“Choveram” milhares de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar animais em áreas devastadas

(dr)

“Choveram” milhares de quilogramas de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar os animais que vivem em zonas devastadas pelos incêndios que há semanas atingem o território, conta o jornal The Independent.

Os vegetais foram distribuídos neste fim-de-semana pelos vales de Capertree e Wolgan, numa operação chamada apelidada de Rock Wallaby, que visa assegurar a alimentação dos animais em zonas ardidas, conta o diário britânico.

O ministro da Energia e do Ambiente de Nova Gales do Sul, uma das áreas mais afetadas pelos fogos, partilhou nas redes sociais imagens de centenas de cenouras a serem atiradas a partir de helicópteros. “Um cliente feliz”, escreveu Matt Kean numa fotografia que mostrava um canguru a morder uma cenoura.

“O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos a utilizar para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas, como o canguru”, disse Matt Kean, citado em comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

https://twitter.com/Matt_KeanMP/status/1215900857436270592?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fd-38999704663868794225.ampproject.net%2F1912180046560%2Fframe.html

Além dos esforços via helicópteros, que puderam ser levados a cabo devido a uma descida nas temperaturas durante o fim de semana, há ainda alguns voluntários a percorrer as zonas ardidas para entregar vegetais aos animais, de acordo com o jornal Observador.

As autoridades australianas estimam que tenham morrido já mil milhões de animais selvagens desde setembro devido aos incêndios.

https://twitter.com/AnupamkPandey/status/1216313436847529990?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1216313436847529990&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F01%2F13%2Faustralia-helicopteros-lancam-batatas-doces-e-cenouras-para-alimentar-animais-em-areas-ardidas%2F

Os incêndios em Victoria e Nova Gales do Sul e a situação na Ilha Kangaroo, no Sul da Austrália, continuam esta segunda-feira a mobilizar os serviços de emergência apesar da chuva em alguns locais ter melhorado a situação, segundo fontes oficiais.

Uma das zonas de maior preocupação continua a ser na região nordeste do estado de Victoria, especialmente em Gippsland Leste, onde novos alertas foram emitidos hoje avisando as populações de várias localidades que devem sair de casa rapidamente.

Um porta-voz dos Serviços de Emergência de Victoria disse à agência Lusa que há zonas da frente de fogo que estão a “comportar-se erraticamente” o que faz aumentar o risco apesar de uma ligeira melhoria das temperaturas na zona. “Há zonas bastantes secas, com muito material que arde rapidamente“, explicou, notando que se espera alguma chuva para algumas zonas na segunda metade desta semana.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …