Eis a gravidez que “deu à luz” ao chocolate que está na berra desde o vídeo de Maria no TikTok.
Quer goste ou não, quer tenha provado ou não: nos últimos meses, é impossível não ter visto ou ouvido falar da sensação gulosa do momento: o chocolate do Dubai, que combina os sabores de chocolate, pistácio e tahine (uma pasta de sésamo) com massa filo.
O viral doce, que provocou uma louca corrida aos supermercados em todo o mundo, inclusive em Portugal, onde esgotaram em 40 minutos e começaram a ser vendidos na Vinted com 3 dígitos no preçário.
A barra é inspirada na sobremesa árabe knafeh, que junta queijo, uma massa fina, pistácio e um xarope de açúcar.
A barra original, Can’t Get Knafeh of It, da empresa FIX Chocolatier, é vendida exclusivamente nos Emirados Árabes Unidos desde 2022. Tornou-se tão popular nas redes sociais que só está disponível durante duas horas por dia — e costuma esgotar em poucos minutos.
E as imitações, apelidadas de “chocolate do Dubai”, também estão constantemente a esgotar. No Reino Unido, por exemplo, a procura é tanta que os supermercados estão a limitar a quantidade de barras que cada cliente pode comprar.
A gravidez que “deu à luz” ao chocolate
Yezen Alani é coproprietário da FIX juntamente com a esposa, Sarah Hamouda, disse à BBC que a atenção global que o chocolate do Dubai está a receber é “lisonjeira e comovente”. A barra de chocolate da FIX foi idealizada pela primeira vez por Hamouda em 2021, quando teve desejos por aqueles sabores durante a gravidez.
Alani e Hamouda começaram a desenvolver a barra um ano depois, gerindo o negócio paralelamente aos seus empregos.
“A Sarah e eu fomos criados no Reino Unido e mudámo-nos para o Dubai há 10 anos, por isso temos raízes ocidentais e árabes”, diz Alani. “Queríamos criar sabores inspirados nessa herança.”
Parte do apelo do chocolate da empresa está na sua exclusividade — só é possível encomendá-lo através de uma aplicação de entregas, e não entrando numa loja ou apanhando-o no supermercado. Só pode ser adquirido em horários específicos do dia, para garantir que a empresa consiga dar resposta a todos os pedidos.
Alani diz que essas versões “de imitação” são “muito frustrantes, porque as pessoas estão a experimentar cópias, o que prejudica a marca”.
Um dos motivos para o aumento da popularidade da barra foi o impacto das redes sociais — com um vídeo viral da utilizadora do TikTok Maria Vehera, publicado em 2023, a ser citado como um dos principais responsáveis por a tornar famosa.
No vídeo, Vehera prova a barra de knafeh pela primeira vez — juntamente com várias outras feitas pela mesma chocolataria — e o conteúdo teve quase 7 milhões de likes.
@mariavehera257 @fixdessertchocolatier WOW, JUST WOW!!! Can’t explain how good these are! When a chocolate, a dessert and a piece of art meet this is what you get! 🍫 “Can’t Get Knafeh of it,” “Mind Your Own Busicoff,” and “Crazy Over Caramel.” Order on Instagram Chatfood or Deliveroo and let me know what’s your FIX? Instagram : fixdessertchocolatier #asmr #foodsounds #dubai #dubaidessert ♬ оригинальный звук – mariavehera257
A aparência da barra parece feita à medida para as redes sociais — desde as manchas apelativas em laranja e verde sobre o chocolate de leite liso até ao som crocante que faz ao ser partida.
A combinação de chocolate com pistácio não é nova, mas o verdadeiro diferencial está na textura crocante do recheio, com a massa filo a adicionar consistência e uma camada extra à barra.
Como a barra Can’t Get Knafeh of It está disponível apenas num país, os Emirados Árabes Unidos, outras marcas começaram a vender as suas próprias versões na Europa — incluindo a fabricante suíça Lindt. Mas há diferenças para o original.
O chocolate da FIX é apresentado como uma “barra de sobremesa” e deve ser mantido no frigorífico, com validade curta, como acontece com muitos produtos lácteos, ao contrário das outras versões, que foram desenvolvidas para ter maior durabilidade nas prateleiras.
Também é notória a diferença no sabor e na textura — a barra original tem quase o dobro da largura da versão da Lindt, que se aproxima mais do tamanho e formato de uma barra de chocolate comum.
Um dos principais temas em torno da marca tem sido o preço do produto, mas “tudo é feito à mão, cada detalhe do design é feito manualmente”, diz Alani.
“Usamos ingredientes de qualidade superior, e o processo não é como fazer uma barra da Cadbury (marca britânica de chocolates) — há a fase de assar, moldar o chocolate segundo o design, e o próprio recheio… até os pistácios são selecionados e processados manualmente.”
ZAP // BBC