Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não invasiva.

O nervo vago é um longo nervo que se estende desde o cérebro até ao abdómen. Nos últimos anos, os investigadores têm estado interessados na estimulação elétrica deste nervo, explorando possíveis formas de influenciar o apetite e até sensações de dor.

O gammaCore foi aprovado há alguns anos, nos Estados Unidos, para tratar cefaleias e enxaquecas. O pequeno dispositivo foi desenhado para ser colocado no pescoço e fornecer uma leve estimulação elétrica no nervo vago.

De acordo com o New Atlas, a nova investigação analisou a possibilidade de se usar este tipo de dispositivo de estimulação para melhorar o estado de alerta. O objetivo seria modular a atividade numa região do cérebro chamada locus coeruleus, que desempenha um papel fundamental na regulação da atenção e da vigília.

Como o nervo vago tem conexões significativas com o locus coeruleus, os cientistas estavam confiantes de que o pequeno dispositivo poderia mesmo ser capaz de melhorar o desempenho cognitivo em indivíduos privados de sono.

Para comprovar a teoria, 40 militares da Força Aérea dos Estados Unidos foram recrutados para este estudo, sendo que metade recebeu estimulação simulada e a outra metade uma intervenção ativa.

Os militares tiveram de se manter acordados durante 34 horas. Na marca das 12 horas, os participantes de intervenção ativa receberam uma curta explosão de corrente elétrica de seis minutos no pescoço graças ao dispositivo gammaCore, enquanto o grupo de controlo recebeu uma intervenção simulada.

Os resultados revelaram que os indivíduos que receberam estimulação real relataram menos fadiga e tiveram um melhor desempenho nos testes de foco e multitarefas.

Apesar de os resultados serem convincentes, os cientistas defendem que é necessária mais investigação antes de este tipo de intervenção poder ser implantado em ambientes do mundo real.

É necessário entender exatamente como “dosear” a estimulação elétrica antes de se poder pensar em substituir o café por um pouco de estimulação do nervo vago.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …

EUA impõem sanções contra a Polícia cubana pela “repressão” dos protestos

Os Estados Unidos impuseram novas sanções à Polícia Nacional Revolucionária cubana e a dois altos funcionários da instituição, com o Presidente Joe Biden a admitir mais medidas caso não exista uma mudança “drástica” em Cuba. Questionado …