/

Choque de comboios na Alemanha teve origem em erro humano

(dr) Peter Kneffel / DPA

-

Segundo a polícia alemã, citada pela DPA, um passageiro encontra-se ainda desaparecido, estando presumivelmente morto.

Um erro humano terá estado na origem da colisão desta terça-feira entre dois comboios na Alemanha, que provocou dez mortos e 81 feridos.

Segundo a Redaktions Netzwerk Deutschand, rede que agrupa 30 jornais regionais, que cita “fontes próximas do inquérito”, um funcionário do posto de controlo de tráfego ferroviário de Bad Aibling, estância termal no sul do país, terá desactivado o sistema automático de sinalização.

A agência noticiosa alemã DPA, que cita “fonte segura”, afirma igualmente que o acidente se deveu a um “erro humano”, mas precisou que ainda não foi identificada a pessoa responsável pelo erro.

Segundo a Euronews, a pessoa responsável pelo acidente terá aparentemente desligado um sistema anti-colisão, para efectuar manualmente uma manobra.

O sistema em causa, conhecido como PZB 90, força as composições a travar no caso de um sinal de tráfego ser ignorado, e foi instalado em todas as linhas ferroviárias alemãs após um acidente ocorrido em 2011.

A sinalização automática terá sido “desactivada para deixar passar um comboio atrasado”, a primeira das composições envolvidas no acidente, numa zona em que a via é única até ao ponto onde os carris se separam novamente para formar duas vias.

Segundo a RND, o segundo comboio terá entrado manualmente na mesma via em sentido inverso, “apesar de o sinal estar vermelho”, antes de o primeiro comboio atingir a zona de separação das vias.

Os dois comboios colidiram esta terça-feira na Baviera, Alemanha, provocando a morte a 10 pessoas e ferimentos em 81 passageiros.

Segundo a polícia alemã, citada pela DPA, um passageiro encontra-se ainda desaparecido, estando presumivelmente morto.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.