“Choveram” milhares de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar animais em áreas devastadas

(dr)

“Choveram” milhares de quilogramas de cenouras e batatas-doces na Austrália para ajudar os animais que vivem em zonas devastadas pelos incêndios que há semanas atingem o território, conta o jornal The Independent.

Os vegetais foram distribuídos neste fim-de-semana pelos vales de Capertree e Wolgan, numa operação chamada apelidada de Rock Wallaby, que visa assegurar a alimentação dos animais em zonas ardidas, conta o diário britânico.

O ministro da Energia e do Ambiente de Nova Gales do Sul, uma das áreas mais afetadas pelos fogos, partilhou nas redes sociais imagens de centenas de cenouras a serem atiradas a partir de helicópteros. “Um cliente feliz”, escreveu Matt Kean numa fotografia que mostrava um canguru a morder uma cenoura.

“O fornecimento de alimentos suplementares é uma das principais estratégias que estamos a utilizar para promover a sobrevivência e a recuperação de espécies ameaçadas, como o canguru”, disse Matt Kean, citado em comunicado a que a agência Lusa teve acesso.

https://twitter.com/Matt_KeanMP/status/1215900857436270592?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed&ref_url=https%3A%2F%2Fd-38999704663868794225.ampproject.net%2F1912180046560%2Fframe.html

Além dos esforços via helicópteros, que puderam ser levados a cabo devido a uma descida nas temperaturas durante o fim de semana, há ainda alguns voluntários a percorrer as zonas ardidas para entregar vegetais aos animais, de acordo com o jornal Observador.

As autoridades australianas estimam que tenham morrido já mil milhões de animais selvagens desde setembro devido aos incêndios.

https://twitter.com/AnupamkPandey/status/1216313436847529990?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1216313436847529990&ref_url=https%3A%2F%2Fobservador.pt%2F2020%2F01%2F13%2Faustralia-helicopteros-lancam-batatas-doces-e-cenouras-para-alimentar-animais-em-areas-ardidas%2F

Os incêndios em Victoria e Nova Gales do Sul e a situação na Ilha Kangaroo, no Sul da Austrália, continuam esta segunda-feira a mobilizar os serviços de emergência apesar da chuva em alguns locais ter melhorado a situação, segundo fontes oficiais.

Uma das zonas de maior preocupação continua a ser na região nordeste do estado de Victoria, especialmente em Gippsland Leste, onde novos alertas foram emitidos hoje avisando as populações de várias localidades que devem sair de casa rapidamente.

Um porta-voz dos Serviços de Emergência de Victoria disse à agência Lusa que há zonas da frente de fogo que estão a “comportar-se erraticamente” o que faz aumentar o risco apesar de uma ligeira melhoria das temperaturas na zona. “Há zonas bastantes secas, com muito material que arde rapidamente“, explicou, notando que se espera alguma chuva para algumas zonas na segunda metade desta semana.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mário Ferreira torna-se o segundo maior acionista da Cofina

O empresário português vai investir 20 milhões de euros no aumento de capital da Cofina, o suficiente para tornar-se o segundo maior acionista da empresa. De acordo com o semanário Expresso, o empresário Mário Ferreira deverá …

Índia dá às mulheres direitos iguais aos dos homens em cargos militares

O Supremo Tribunal indiano decidiu que as mulheres têm os mesmos direitos que os homens para assumir funções de liderança no exército da Índia e criticou os argumentos do Governo que considera perpetuarem "estereótipos de …

Identificado 12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, esta terça-feira, que foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo coronavírus (Covid-19) em Portugal. De acordo com o comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), citado pelo jornal …

Autoridade Tributária alerta contribuintes para novo e-mail fraudulento

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, esta terça-feira, para um e-mail que está a ser enviado aos contribuintes, solicitando-lhes que regularizem dívidas fiscais e avisa que a mensagem é falsa e deve ser apagada. Num …

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …