devido a uma descida nas temperaturas durante o fim de semana, há ainda alguns voluntários a percorrer as zonas ardidas para entregar vegetais aos animais, de acordo com o jornal Observador.

As autoridades australianas estimam que tenham morrido já mil milhões de animais selvagens desde setembro devido aos incêndios.

https://twitter.com/AnupamkPandey/status/1216313436847529990?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1216313436847529990&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F01%2F13%2Faustralia-helicopteros-lancam-batatas-doces-e-cenouras-para-alimentar-animais-em-areas-ardidas%2F

Os incêndios em Victoria e Nova Gales do Sul e a situação na Ilha Kangaroo, no Sul da Austrália, continuam esta segunda-feira a mobilizar os serviços de emergência apesar da chuva em alguns locais ter melhorado a situação, segundo fontes oficiais.

Uma das zonas de maior preocupação continua a ser na região nordeste do estado de Victoria, especialmente em Gippsland Leste, onde novos alertas foram emitidos hoje avisando as populações de várias localidades que devem sair de casa rapidamente.

Um porta-voz dos Serviços de Emergência de Victoria disse à agência Lusa que há zonas da frente de fogo que estão a “comportar-se erraticamente” o que faz aumentar o risco apesar de uma ligeira melhoria das temperaturas na zona. “Há zonas bastantes secas, com muito material que arde rapidamente“, explicou, notando que se espera alguma chuva para algumas zonas na segunda metade desta semana.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …