Chorar faz bem (até debaixo de água)

As lágrimas, frequentemente associadas a emoções como tristeza e alegria, desempenham na verdade um papel crítico na manutenção de olhos (e mente) saudáveis.

As emoções podem desencadear lágrimas e chorar liberta químicos naturais como endorfinas e oxitocina, que ajudam as pessoas a sentirem-se mais felizes, reduzem a dor e promovem a ligação.

Compostas essencialmente por óleo, água e muco, as lágrimas são produzidas pelas glândulas lacrimais encontradas nas pálpebras superiores. A sua função principal é manter os olhos lubrificados e protegidos, enquanto lavam continuamente os olhos para evitar que estes sequem.

Mesmo durante o sono, de acordo com o Popular Science, as lágrimas estão a trabalhar para garantir que os olhos permanecem húmidos, auxiliando também na focalização ao acordar.

Além disso, as lágrimas também lavam partículas estranhas como pó e fumo e auxiliam no combate a infeções como a conjuntivite. Também transportam nutrientes até aos olhos, garantindo clareza e saúde ao longo da vida.

Para aqueles que usam lentes de contacto, as lágrimas fornecem um ambiente húmido — a falta delas pode levar a um desconforto e à colagem das lentes no globo ocular.

Consegue chorar debaixo de água?

Até mesmo nadar não impede as lágrimas de desempenharem o seu dever. Debaixo de água, as gotas continuam a lavar partículas irritantes como cloro e bactérias, embora óculos ou olhos fechados possam proporcionar proteção adicional.

Em terra firme, as lágrimas ajudam a limpar os olhos do sal ou cloro residual, prevenindo desconforto prolongado.

Eventualmente, são levadas pelos canais lacrimais até ao nariz e garganta, onde são engolidas — um processo que explica o nariz “pingão” associado ao choro ou o sabor das gotas para os olhos na língua.

Alguns bebés nascem com os canais lacrimais bloqueados e parece que choram constantemente, mas os médicos são capazes de corrigir este problema. Em alguns adultos, menos lágrimas levam a desconforto crónico e ao consequente uso de lágrimas artificiais.

Desde a lubrificação até à prevenção de infeções, as lágrimas são um componente essencial dos cuidados oculares, exibindo uma variedade extraordinária de funções que vão além das meras expressões de sentimentos.

Seja através da alegria ou da tristeza, do sono ou até mesmo de um mergulho, as nossas lágrimas estão sempre a trabalhar em prol do nosso bem-estar.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.